Em pauta!

quinta-feira, maio 29, 2014

Volta ao Passado - A bela pinguim de Azumanga Daioh!

Otousan...

Uma dócil comédia de uma dócil época...

Azumanga Daioh! foi um anime deveras divertido. Seu visual pode ter envelhecido, mas a sua proposta e abrangência vivem com intensidade até a atualidade. E ao longo de seus vinte e seis episódios, a obra fez questão de mostrar que a descontração, em si, não precisa ser forçada ou lançada à sua face de maneira inoportuna. O título, combinando quase que perfeitamente visual e músicas, fez a alegria de muitos na época de seu lançamento (temporada de abril'2002). Pode-se até exclamar que foi um trabalho de animação muito bem produzido, no citado ano, pela J.C.Staff.

Mas este post não tem a intenção de fazer uma review da obra (sendo que tal texto poderá ser por você aqui lido). Na verdade, esta edição da seção Volta ao Passado lhe fará um convite deveras interessante, nobre visitante. Graças a um festival cultural escolar (prática bem tradicional nas escolas japonesas), a sala 2-3 (segundo ano do ensino médio, turma três) resolveu apostar em uma ideia renovada, baseada na que havia dado certo no anterior, que era pautada em uma loja de animais em pelúcia feitos pelos próprios alunos.

Desta vez, a trupe comandada pela simpática Chiyo-chan (representante de classe) resolveu continuar com a proposta da loja de pelúcias, mas acrescida de um café extremamente fofo, onde todos usariam chapéus customizados pela Sakaki-san (o Nekokoneko e o "pai") e tratariam a clientela com uma excelência sem igual em atendimento. Desnecessário enfatizar que a Ayumu "Osaka" teve as ideias mais mirabolantes (sempre seguidas do termo homerun, para identificar a ação) e que a Tomo não pouco trabalhou (salvo sob a pressão exercida pela Koyomi).

Esta ideia era realmente interessante para um café. Poderia fazer um sucesso ainda maior do que no último ano. E assim acabou acontecendo, muito disto devido a uma vestimenta especial produzida pela dupla Kaorin e Chihiro, dedicada ao uso da Chiyo-chan. Uma fantasia de pinguim extremamente fofo e angelical acabou fazendo a fama do café da turma 2-3. Notoriamente todos iam ficando surpresos e simplesmente entregues ao poder que tal roupa ostentava na pequena personagem. O episódio assim se fez seguir, desde a conversação entre os colegas de classe, até chegar aos melhores momentos possíveis do café fofo em si.

Mas, minha pessoa abre passagem para deixar as imagens falarem por elas...

Momentos...


Osaka - a sempre vidrada Osaka começou com as exclamações sobre o evento cultural da sala...


Ideia #1 - colocar a Chiyo-chan e uma fantasia de tofu...


Ideia #2 - colocar a Osaka com uma fantasia de sua região original...


Negociações - o grupo continuou com a troca de ideias sobre o tema daquele ano...


Nekokoneko - fazer a professora entender o significado do "chapéu" da Sazaki-san não deveria ser muito difícil...


Comemoração - Kaorin e Chihiro comemoram o grande feito delas, que estava prestes à aparecer...


Pinguim #1 - eis que a aparece a Chiyo-chan com a sua vestimenta especial para aquele dia...


Pinguim #2 - por alguma razão, a professora empurrou o pobre pinguim no chão...


Pinguim #3 - se a própria Tomo se sentiu estranha próxima da Chiyo-chan...


Pinguim #4 - mais uma professora afetada pelo alto padrão fofo da Chiyo-chan...


Kimura-sensei #1 - parece que ele não se sentiu muito à vontade por ser atendido por um garoto...


Kimura-sensei #2 - e ele é, definitivamente, um péssimo garoto-propaganda da ação...


Pinguim #5 - na hora do intervalo, uma propaganda da turma foi uma ideia bem-vinda, na barriga da Chiyo-chan...


Pinguim #6 - pensar em momentos como este, com a Chiyo-chan fantasiada e agindo com tanta fofura, obviamente deve ter feito o pessoal correr para a sala dela...

Azumanga Daioh! - Episódio #16

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Assisti Azumangah no ano passado e já sinta nostalgia e vontade de rever vários episódios, hehehe. A Chiyo-chan de pinguim fica ainda mais mordível ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      A Chiyo-chan é digna de muita atenção.^^
      Mas ainda tem um episódio que quero muito trabalhar deste anime, mas o mesmo é direcionado para a Ayumu "Osaka"... Aguarde... :)


      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!
    Isso sim é que é fofura. O episódio inteiro eu ficava repetindo "que fofo!" E realmente é. É incrível ver está obra e comparar com as atuais, no que diz respeito à fofura contida na obra. Azumanga Daioh realmente é bastante divertido e sem apelar (se bem que a Chiyo consegue ser fofa mesmo sem essa fantasia). rsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Impossível não olhar para a figura da Chiyo-chan e não notar a fofura que dela transborda, por todos os poros possíveis...^^

      E sim, Azumanga Daioh! continua sendo uma obra divertida, mesmo já tendo passado 12 anos desde a sua exibição original... :)


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!