Em pauta!

domingo, janeiro 03, 2021

[Especial] Vem aí o top de 2020!


O início de uma nova década...

O Netoin! está prestes a apresentar para você mais um edição de um post já tradicional desta casa, nobre visitante. A versão de 2020 será a décima primeira que o blog bicolor lhe trará, ao longo de catorze anos em atividade na internet. Este dado por si já é representativo o bastante, e falar do ciclo que encerrou há poucos dias torna tudo ainda mais interessante. O fator da pandemia provocada pela Covid-19 tem também sua importância crucial na temática aqui apresentada.

Este post vem aqui esclarecer para você quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2020. Ao todo, quarenta e seis títulos estarão legíveis para esta simbólica premiação. Desde montante de obras vistas pela minha pessoa é que sairão os destaques gerais do ano que passou.

Além disto, uma pequena análise sobre 2020 lhe será apresentada, tendo o cunho pessoal devidamente inflamado, amparado por tudo aquilo que o ano em pauta representou no que tange aos animes nele exibidos.

Tenha uma boa leitura!

As regras necessárias



O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Com isso, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2019 (ou em algum momento do citado ano) e que terminaram em 2020 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: Boku no Hero Academia 4th SeasonChihayafuru 3rd Season, Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen Babylonia e Kiratto Pri-chan 2nd Season.
* Observação: Star Twinkle Precure, que encerrou em janeiro de 2020, já fez parte do pleito anterior - de 2019 - e não concorrerá novamente para 2020.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2020 e que prosseguirão na temporada de janeiro'2021 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2021 são: Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Higurashi no Naku Koro ni (2020), Mewkledreamy Shingeki no Kyojin Final Season.
* Observação: a única exceção a esta regra está nos animes da série Pretty Cure.

Como quarta - e última - menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2020, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Para o presente pleito, a obra a ser inserida em tal regra é Haikyuu!! To The Top, que contou com temporadas exibidas nas temporadas de janeiro-2020 e outubro-2020.

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

As obras elegíveis



* janeiro'2020: Boku no Hero Academia 4th Season, BreakersChihayafuru 3rd Season, Eizouken ni wa Te wo Dasu na!Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen BabyloniaHaikyuu!! To The Top, Healin'Good Precure, Heya Camp, Isekai Quartet 2nd Season, Kyokou SuiriKiratto Pri-chan 2nd Season, Magia Record: Mahou Shoujo Madoka Magica Gaiden, Natsunagu!, Runway de WaratteSomali to Mori no Kamisama e To Aru Kagaku No Railgun T.
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* em marrom: anime pertencente a quarta regra.
* total de animes elegíveis: dezesseis (16), contemplando toda a listagem presente.

* abril'2020: Appare-Ranman!, Arte, BNA, Breakers, Fruits Basket 2nd Season, Healin'Good Precure, Honzuki no Gekokujou 2nd SeasonHoukago Teibou NisshiKaguya-sama wa Kokurasetai?: Tensai-tachi no Renai Zunousen, Kakushigoto, Listerners, Mewkledreamy, Nami yo Kiitekure, Olympia Kyklos, Otome Game No Hametsu Flag Shika Nai Akuyaku Reijou Ni Tensei Shiteshimatta, Shin Sakura Taisen the Animation, Shokugeki no Souma: Gou no Sara, Tamayomi, To Aru Kagaku No Railgun T e Yesterday Wo Utatte.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: anime pertinente à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2020, mas sim para o de 2021).
* total de animes elegíveis: dezesseis (16), excetuando os presentes nas observações acima.

* julho'2020: Appare-Ranman!, Deca-denceFruits Basket 2nd Season, Healin'Good Precure, Houkago Teibou NisshiMewkledreamy, Nihon Chinbotsu 2020, Olympia Kyklos, Shokugeki no Souma: Gou no Sara To Aru Kagaku No Railgun T.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: anime pertinente à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2020, mas sim para o de 2021).
* total de animes elegíveis: dois (2), excetuando os presentes nas observações acima.

* outubro'2020: Adachi to Shimamura, Assault Lily: Bouquet, Dogeza De Tanondemita, Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Haikyuu!! To The Top 2nd SeasonHealin'Good Precure, Higurashi no Naku Koro ni (2020), Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls, Kami-tachi ni Hirowareta Otoko, Kamisama Ni Natta Hi, Majo no Tabitabi, Maoujou De OyasumiMewkledreamy, Munou na NanaOlympia KyklosRail Romanesque, Shingeki no Kyojin Final Season, Tonikaku Kawaii e Yukoku no Moriarty.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em marrom: anime pertencente a quarta regra.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2020, mas sim para o de 2021).
* total de animes elegíveis: doze (12), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior, além das obras pertinentes à terceira e /ou quarta regras.

