Em pauta!

quinta-feira, maio 03, 2012

Ichiban Brasil 3: os resultados dos jurados com considerações...

Ichiban Brasil 3 ( divulgação ).

Saudações, visitante. É chegado o momento de se fazer conhecer o outro lado da moeda referente ao resultado final do Ichiban Brasil 3. Sim pois, desta vez, se farão mostrar os destaques de diferentes categorias por parte dos jurados que participaram desta edição do pleito simbólico.

À titulo de recordação, um total de treze blogs aceitaram o convite deste ano e colaboraram com o Ichiban recém finalizado ( clique aqui e relembre a chamada oficial do Ichiban Brasil 3 ). Neste post se fará mostrar o resultado obtido de acordo com os votos destes jurados.

Será que o resultado a ser aqui mostrado foi tão diferente do resultado final da votação do público ( reveja o mesmo ao clicar aqui )? Bom, é o momento de tirar tal dúvida à limpo. Lembrando que os resultados aqui mostrados terão por base as categorias nas quais este humilde blogueiro cooperou com o Ichiban Brasil 3, ou seja: anime e mercado brasileiro de mangás.

Tenha uma boa leitura.

Resultados da categoria anime

Kaname Madoka e Homura Akemi, de Puella Magi Madoka Magica.

Parece que este humilde blogueiro não teve sorte na escolha do melhor anime de 2011 pois, se na visão deste blog o topo ficou com Usagi Drop, a maioria dos colegas blogueiros votou em Puella Magi Madoka Magica, que acabou levando a primazia final. Não é um resultado surpreendente ( a escolha do público também não havia sido surpreendente ) mas Rin e companhia acabaram não tendo muita sorte...

Os destaques em melhor OVA e melhor longa metragem também representaram mais uma derrota para este blogueiro. Para a maioria dos jurados, as escolhas foram Baka to Test to Shoukanjuu - Matsuri e Redline, respectivamente. De certa forma, as escolhas por parte deste blog ( Nichijou Espisode 0 e Colorful ) não tinham mesmo muita chance. Porém, tal resultado final poderá causar grande estranheza por parte de alguns amigos blogueiros...

Na escolha dos personagens principais masculino e feminino, não houve nada que possa ser chamado de surpresa no resultado do corpo de jurados, que acabou elegendo o Okabe Rintarou ( Steins;Gate ) e a Homura Akemi ( Puella Magi Madoka Magica ). Vale recordar que este blogueiro conseguiu se sair bem no destaque feminino, mas a escolha para personagem masculino acabou ficando para trás ( Yadomi Jinta de Ano Hana ).

Rider, de Fate/Zero.

Para os destaques entre os personagens secundários masculino e feminino, o corpo de jurados elegeu o Rider ( Fate/Zero ) e a Blue Rose ( Tiger & Bunny ). Este humilde blogueiro ajudou à eleger o Rider, mas acabou derrotado uma vez mais na escolha para destaque secundário feminino, que foi a Nakano Anjou ( Ano Hana ). Como este humilde blogueiro não assistiu Tiger & Bunny acaba não havendo uma propriedade para opinar sobre a escolha de tal personagem mas, no que diz respeito ao herói conquistador de Países de Fate/Zero, pode-se dizer que acabou havendo justiça no pleito final.

A escolha dos melhores seyuus masculino e feminino acabaram levando a mais duas derrotas por parte deste blog ( não perquemos as contas ). Os jurados elegeram, respectivamente, Mamoru Miyano e Hanazawa Kana. Pode-se julgar, aqui, que houveram resultados bem apertados. À título de curiosidade, as escolhas deste blogueiro haviam sido Nobuhiko Okamoto e Mizuki Nana.

Os destaques em abertura e encerramento de 2011 foram bem diferentes da escolha do público. Na visão dos jurados, a melhor abertura ficou com o anime Nichijou ( Hyadain, com "Hyadain no Joujou Yuujou" ) e o melhor encerramento ficou para Ano Hana ( Secret Base, com "Kimi ga Kureta Mono" ). Este blogueiro ficou contente pela escolha do belo encerramento de Ano Hana, mas sofreu nova derrota no que diz respeito à abertura, cuja escolha deste blog havia sido para o anime Fate/Zero ( Lisa, com "Oath Sign" ).

Mais duas derrotas marcaram este blogueiro na categoria anime. A primeira fica à cargo da categoria melhor trilha sonora, cuja escolha para a maioria dos jurados coube à Fate/Zero ( para este blog foi Puella Magi Madoka Magica ). A segunda ficou para a escolha do melhor estúdio de 2011, no qual a maioria dos jurados acabou elegendo o Brain's Base ( para este blog foi o Shaft ).

Resultados da categoria mangá no mercado brasileiro

As edições brasileiras de Solanin, pela Editora L&PM.

Ao falar do mercado brasileiro de mangás ocorreram resultados que, em sua maioria, foram bem diferenciados da escolha do público. Para começar as citações, a escolha da melhor editora de 2011 terminou em empate para os jurados, entre a Editora Panini ( na qual este blogueiro votou ) e a Editora L&PM, que chegou com grande poderio no final do ano passado. Desnecessário enfatizar que tal resultado não apresentou nenhuma surpresa.

A escolha do melhor shoujo/jousei ficou para Black Bird entre os jurados. Por sua vez, o destaque de melhor shounen/seinen acabou pertencendo para Solanin, a grata surpresa das publicações no Brasil no ano que se passou. Favor contabilizar mais duas derrotas para este blogueiro, que havia escolhido Kimi ni Todoke e Bem-vindo à NHK, respectivamente.

O melhor lançamento de 2011 acabou pertencendo, entre os jurados, para o mangá Solanin. Esta é uma obra de respeito e de grande valor, que acabou sendo a escolha deste blogueiro para a referida categoria. No que diz respeito à publicação mais aguardada para 2012, os jurados acabaram tendo a mesma idealização que o público votante. Em outras palavras, o mangá escolhido foi Ao no Exorcist. Muito embora este blogueiro não tenha feito nenhuma escolha para a categoria em específico, é inegável que Sailor Moon tenha uma certa preferência pessoal...

Desta forma, encerrou-se de forma definitiva o Ichiban Brasil 3 ( Ichiban Brasil'2012, caso assim prefira ). Opine à vontade, seja através do e-mail oficial do evento [ichibanbrasil@gmail.com], nos comentários dos blogs dos idealizadores ( no caso o Gyabbo! e o Mithril ) ou aqui mesmo neste humilde espaço na internet.

E até o próximo Ichiban Brasil, em 2013!

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!