Em pauta!

segunda-feira, maio 26, 2014

Volta ao Passado - E inicia-se Tenchi Muyo! Universe...

O amor florescendo...

Quando uma pirata espacial e uma princesa se encontram em uma área remota do universo...

É incrível como um enredo deveras trabalhado, com tal tipo de sinopse, conseguiu ser impactante à sua maneira. Isto vem do distante ano 2000, quando a Rede Bandeirantes de Televisão, no seu programa Band Kids, exibiu alguns animes japoneses nas tardes de segunda à sexta. E entre estas obras estava Tenchi Muyo! Universe, a primeira temporada televisiva com as reais desventuras promovidas por Masaki Tenchi, Ayeka, Ryoko e grande elenco.

Tudo bem qualificar o anime como pertencente ao gênero comédia romântica com harém. Faz amplo sentido isto. Mas é interessante notar como tal temática foi bem trabalhada nesta obra, com advento de características dignas de grandes aventuras espaciais, com direito à Terra sendo tratada como um planeta esquecido (e atrasado) na grande vastidão do universo (que tem no planeta Jurai o seu principal pólo político e de desenvolvimento), dentre várias outras observações pertinentes.

A vida do jovem Tenchi jamais seria a mesma. Não após ele ter resolvido ajudar a Ryoko, desmaiada após a queda de sua nave em meio a uma região montanhosa de Okayama. Tudo isto porque a detetive de primeira classe da Polícia Galáctica, Myoshi, estava perseguindo a poderosa pirata espacial (que estava com uma baita ressaca). E dentre as ocorrências mais inusitadas possíveis, todos acabaram acomodando-se na residência dos Masaki, mesmo com a compreensível resistência do Tenchi sobre isto.

A encrenca acontecendo...

Entretanto, o episódio #2 é a fonte de observação para este post, nobre visitante. O mesmo possui uma temática muito especial, que serviria á partir de então como foco de atenção total no anime. Isto porque a primeira princesa coroada da Família Real Juraiana, Ayeka, acabou apartando na Terra (graças a um pedido de auxílio emitido pela Myoshi, que tinha uma chance em um milhão de ser atendido). Para a desgraça da garota que acabara de aterrissar em tão longínquo planeta, sua maior inimiga (e arqui-rival em quase tudo) lá também estava, sendo ela a Ryoko. Era imprescindível que as trocas de acusações ocorreriam tão logo elas se vissem, com direito a mentiras de épocas de crianças de ambos os lados e interesses peculiares bem idênticos (no caso, pelo Tenchi).

E este capítulo do anime foi bem divertido. Não bastou mostrar que as duas realmente possuíam muitas desavenças pessoais, como também a Ayeka acabou apresentando para todos um "lado pessoal" que era desconhecido por quase todo o universo, sendo este o de uma garota possessiva e que se tornava agressiva com facilidade. Era o contra-balanço perfeito ante uma Ryoko que buscava persuadir à todos com seus contos sempre tristonhos e cheios de sofrimento, pertinentes à sua infância de outrora. Por muitas vezes, o limiar entre a verdade e a mentira (no que as duas diziam) não era mais extenso do que uma tênue e frágil linha.

Em si, Tenchi Muyo! Universe mostrou um belo cartão de visitas com os seus cinco primeiros episódios. O segundo, em especial, causou o impacto perfeito. Não apenas pela presença de uma rivalidade aberta, como também menção pela possível paixão que poderia ter surgido entre o Tenchi e a Ayeka. Entretanto, a Ryoko jamais deixaria isto ocorrer com plena facilidade (e realmente ela nunca permitiu algo assim). Vale lembrar que, diferentemente dos OVAs, nas séries de televisão a Myoshi não sente nada de especial pelo "azarado" terráqueo, que também possuía os seus segredos.

Sem necessidade para encrencas!

Momentos...


Viagem - a Ayeka está acompanhada de seus fiéis serviçais, Asaka e Kamidake, em uma viagem pelo universo na busca por alguém importante...


Desespero - após algumas palavras da Ryoko, a Myoshi notou a verdade á sua frente e chorou por causa disto...


Chegada - o pedido da Myoshi acabou sendo atendido, mas algo não muito bom ocorreria à partir do momento que esta nave apartou na Terra...


Passado #1 - a triste infância, na visão da Ryoko...


Discussões - Ayeka e Ryoko são mais do que rivais auto-declaradas. A paixão por um certo rapaz também as tornam inimigas ainda mais poderosas...


Passado #2 - a triste infância, na visão da Ayeka...


Batalha - duas naves espaciais próximas à Terra e ninguém questionou, em nenhum momento, sobre como tais objetos não foram captados por nenhum satélite em órbita...


Lamentação - a Ryoko se aproveita de sua carta de maior poder, o Tenchi, e a Ayeka simplesmente entra no modo de grande desespero e lamentação. E então...

Tenchi Muyo! Universe - Episódio #2
"Sem necessidade para princesas!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

8 comentários:

  1. Só tenho uma palavra a comentar "nostálgico". Um dos animes de minha infância, estou entre ele e pokémon que marcaram a minha infância. Cada episódio que passava e terminava queria mais, pena que era possível apenas noutro dia, isso se não fosse sábado e domingo. Pior que o engraçado era que quando apresentaram a princesa, pensei que ela seria a séria na obra, mas no fim ela era a que forçava a situação.
    Bons tempos (pelo modo que falou até parece que possuo 70 anos kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Não te preocupes com a questão tempo nisto, nobre...
      Eu acredito, sinceramente, que tudo isto é valoroso por demais. Um conceito de saudade que vejo como muito bem-vindo.^^

      E sim, a Ayeka é quem acabava forçando diversos momentos...


      Até mais!

      Excluir
  2. Tenchi Muyo é literalmente sem necessidade de encrencas e diversão. Saudades do tempo que eu e meu irmão nos sentávamos em frente à TV para assistir aos animes exibidos pela Band. Tempos bons que não voltam jamais.

    Curioso você comentar isso agora, já que foi anunciado um anime (novo) de Tenchi Muyo essa semana no Japão... rsrsrs

    Da série que foi exibida na Band, só não curto muito a Tenchi in Tokyo... rsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim, vi este anúncio recentemente. Tenchi Muyo! é um anime que merece esta atenção (muito embora eu não tenha gostado da série GXP, enfim).

      E o tempo da Band Kids foi único, pode acreditar nisto com força.


      Até mais!

      Excluir
  3. Uau, assisti esse anime ano passado de novo, rsrsrs, eu simplesmente amo essa serie, das do Tenchi essa é sem dúvidas a que mais gosto, me emocionei e pra mim sempre vai ser algo presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tenchi Muyo! sempre foi (e sempre será) uma obra bem-vinda, nobre Karine...
      Tenha certeza disto... ^^


      Até mais!

      Excluir
  4. Amo demais Tenchi Muyo. A cara da minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      De fato.
      Tenchi Muyo! é um anime que soube marcar na própria época. E de maneira certeira.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!