Total de animes elegíveis no pleito de 2020: quarenta e seis (46)


As regras já estão explanadas, na medida que os nomes de todos os animes elegíveis também são conhecidos neste momento. Entretanto, note que a diminuição no total de animes vistos cresce de uma maneira bem acentuada a cada ano/ciclo. Basta, para tanto, citar os seguintes anos: 2016 (noventa e quatro obras); 2017 (sessenta e sete); 2018 (sessenta e quatro); 2019 (cinquenta e seis) e 2020 (quarenta e seis obras). Existem muitos pontos que fizeram os dados analisados chegarem a tal cenário.

Tal como ocorreu em 2019, os animes estarão alocados em agrupamentos de acordo com as suas posições finais, seguindo as instruções deste blog. Mas diferentemente dos últimos anos, você terá duas listas ao invés de três (cada uma continuando com dez obras citadas), sendo elas nomeadas como "lista B" (do 11º ao 20º colocados) e "lista A" (do 1º ao 10º colocados).

Uma vez mais repetindo o ocorrido no pleito anterior, os posts de piores e melhores do ano serão reduzidos em um só, ao contrário do que foi feito entre 2014 e 2016. Além disto, tal texto estará ainda mais convidativo para a sua apreciação, nobre visitante.


Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013
2016 - piores  /  2016 - melhores  /  2017  /  2018  /  2019

Demais considerações sobre 2020



Antes de mais nada, torna-se imprescindível mensurar o quanto a pandemia provocada pela Covid-19 afetou o mercado da animação japonesa. Tão logo começou a temporada de abril-2020, diversos estúdios trataram de pausar seus trabalhos e postergar o início de exibição das suas obras, ao mesmo passo no qual outros continuaram com os projetos em andamento, muito disto em razão dos mesmos estarem perto de serem finalizados ou já terem encerrado-se. Diante disto, animes que haviam começado semanas antes do início da pandemia também passaram por um período de pausa, que variou entre um e dois meses na maioria dos casos.

Na visão deste humilde blogueiro, os animes exibidos em 2020 tiveram um nível de qualidade idêntico aos de 2019, embora ainda um pouco atrás de 2018. Este é um ponto de linha unicamente opinativa aqui no Netoin!, sem levar em consideração dados técnicos e/ou perspectivas mais específicas. Não houve uma temporada que tenha se sobressaído, mas é importante aqui frisar que o período de julho-2020 acabou sendo o mais afetado, tendo sido dedicado - em maioria absoluta de obras - para se assistir aos animes postergados da temporada anterior.

Na mente de minha pessoa, torna-se imprescindível a citação de animes como Kaguya-sama wa Kokurasetai?: Tensai-tachi no Renai Zunousen, Haikyuu!!: To the Top e Honzuki no Gekokujou 2nd Season, que sobressaíram-se das mais variadas formas possíveis, dentro das possibilidades de cada um. Uma das grandes recordações de 2020 ocorreu justamente na sua primeira temporada, com Eizouken ni wa Te wo Dasu na!, anime este chamado de "feio" (em seu visual) por uma parte da crítica animística global, o que serviu de gatilho para muitas reclamações contra tais portais. Otome Game No Hametsu Flag Shika Nai Akuyaku Reijou Ni Tensei Shiteshimatta mostrou como pode ser divertido incorporar uma "vilã" que tentava mudar seu próprio destino. Kakushigoto foi a leveza do slice-of-life sendo trabalhada em grandes níveis. No mesmo passo, Fruits Basket 2nd Season e Somali to Mori no Kamisama tiveram muito drama para mostrar e, no que tange ao segundo título citado, o mundo belo contrastou em larga escala com a dificuldade em nele viver.

Esteja, desde agora, com o convite em mãos para deixar registrada vossa opinião sobre 2020 nos animes, tanto no campo de comentários do blog como também através do e-mail oficial da casa [blognetoin@gmail.com]. A apresentação está oficialmente feita, então basta que se aguarde até 17 de janeiro próximo para a divulgação do todo, nobre visitante.

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!