Em pauta!

terça-feira, maio 08, 2012

Um pouco do Shinobi Spirit...

Detalhe do palco no Shinobi Spirit.

Saudações, amigo visitante. Este humilde blogueiro lhe faz um convite bem especial neste momento. Isto porque, no último domingo ( 6 de maio ) ocorreu o segundo dia do Shinobi Spirit, um dos principais eventos de cultura pop japonesa para os fãs de Curitiba/PR e região metropolitana.

À bem da verdade, pessoas de outras cidades um tanto quanto mais distantes também se fizeram presentes. Podem-se citar, como exemplo, as cidades catarinenses de Garuva e de Joinville. Pelo que este blogueiro pôde perceber, o evento contou com o apoio em grande escala dos fãs, por mais que alguma ressalva mereça ser aqui citada.

Uma coisa ficou quase cem porcento provada: fazer eventos em locais fechados aumenta, consideravelmente, a garantia de que os fãs da cultura pop japonesa estejam entre eles, sem a presença de pessoas que queiram apenas badernar e fazer ações coligadas à esta. O pagamento do ingresso dá certa ênfase, em tese, para tal sentença.

Os concorrentes no concurso de animekê.

Este blogueiro se fez presente no Shinobi Spirit apenas no domingo. Todas as linhas que se seguirão, à partir desta, terão por base apenas este dia do evento. Dentre outras características serão comentados os concursos de animekê e de cosplay, os produtos à venda, a praça de alimentação e as outras áreas presentes neste evento.

Para começar, havia um respeitável esquema de segurança no Shinobi Spirit. Uma atitude válida e bem-vinda, principalmente se for levada em consideração a teoria de que o pagamento do ingresso tende a inibir a presença de pessoas que queiram, de alguma forma, apenas estragar o evento. Quanto ao ingresso em si, ele custava quinze Reais na porta de entrada mas, se fosse adquirido com antecipação, o mesmo sairia por dez Reais ( apenas nos locais parceiros do evento ).

De cara este blogueiro foi "recebido" por uma verdadeira multidão de pessoas ostentando as famosas plaquinhas, comuns em vários eventos de cultura pop japonesa. Cabe aqui uma ressalva muito pessoal sobre as plaquinhas: as mesmas em nada agregam ao evento em si. Aliás, ocorre o efeito contrário. Às vezes era sumariamente impossível trafegar em vários locais do evento, dada a quantidade excessiva de pessoas fazendo o famoso merchan de suas plaquinhas, cada uma com uma dissertação e/ou votação mais estranha que a outra.Há quem goste de tal material, fato. Mas não é o caso...

Jiraya!

No que diz respeito às áreas do evento, haviam atrações para os mais diferentes gostos. Desde a possibilidade de jogar videogame ( Marvel vs Capcom 3, Naruto, Smash Bros e Mortal Kombat ditavam as regras ) até uma área para quem gosta de RPG's, o Shinobi Spirit aparenta ter procurado atender aos gostos mais apurados que possam aparecer em um evento deste segmento. Até uma palestra foi feita no domingo.

Por mais que o local escolhido para a realização do Shinobi Spirit fosse até espaçoso, a praça de alimentação ficou em um espaço bem pequeno. Por outro lado, os valores das refeições e dos lanches não seguiram tal característica, sendo os mesmos inversamente proporcionais ao tamanho da área ( por exemplo, o yakissoba saía a quinze Reais ). É bem verdade que, mais tarde, os valores ficaram um pouco mais baixos. Porém este é um fator à se pensar...

Como não podia deixar de ser, haviam os estandes de diferentes lojas, vendendo vários produtos para os presentes no evento. Este blogueiro fez uma compra apenas ( que pode ser aqui evidenciada ). De figures à mangás, passando pelas peças de vestuário até chegar às módicas e saudáveis lembrancinhas ( comuns em basicamente todos os eventos ) o Shinobi Spirit cumpriu o seu papel neste segmento.

Crossover!

