Em pauta!

sábado, agosto 09, 2014

Opinião - A temporada de julho'2014 e perspectivas...

Hora do saque! 
Uma temporada para os mais variados gostos...

Pode não ser um período no qual grandes obras sejam a maioria em número e qualidade, mas também não é uma temporada na qual reine absoluto um dois gêneros ou que, em outra hipótese, apenas públicos distintos sintam-se privilegiados na mesma. Assim está sendo o ciclo de animes pertencente à julho'2014, no qual somam-se algumas obras oriundas de abril'2014 e que, no escopo geral, acaba perfazendo um panorama bem interessante de ser visto.

De uma maneira direta, existem aqui muitos animes que merecem conotação e atenção. Tratam-se de obras que não chegam à ser peculiares ou ímpares, mas que demonstram possuir elementos fortes o bastante para reter e proliferar a atenção concedida às mesmas com veracidade. É a chamada filosofia da mistura de diferentes tópicos, temas e gêneros, que acaba agradando uma gama considerável de pessoas. Por mais que seja verdade o fato de existirem animes que acabam ficando abaixo de quaisquer perspectiva, o outro lado desta moeda também se faz existir com rigorosidade.

No que tange à este humilde blogueiro estão sendo vistos dezesseis animes da presente temporada que, somados às seis obras que continuam desde abril'2014, resultam em um total de vinte e dois títulos sendo assistidos. É importante salientar, contudo, que nem sempre grandes quantidades de animes sendo vistos chega à equivaler na qualidade dos mesmos ou até na falta de tal característica (entenda-se por qualidade o conjunto dos atributos pessoais que tu mais aguarda em uma obra, uma média acentuada de acordo com seus atributos técnicos apresentados ou um resultado oriundo de ambas as possibilidades).

O amor é lindo...
Deste total apresentado, os animes Ao Haru Ride e Aldnoah Zero aparecem no topo da temporada julho'2014, muito disto devendo-se à fatores bem expressivos e interessantes. Enquanto o primeiro título citado é convidativo o bastante para uma estória shoujo realmente chamativa e muito bem trabalhada (contando com um elenco muito propício para tanto), a segunda obra apresenta elementos de guerra e desvirtuação humana (com mentiras, traições e afins) que sabem realmente levar a prerrogativa do enredo cada vez mais adiante. Não são animes perfeitos, mas tratam-se de títulos que valem uma forte e merecida indicação.

Entre estes dois animes há outro que completa o pódio desta temporada até o momento. Ao se fazer a somatória com as obras em exibição desde abril'2014, o nome Haikyuu!! acaba despontando com irrefutável categoria. O esportivo anime apresenta explicações e técnicas do vôlei devidamente bem trabalhadas. É bem verdade que, em dados momentos, algum exagero ou sobressalto tende à aparecer no anime. Contudo, o conjunto geral da obra é mais do que satisfatório e a sequência positiva de episódios chamativos e empolgantes ajuda (e muito) a dar veracidade extrema para tal frase.

Entretanto, se a listagem contemplar unicamente os animes que iniciaram em julho'2014, então o pódio passa à ser completado pela grata surpresa de nome Gekkan Shoujo Nozaki-kun. O título, em algumas oportunidades, chega à abusar de sua sinceridade no roteiro ao tratar o dito shoujo de uma maneira mais branda e deveras bem humorada. O ponto positivo desta obra recai, de maneira imediata, aos seus diálogos simples e objetivos que, somados à irreverência e naturalidade de seu elenco, acabam propiciando um cenário muito carismático e interessante de ser observado. Sem a menor sombra de dúvidas, este é um anime também muito digno de atenção.

Destruição iminente...
Em uma lista que contempla vinte e dois animes na sua somatória geral, é possível aqui frisar que os demais títulos se fazem presentes em outros blocos bem distintos. Este é o exemplo no qual recai, por exemplo, os animes Sailor Moon Crystal, Akame ga Kill!, Mahouka Koukou no Rettousei, Free! Eternal Summer, Jojo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders, Glasslip, HanayamataRokujouma no Shinryakusha!?, Baby Steps e Fate/Kaleid Liner Prisma Ilya 2wei!. Neste grupo estão as obras que também merecem atenção, cada qual à sua maneira. De forma distinta e honesta, são animes que podem cativar por um enredo bem trabalhado, por um visual interessante, por terem elencos carismáticos ou a união de vários destes fatores.

Os oito animes restantes perfazem um bloco mais tímido, concentrando as obras que tanto podem chamar mais a atenção daqui em diante como também, de alguma maneira, talvez decaiam consideravelmente (em uma linha opinativa bem pessoal). Captain Earth, Rail Wars!, Shirogane no Ishi: Argevollen, Yama no Sususme Season 2, Abarenbou Kishi! Matsutarou, Yami Shibai 2, DRAMAtical Murder e Ai Mai Mi Mousou Catastrophe fazem parte deste grupo. Algumas destas obras tem agradado, mas outras apenas seguem o caminho contrário. À princípio, alguns dos animes aqui presentes deverão, em algum momento, deixar de serem vistos (por diferentes razões). De momento, todos estes seguem sendo acompanhados.

É provável que você se questione sobre a ausência de nomes como Sword Art Online 2, Love Stage!!, Zankyou no Terror e Barakamon. Estas obras, ao exemplo de inúmeras outras, não estão sendo vistas pela minha pessoa (não neste momento em específico). Por isto, listá-las em quaisquer um dos grupos acima soaria extremamente indigno (mas seus nomes escondem links para alguns blogs parceiros com textos sobre tais obras). De outra forma ainda falta estrear Hanamonogatari, sendo este um anime que já estava listado para ser visto.

