Em pauta!

terça-feira, agosto 19, 2014

Volta ao Passado - Yusuke, Toguro e uma fúria em comum...

Yusuke em fúria...
Quando a fúria interna é ilimitada...

Tem momentos nos quais uma simplória passagem de anime pode revelar surpresas das mais interessantes. Características como o dito clichê, diálogos esperados (e de rotina) ou a eterna guerra do bem contra o mal até podem ser citadas para dar um ar para perda de pontos na questão. Mas a verdade é que, na cena em específico que aqui será brevemente comentada, os pontos de real atenção são outros e bem interessantes.

Está em curso a final do Torneio das Trevas. De um lado está Urameshi Yusuke, arrasado com a morte de sua mestra Genkai e, especialmente, com o fim da vida de seu grande amigo Kuwabara. No outro corner está um verdadeiro monstro chamado Toguro, responsável pelas mortes citadas e famoso por sua descomunal força. O garoto queria não apenas a vingança, mas buscava uma paz interior. O brutamontes queria assegurar seu posto de maior força existente e, se possível, encaminhar o rapaz para igual destino ao dele.

Este episódio em específico de YuYu Hakusho é tão interessante quanto a vã premissa ousa pressupor. O dito no parágrafo acima poderia servir como uma bela introdução ao mesmo, mas o capítulo em si não ficou apenas nisto. O Yusuke se culpava. Desejava seu próprio sumiço. A razão para tanto estava no fato de ele não ter conseguido salvar a vida do Kuwabara, em um momento no qual sua luta ante o Toguro estava quase que totalmente entregue ao brutamontes em questão. Era uma passagem interna muito penosa para o personagem em si, que visivelmente estava bem abalado.

Toguro em dúvida...
Por sinal, o Toguro exalava total convicção na vitória. Amparado por sua imensurável força e potencialidade de combate, tal criatura sempre desejou enfrentar alguém como o Yusuke. Mas, para ele, o que importava era o nível de combate e o quão longe tal característica poderia levá-lo em sua vida. Suas palavras entoavam uma espécie de doutrina, na qual o mundo deveria ser regido pelo ser vivo mais poderoso. Para o Toguro, a palavra "medo" não tinha um amplo significado.

Contudo, o episódio conseguiu alinhar muito bem tais linhas de pensamento tão distantes entre si. Isto porque o momento clamava por isto. A convicção sentimental estava totalmente com o Yusuke, enquanto o espírito da doutrina se colocava ao lado do Toguro. Pode-se dizer que, apesar de aparentar, este embate na final do Torneio das Trevas não foi uma expressividade da eterna guerra entre o bem e o mal. O que estava em jogo, com tal luta, era unicamente uma visão da realidade. Os momentos mais importantes do combate evidenciaram tudo isto muito bem, dando desde cedo garantias para um final apoteótico e consagrador ao vencedor de tamanha peleia.

O sexagésimo quarto episódio de YuYu Hakusho foi especial assim, do início ao fim. Com um embate repleto de clichês, tal capítulo soube prender a atenção justamente pelas características aqui apresentadas. Embora seja verdade que um dos motivos para o ressurgimento do Yusuke na contenda tenha se mostrado uma farsa no episódio seguinte, a verdade é que a prerrogativa não perdeu seu imenso valor. Sem a menor sombra de dúvidas, este foi um episódio deveras digno de um anime que soube deixar a sua marca.

E começa a corrida rumo aos cem porcento de força...

Momentos...


"Um momento delicado e crucial para o episódio em si..."


"A dor por se sentir culpado aumenta o próprio poder..."


"As lembranças de alguém que merecia ser protegido..."


"A última grande conversa em meio à batalha..."


"Contrastando a admiração antiga e o ódio atual..."


"A fúria e o ódio em um golpe..."


"Resultado de um golpe certeiro..."


"Toguro e seus cem porcento, pela primeira vez na vida..."


"A energia condensada é poderosa demais..."

YuYu Hakusho - Episódio #64
"A última batalha!"

Tudo em homenagem ao grande vencedor...
Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!