Falar do público em si não requer muito segredo. A maior parte dos presentes ( de acordo com o que este blogueiro pôde perceber ) buscavam apenas se divertir, sem fazer grandes alardes ou chamar a atenção de forma negativa. Por si, isto representa um grande ponto positivo. Mas isso não significa que tudo tenha sido, basicamente, tão "normal" quanto se esperava. Ao menos não ocorreram empecilhos.

Os cosplayers de Curitiba/PR estão, realmente, melhorando as suas performances. O concurso realizado no domingo deixou tal afirmativa em clara evidência. Não que todos tenham sido perfeitos, mas as apresentações ( e principalmente as vestimentas ) ficaram ótimas. Haviam cosplays dos mais variados animes e gostos, incluindo famosos personagens dos videogames, de tokusatsus e até de alguns chars sem ligação com a cultura pop japonesa. Por exemplo, ali estavam o Chapolin colorado, o professor Tibúrcio ( do programa Rá Tim Bum da TV Cultura ) e até o Ronald McDonalds.

No que tange aos animes ali representados, entre participantes ou não do concurso cosplay, era notório e esperado que títulos como Naruto, Bleach e One Piece abiscoitassem a maior parte dos fãs. Entretanto, outras obras tiveram ali seus representantes. Não era difícil encontrar pessoas fazendo cosplay de personagens de animes como Fairy Tail, Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, High School of the Dead, Death Note, Durarara!!!, Full Metal Alchemist e K-ON!.

Mais uma apresentação em conjunto.

Personagens de jogos e de filmes ganharam ali o seu espaço. Entre os mais aplaudidos pelo público presente estava uma pessoa fazendo a vez do Sub-Zero ( Mortal Kombat 9 ). Um personagem nacional também foi lembrado durante o concurso cosplay, sendo ele o Capitão Ninja ( publicação do final dos anos 90 para o início dos anos 2000 ). Havia também quem preferisse apenas usar de algum adorno que fizesse lembrar do personagem que tanto gostava.

Entretanto, o resultado final do concurso cosplay parece ter despertado a ira do público presente. A jovem da imagem mais acima foi a preferida da multidão, não por menos ( o seu cosplay estava ótimo ). Mas os concorrentes, na maioria, também estavam muito bons. Para quem assistiu as apresentações ficou aquela impressão de "resultado arranjado" ou algo deste gênero, mas uma verdade tem de ser aqui dita: a qualidade dos cosplyers melhorou muito.

Os shows das bandas formaram o repertório final do Shinobi Spirit. Aparentemente muitos ali estavam no evento unicamente para apreciar as músicas que estavam sendo tocadas. Aguardaram com ansiedade pelo momento e, pelo visto, foram recompensados. Em si, o evento possui uma tradição consolidada em dar amplo espaço para a parte de apresentação musical. Então a mesma manteve-se em grande estilo.

Uma tomada mais ampla do Shinobi Spirit.

Havia uma grande preocupação com saída do pessoal ao fim do evento, em razão da disputa da primeira partida das finais do Campeonato Paranaense de futebol. Mas, à princípio, parece não ter ocorrido nada de errado sobre isso. O Shinobi Spirit cumpriu bem o seu papel.

Apesar dos pontos negativos, o evento em si teve um saldo bem positivo aos olhos deste humilde blogueiro. Havia segurança, havia uma ambulância pronta para casos emergenciais, o pessoal estava à fim de se divertir, tudo isso entre outras coisas que se faz esperar de um evento deste segmento. O segredo está, teoricamente, em se fazer eventos assim em locais fechados...

Com isso, termina a pequena cobertura do blog NETOIN! sobre o Shinobi Spirit ( mais precisamente, no segundo dia do evento ). Este blogueiro pede desculpas pela pouca qualidade das imagens, mas é o que foi possível em razão de ter ficado boa parte do tempo em um mesmo lugar durante o evento ( baseando-se no fato de que todas as fotos foram tiradas no piso superior do local ). Até o próximo.

Caso queiras alguma foto em que estejas presente ( cosplay ) basta
entrar em contato pelo e-mail oficial do blog:
[blognetoin@gmail.com]

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!