Sentimentos escondidos...
No contexto geral, a temporada de julho'2014 está bem atrativa. A mesma contém obras que podem agradar diferentes camadas de público e similar níveis de exigência. Ainda assim não existem garantias da mais plena satisfação. Tudo depende, unicamente, daquilo que cada pessoa busca e se a obra atenderá (ou não) tais perspectivas. Tal como se fez mostrar em alguns parágrafos acima deste, o ponto de vista do NETOIN! é apenas mais um no imenso mar da blogosfera brasileira sobre animes, não contendo a verdade absoluta e nem tão pouco o menosprezo para algum título ou análise externa em específico.

As opiniões variam em demasiado e, com grande honestidade, este é um ponto extremamente positivo. Quanto mais variados forem os pontos de vista, maiores serão as chances de você analisar por si tantos pontos de atenção ou impacto quantos forem necessários ou presentes. Isto deve ser frisado com extrema valia pois, da mesma maneira que a minha pessoa exaltou uma curta e sincera linha opinativa neste texto, nada impede que você também o faça.

É interessante ponderar sobre isto de maneira bem justa, nobre visitante. Por isso, fica válido o convite para que você exponha seu ponto de vista sobre a atual temporada na área de comentários, onde poderás deixar claro quais são os títulos que mais lhe valem apreço ou desprezo, bem como também quaisquer tipo de ponto crítico será bem-vindo. Caso prefira fazer algo mais extensivo, mande um e-mail para [blognetoin@gmail.com] e o mesmo poderá ser respondido aqui no NETOIN! em um post futuro (sobre este tema).

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Yo, Cacá-dono!
    Dos que estou assistindo, acredito que faria uma lista mais ou menos assim:

    Excelente
    Gekkan Shoujo Nozaki-kun
    Haikyuu!!
    Hunter x Hunter (2011)
    --------------------------------------
    Ótimo
    Aldnoah.Zero
    Ao Haru Ride
    Fate/kaleid liner Prisma☆Illya 2wei!
    Mahouka Koukou no Rettousei (Considerando apenas o segundo cour)
    Nobunaga Concerto
    ---------------------------------------
    Bom
    Akame ga Kill!
    Bishoujo Senshi Sailor Moon: Crystal
    Dragon Ball Kai (2014)
    Sword Art Online II
    ---------------------------------------
    Mediano
    Glasslip

    Você basicamente falou tudo a respeito dos animes que estou assistindo e concordo com praticamente tudo, principalmente Nozaki-kun e Haikyuu!! Me doeu colocar Glasslip como mediano porque estou gostando, mas não sei se a obra merece uma recomendação boa por enquanto, quando terminar de assistir tudo acredito que poderei opinar melhor.

    Outros três animes que comecei a ver e coloquei em on hold tirando também da lista acima foram Rail Wars, Tokyo ESP e Argevollen. O primeiro e segundo gostei bastante, mas optei por assistir posteriormente porque outros títulos da temporada me deixaram com uma maior expectativa do que vai acontecer, mas não é por causa de roteiro ou algo técnico, é apenas visando minha diversão. Argevollen me pareceu bem genérico, até por já ter visto muito mecha, mas meu motivo de deixar pra depois é porque não parecia que acontecia muita coisa em um episódio, então vou deixar pra ver tudo de uma vez que aí recebo bastante informação e surto mais (ou não lol).

    No mais, recomendaria muito você assistir Nobunaga Concerto lá no Crunchy quando tiver um tempo, Carlirio. Pra mim, é tão engraçado como Nozaki-kun e ao meu ver tem uma direção excelente porque consegue equilibrar bem a comédia com uma história séria visto que não deixa de ser uma história de guerra por mais sátiras que a obra procure fazer. Além de toda história maluca, achei genial fazerem um anime em Full CG recontando uma parte da história da era Sengoku, na hora eu quis ver como seria um Japão Feudal em full CG! Fora isso, você sabe que vejo muito animê por causa de seiyuu e neste também não foi diferente porque contar com Mamoru Miyano, Nana Mizuki, Yuki Kaiji e Aoi Yuuki como personagens principais do elenco não é pra qualquer anime, então "fui obrigada" a assistir lol Pode não ser o melhor animê da temporada, mas diria que é facilmente o melhor entretenimento de longe.

    Bom, acho que é só, qualquer coisa mando um e-mail ou volto aqui hahahahaha Até mais e boa semana ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tem-se uma listagem bem interessante de sua parte, amiga Nayara.
      Existem aspectos bem similares entre nossos pontos de vista e outros um pouco distantes, mas o fato é que esta troca opinativa é benéfica em larga escala para ambos (e também paratodos que lerem o post e vosso comentário).

      Glasslip não chegará ao nível de satisfação que obras como Nagi no Asukara ou True Tears me atingiram, mas o anime ao menos tem me forçado a tentar entender as motivações por detrás de seu elenco, em especial de certo rapaz cujo nome não precisa ser mencionado.

      Possivelmente, Rail Wars! e Argevollen ficarão [on hold] em meu conceito, basicamente pelas mesmas razões que levou tu a executar tal ação, nobre. Yami Shibai 2 e Yama no Susume 2 são curtos em suas essências, então quanto à isto não existem maiores problemas.

      Deveras, o segundo cour de Mahouka é quase um anime à parte de sua facção inicial, o que realmente me alegra muito. Nozaki-kun e Hanayamata são as gratas surpresas da temporada para mim, com toda a alegria possível. Ao Haru Ride e Aldnoah Zero me encantam deamsiadamente, ao passo no qual Haikyuu! está situado junto à estas duas obras, com total merecimento.

      No mais, aguardar é preciso (a frase clássica voltando com força).

      Obrigado pelos votos e os desejo para ti também, nobre Nayara.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!