Em pauta!

terça-feira, setembro 16, 2014

Volta ao Passado - Dilema de vida em um treinamento...

O olhar da seriedade...
Momento de questionamento...

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha é uma das mais singulares e bem consagradas obras do gênero mahou shoujo nos últimos tempos. Contando com três temporadas que mostraram grande progressão e abrangência em suas incursões, o anime apresentou ao mundo personagens como a Takamachi Nanoha e a Fate Testarossa, além de um grande leque opcional de grande calibre (pois o elenco da série é um dos mais proveitosos e de estima). A terceira temporada, então batizada de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Strikers, foi a mais adulta de todas e também a que apresentou mais momentos de referência e de muito pensar sobre tais.

Logo em sua primeira metade, a série Strikers já havia mostrado que Nanoha, Fate e várias outras magas e cavaleiras poderosas estavam trabalhando para o Bureau em seu planeta-sede. Por sinal, a primeira personagem citada cuidava do treinamento dos novos integrantes da equipe, além de participar das atividades de campo e também de ir à batalha quase sempre. Sem dúvidas, a Nanoha era uma jovem notável e de um potencial para a magia que ainda não havia alcançado o seu real limite.

Dentre os novos integrantes da equipe estão duas garotas. Elas se chamam Tia (que busca provar ser forte e assim proteger a quem ela precisa) e Subaru (uma jovem energética que tem sua irmã mais velha já trabalhando no Bureau). Entre os quinto e sétimo episódios as duas jovens atuaram ao lado de seus amigos (Erio e Caro) e de poderosos magos em algumas missões, que acabaram mostrando alguns pontos fracos delas em combate. Na visão das garotas isto era um claro sinal de fraqueza, que precisava ser mudado da maneira mais rápida possível.

Muita densidade durante o simulado...
Com isso, a Tia acabou lançando uma ideia deveras arriscada para a Subaru, que prontamente aceitou a mesma. Nasceu ali o conceito de um ataque em conjunto, que seria duramente praticado pelas duas até ser mostrado para a Nanoha no próximo simulado. Na visão delas esta era a coisa certa à ser feita, pois o sucesso de tamanha (e arriscada) empreitada poderia fazer com que a Nanoha (e demais treinadoras) as enxergassem com outros olhares. Elas queriam mostrar o quão eram fortes, e não obter um certo (e raso) prestígio.

Porém, o uso de certas táticas e manobras de alto perigo durante o simulado acabou preocupando seriamente a Nanoha que, ao próprio modo, tratou de mostrar o que pensava às suas pupilas. Não sem antes, claro, dar à elas uma pequena lição sobre o que significava treinar de verdade, sem estrepolias ou exageros que pudessem colocar a vida delas em risco eminente. O que aconteceu ali, ao final do simulado, foi algo que pode ser melhor definido como uma boa chamada de atenção. Mesmo com a Subaru mostrando um semblante hostil para a Nanoha, o episódio seguinte se encarregaria de tudo explanar.

Com isso, o oitavo episódio de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Strikers pode ser definido como um tipo de lição de vida em potencial. A Nanoha possuía suas razões plenas e objetivas de treinar daquela maneira, que julgava correta. Mostrar isso para a dupla Tia e Subaru, em um momento no qual ambas duvidavam das próprias capacidades em combate e queriam melhorá-las à qualquer custo, foi mais difícil e doloroso à potente mahou shoujo do Bureal do que poderia imaginar ou prever. O capítulo em análise foi deveras proveitoso, graças à todos estes quesitos aqui mostrados.

Nanoha era uma grande professora...

Imagens...


"O cansaço pelo forte treinamento..."


"Uma perigosa investida da Subaru no simulado..."


"Um golpe audacioso da Tia contra a Nanoha no simulado..."


"Nanoha e o início de sua reflexão..."


"O olhar de quem espera pela compreensão..."


"Alguém quer ser mais forte à qualquer custo..."


"A Nanoha e uma demonstração de poder ante a Tia..."


"O olhar da dor..."

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha Strikers - Episódio #8
"O desejo do par"

Lágrimas de sofrimento, dor e raiva...
Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!