Em pauta!

segunda-feira, maio 28, 2012

Curtas em geral - parte #144: a Editora JBC e algumas considerações...

O slogan da Editora JBC, em evidência.

Certa vez, este blogueiro escutou uma pessoa dizer que tudo na vida é transitório, ou seja, que nada dura para sempre. É uma frase cuja veracidade pode ser afirmada de diferentes formas. Na presente edição da seção Curtas em geral, a citada frase encaixa-se como uma luva, independentemente do simbolismo que a mesma tenha ao final da leitura deste texto.

Na última sexta-feira, dia 25 de maio, um acontecimento fez com que muitos dos fãs de mangás no Brasil parassem para pensar e refletir. Não foi a chegada de uma nova Editora ao País, nem tão pouco algum lançamento que causasse grande impacto. A notícia da vez estava atrelada à Editora JBC ou, mais especificamente, ao Marcelo del Grecco ( Gerente de Conteúdo da mesma ).

À bem da verdade, ex-Gerente de Conteúdo. Isto porque o Marcelo deixou o cargo que ocupava há mais de dez anos para ir atrás de novos desafios, segundo consta a chamada presente no site da Editora JBC ( clique aqui para lê-la ). Tal fato marca o fim de uma era, que se fazia presente desde as primeiras publicações de histórias em mangás feitas pela Editora em questão, datadas do longínquo ano de 2001.

A pessoa que assumirá este cargo possui experiência no ramo dos mangás, até porque já trabalhou com este material na Editora Conrad. O nome desta pessoa é Cassius Medauar, o novo Gerente de Conteúdo da Editora JBC. Ele terá pela frente uma grande responsabilidade, pois terá que lhe dar não apenas com os trabalhos em andamento por parte da Editora, como também mostrar tudo que pode fazer com os serviços que terá de realizar mais para frente.

Alguns mangás da JBC pertencentes à este blogueiro.

O fato do Marcelo del Grecco ter se desvinculado do cargo que ocupava na JBC já ganhou destaque em diversos blogs e sites do ramo. O JBox, o Papo de Budega e o Vida de Colecionador fizeram chamadas mais curtas e diretas no ponto. O Chuva de Nanquim fez um texto detalhado e bem opinativo, ao passo no qual o Gyabbo! deixou bem clara a sua postura quanto ao acontecimento. Uma pergunta no ar iniciou a análise do MBB Anime Kenkyuukai, também com uma opinião bem direta sobre o assunto em questão. O texto do Netotin do NETOIN! foi mais descontraído do que sério, mas serve como análise extremamente simplória da questão.

Para este blogueiro, realmente um período diferente pode se iniciar com esta mudança por parte da Editora JBC. Como em nenhum momento se fez vir à público ( ao menos até a publicação deste post ) a razão da saída do Marcelo, então qualquer especulação pode ser errônea. Mas muitos acreditam que as várias reclamações quanto às últimas investidas da Editora JBC podem ter auxiliado para que tal fato ocorresse.

Em dada oportunidade, a publicação brasileira de Kobato acabou originando uma grande manifestação na rede social Twitter, onde uma hashtag de grande repercussão se fez aparecer ( relembre tal fato ao clicar aqui ). Dentro de uma linha temporal, este fato pode ser evidenciado como um tipo de estopim para muito do que se nota atualmente. Foi um acontecimento no qual este blogueiro não se orgulha muito, mas que realmente auxiliou dentro daquilo que se pode definir como descontentamento geral ( guardadas as proporções ).

No início deste ano, a Editora JBC ( por intermédio da Japorama ) fez uma pesquisa que visava buscar as opiniões dos fãs de animes no Brasil, no intuito de trazer para o País uma versão nacional do portal de streaming Crunchyroll ( relembre a chamada clicando aqui ). Uma das questões que pairam no ar, desde então, está atrelada justamente a tal pesquisa e o seu resultado obtido, com a finalidade de saber se e quando começarão os trabalhos do citado portal no Brasil.

