Em pauta!

terça-feira, outubro 07, 2014

[N! Drops] Out'2014 #58: Akatsuki no Yona

O logo da obra...
Podia ser um romance casual, mas a traição pede passagem...

Nos mais tenros sonhos e pensamentos de inúmeras pessoas na face da Terra, é possível imaginar tais seres como príncipes ou princesas em seus reinados. Em tais devaneios suas vidas são muito próximas da perfeição, justamente pela preocupação com certas eventualidades serem mínimas e também por todos os benefícios que se fazem cercar devido a ambientação. É o chamado ponto de vista sobre ser alguém da alta nobreza, seja na patente de líder ou em formação para tanto.

Embora não passe em um sonho, Akatsuki no Yona usa justamente do descrito acima para dar o enfoque de seu enredo, junto à personagem principal e centro das atenções, a princesa Yona. Uma jovem com quinze anos de idade, cheia de vida e que odeia o próprio cabelo por julgá-lo como desobediente e rebelde (aparentemente a sua maior preocupação de momento). Como se pode imaginar, a primeira paixão desponta em seu coração e tal sentimento provém nela de épocas passadas. E aqui tem-se um dos pontos de impacto no enredo deste anime.

A princesa Yona é apaixonada pelo jovem Soo-Won, que é seu primo direto. Trata-se de um rapaz alto, com longos cabelos brancos e de fala calma e nada rudimentar. Este jovem vive praticando suas táticas de tiro à distância com arco na companhia de Son Hak, que cuida do bem-estar da princesa desde longa data e que, para si, guarda a impressão de que a dupla Yona e Soo-Won merecem ficar juntos desde muito pequenos. O pai da princesa é um homem acovardado pelas circunstâncias, incapaz de brandir uma espada e que carrega na mente a lembrança do assassinato de sua esposa, idos atrás.

A princesa Yona e a maior preocupação (momentânea) de sua vida.
Com base nos três parágrafos acima será muito natural que tu imagine esta obra como extremamente inocente, sem atrativos de mudança em foco no enredo, onde persistirá a vida mostrada por todo o elenco. Minha pessoa pensou exatamente isso durante boa parte do episódio inaugural, até que algumas vertentes começaram a aparecer e que, junto delas, acabou surgindo a chamada para a traição e o descontrole geral. Em outras palavras, Akatsuki no Yona deixou de focar-se na calmaria para mostrar o que deve ser o real foco de sua jornada, tal como a própria sequência de abertura faz assim visualizar. E tudo isto teve o ponto de início durante as festividades pelo aniversário de dezesseis anos da princesa Yona.

Não apenas a vida de Yona se transformara radicalmente em apenas um dia, como também antigos aliados haverão de se tornar inimigos declarados. A calma e tranquilidade nas falas acabou escondendo uma mente sedenta pela destruição, com sangue jorrando e lutas se sucedendo. A jovem que tinha no cabelo uma grande preocupação, viu duas pessoas sumariamente importantes para ela lhe darem uma passagem só de ida para o mundo das grandes responsabilidades, porém, de uma maneira brusca e fatal. Pensamentos, sentimentos, razões e muito mais estarão no aguardo de sua pessoa, caso queira seguir assistindo a obra em análise, nobre visitante.

Por mais que o enredo possua ingredientes suficientes para a prerrogativa da atenção ser mantida, cabem aqui alguns pontos serem citados. Entre tais está a lentidão com a qual tudo ocorre (ao menos neste episódio inaugural), tendo os minutos finais como momentos de maior impacto. Além disto, a arte e visual da obra são deveras simplórios (embora bem feitos neste sentido), quando talvez tu possa ter esperado por algo melhor elaborado. Por fim, a parte acústica acaba sobressaindo-se com toques instrumentais bem colocados durante todo o episódio em seu prosseguimento. Desta maneira, após tudo ser sido apresentado, Akatsuki no Yona é um anime que deverá aparecer mais vezes nesta seção do NETOIN! para você, visitante.

Aguardar é preciso...

Momentos...


"O Reino de Kouka, em uma visão aérea..."


"Conversa normal entre a filha e seu pai..."


"Soo-Won sabendo agradar a Yona..."


"Son Hak durante a prática do tiro com arco e flecha..."


"As possíveis segundas intenções da princesa Yona em xeque..."


"Um pai dizimando os sonhos amorosos da filha..."


"Lágrimas que simbolizam o temor interno e a verdade de se fazer uma declaração..."


"As festividades pelo décimo sexto aniversário..."


"Chegada em um momento inoportuno..."


"A visão de algo terrível..."


"O eterno guardião..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Acho que os acontecimentos foram lentos para tentar levar ao espectador o "apreço" da garota pelo primo, de uma forma a quem estivesse ficasse com essa certeza para preparar para a cena final.

    Mesmo com os desenhos simplórios citados por ti, acho que a prerrogativa dos acontecimentos que poderão vir fará acompanhar a série.

    Mesmo que pelos primeiros episódios tem muitas séries que estão me chamando a atenção e esta aqui terá que se sair bem em seus 3 a 4 primeiros episódios para que eu a siga até o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Pode ser que estejas certo, nobre...
      Mas, a bem da verdade, o anseio acaba indo por mais.

      De toda a forma, este anime soube instigar a minha curiosidade e, por tal razão, planejo assisti-lo até o final.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!