Em pauta!

sábado, abril 18, 2020

[Volta ao Passado] A vingança de Kurama e o fim de Toguro


Momento de fúria...

Exibido pela saudosa Rede Manchete (1997 a 1999) e mais tarde - com uma redublagem bem elogiada pelo fandom - pela Rede Bandeirantes (2004 a 2007), Yu Yu Hakusho é um exemplo de anime que marcou grande época no Brasil. As aventuras do detetive sobrenatural Urameshi Yusuke e grande companhia ganharam a atenção do público nas épocas de sua transmissão e a retém até os dias atuais.

Um dos personagens que participou de grandes momentos deste anime, junto da turma de Yusuke, foi o Kurama. Dono de um grande poder no Mundo das Trevas, o qual se manifesta em grande maneira sob a forma de Kurama Yoko, este rapaz vive no Mundo dos Homens - a Terra - sob o nome de Minamino Shuichi. Este blogueiro se lembra muito bem de como este personagem em pauta era citado e tratado por diferentes publicações (que circularam no final dos anos de 1990), sobretudo pela atenção que o mesmo mantinha com o público feminino (em especial nos fanzines e artes da época).

No post em questão, um certo momento de grande fúria e de repreensão interna tomaram conta do Kurama. O fato em curso ocorreu em meados da saga de Shinobu Sensui, uma das mais lembradas de todo Yu Yu Hakusho. Mais precisamente, no octogésimo quarto episódio do anime, Kuarama se viu às voltas da possibilidade iminente de um perigoso túnel ser aberto na sua frente, sendo este um elo de ligação entre os Mundos das Trevas e o Humano. Praticamente estaria selado o fim da humanidade, caso tal túnel funcionasse como se presumia.

Toguro contra Kurama.

A bem da verdade, toda a fúria de Kurama não se deu única e exclusivamente em razão do túnel, pois havia uma questão mais sórdida que caminhava em paralelo, o atingindo diretamente em seu consciente. Tratava-se ali de uma questão alinhada à honra pessoal, sobretudo ao se analisar quem o Kurama estava a enfrentar naquele instante.

Com a prerrogativa de sentir-se culpado pela morte de Shigeru Murota (que ocorreu episódios antes deste em pauta), Kurama basicamente espumava de ódio com a pessoa a sua frente. Não era exatamente o Makibara quem ali estava, mas sim o mais velho dos irmãos Toguro, que havia sido "supostamente morto" pela sua contraparte familiar nas finais do Torneio das Trevas. Mostrando manter seu modus operandi doentio e sedento por vingança, Toguro usou do corpo de seu hospedeiro para provocar Kurama e instigá-lo à batalha.

Para a minha pessoa, este episódio é um dos grandes registros de Yu Yu Hakusho em si. Com o poder de Toguro que lhe conferia a imortalidade, dado o seu fator de regeneração e alteração dos pontos vitais internos, Kurama sabia que matar o seu adversário era impossível. Mas essa não era, de fato, a intenção dele. Para o caso em específico, o castigo da agonia eterna era o mais recomendado. E ao seu melhor modo, Kurama acabou assim condenando o mais velho dos irmãos Toguro.

Um interessante episódio...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real



"Sensui..."


"Momentos distintos do Makibara..."



"A história de Toguro até aquele momento..."


"Uma espessa névoa..."



"Sob o olhar de Sensui, Toguro mostra duas vertentes faciais em batalha..."



"A Imagem Nociva, resultado do golpe derradeiro do Kurama em Toguro..."


YuYu Hakusho
Episódio #84 - "O ódio de Kurama"


"Kurama e sua sentença ao Toguro: o sofrimento eterno..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

4 comentários:

  1. Por Isso que a Saga de Sensui é a Saga Mais Injustiçada e a Mais Aclamada da Franquia.
    Motivo? Uso de Cérebro e Lutas mais Marcantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Pessoalmente, considero a saga de Sensui como a mais interessante do anime. Não que as outras sejam ruins, nada disso, mas é que a saga em pauta me prendeu mais, tanto pelo enredo quanto pelas ações dos personagens.


      Até mais!

      Excluir
  2. Esta é a luta do Kurama que eu mais gosto, especialmente pela vitória resultar de estratégia, não exatamente do nível de poder.
    Um aspecto que eu acho muito interessante na saga do Sensui e que é reforçado algumas vezes é o fator de que alguns campeões do torneio das trevas (Yusuke, Hiei e Kuwabara) podem ser vencidos facilmente se o adversário for alguém que não lute de forma tradicional.(Combate físico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Concordo, Marcondes. A luta do Kurama foi definida na estratégia, pelo pré-conhecimento que lá tinha do Toguro, sabendo do poder que tal ostentava. A inteligência, neste caso, prevaleceu.

      E sim. Yusuke e companhia sabia bem da possibilidade de serem derrotados em batalhas pouco tradicionais, por assim, dizer.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!