O Crunchyroll no Brasil, de forma oficial, é uma das questões ainda em aberto...

Não há como saber, enfaticamente, se o fato que ocorreu no dia 25 de maio marcará um novo início ( ou não ) para a Editora JBC. Na verdade, mesmo que mudanças venham à ocorrer, nada aparecerá em um curto ou médio espaço de tempo. Amigo visitante, não deves imaginar que um cargo de importância passar à ser ocupado por outra pessoa venha à significar, diretamente, mudanças radicais.

Para este humilde blogueiro, o grande erro está em imaginar que os mangás hoje devam ser tratados como eram na época do início de suas publicações no Brasil, cerca de onze anos atrás. É também verdade que boa parte do público consumidor não está ligando muito para isso, mas mesmo este público clama por mudanças gradativamente ( fato este que tem aumentado ). Isso tem de ser respeitado e levado em consideração, com seriedade.

O momento é de análise. Para alguns, a saída do Marcelo no cargo que ocupava não creditará nenhum benefício, nem para a Editora JBC nem para os seus consumidores. Para outros, tal fato é o início de uma era renovada para a mesma, para que os erros por ela cometidos não mais se repitam. São muitas as opiniões existentes, mas este humilde blogueiro prefere aguardar para ver o que acontecerá, na esperança de que hajam mudanças nos trabalhos realizados pela Editora JBC.

No próximo dia 12 de junho, às dezenove horas, a Editora JBC realizará um encontro com jornalistas e leitores em São Paulo/SP, na Fnac situada na Avenida Paulista. Será a apresentação oficial do Cassius e também o momento de mostrar as novidades que a JBC tem preparado para este ano corrente. Os detalhes quanto à este evento aparecerão gradativamente, por parte da própria JBC.

Amigo visitante, como opinas sobre tal situação?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial da Editora JBC, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Um comentário:

  1. Pelos (pouquíssimos) mangás da JBC que este pretenso comentarista (WTF?) possuiu (2º metade de Rayearth e Card Captor Sakura completo. e SIM, eu possuÍ), não tinha muito do que reclamar da tradução, pouco embora eu seja suspeito pra falar... Por que? Oras, "memória afetiva"!

    Faz muito tempo que não adquiro mangás de editora nenhuma, por isso não posso EFETIVAMENTE julgar as demais traduções sairam. Já as de Rayearth e Sakura, eu notei que elas estavam BEM atreladas às dublagens já existentes dos animes em questão - Aliás, esta foi a proposta de tradução apresentada no prefácio dos mangás, certo?

    No entanto, vez ou outra eu vejo reclamações quanto a "libertinagem excessiva" ou "dureza excessiva" de traduções em diferentes editoras. E sendo eu um... "fan-tradutor em re-atividade", OUSO dizer que sei até aonde se "limitam" a "dureza" ou a "liberdade" de tradução de um texto: Se por um lado não há como "salvar" o texto original (Mas desde que se mantenha a IDÉIA...), por outro se faz necessário algo que seja de conhecimento geral (A expressão de "pintar as zebras" usada na tradução de Fairy Tale, por exemplo, me é desconheçida. Já "dar zebra"... Atire a 1º pedra quem não conhecer!)

    Preferindo minha pessoa a "tradução adaptativa" que não seja nem "dura" nem "livre" (E em [OFF] pro dono do Netoim: Sabe as subs que fiz pra Clannad? Comparadas as de Sunred ou as demais q andei fazendo ou revisando, não passam de "substrato de pó de mer**"), eu procuro traduzir de modos que todos SAIBAM o que foi escrito (Evitando usar gírias "regionais") e, havendo necessidade de "regionalismos", usar daqueles de conhecimento público (Ou, infelizmente, de "estereótipos". Bem, ao menos esses são de domínio público...), e igualmente espero o mesmo de agora em diante para as novas traduções dos mangás.



    Já quanto ao Crunchyroll no Brasil... É, acho que os fansubs de tokusatsus viverão muito tempo ainda. Os de animes tb, inclusive... XD

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!