Em pauta!

domingo, agosto 24, 2014

[N! Drops] Ago'2014 #43: avaliando a temporada de julho'2014

Momento da cortada suprema (imagem do anime Haikyuu!!, episódio #21).
Não são prioridades, mas há relevância...

É sempre interessante (e justo) que um blogueiro mantenha algum vínculo com quem visita o seu espaço na internet. Uma vez que crer nesta frase é algo que minha pessoa tem por instinto de longa data, a chamada para este curto post é ainda mais válida. Isto porque é chegado o momento de se ranquear, mesmo simploriamente, os animes que estão sendo exibidos na atual temporada (julho'2014), dentre aqueles que estão sendo assistidos pelo humilde dono do NETOIN!.

De maneira interessante, este post também serve de iniciação para o texto que em breve aparecerá por aqui, uma vez que tal será sobre as aberturas e encerramentos de destaque da temporada. Enquanto estas águas não correm pelo rio adentro, a oportunidade é para a aplicação de notas às obras que estão sendo vistas.

Não é necessária uma convenção propriamente dita, até porque o que será necessário salientar já se encontrará devidamente discriminado no ranqueamento mais abaixo. A lista estará composta por vinte e três animes (somando-se os que iniciaram-se na temporada de abril'2014 e que continuam em exibição). Os mesmos estarão separados por grades (que são as notas arredondadas) e listados por ordem alfabética dentro de seus respectivos grupos. Algumas observações seguirão em anexo.

Momento do bloqueio supremo (imagem do anime Haikyuu!!, episódio #21).
Grade #1
Aldnoah Zero, Ao Haru Ride, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Haikyuu!!.

* Relato - quatro temáticas diferentes compõe este grupo distinto, no qual o romance consegue balancear-se amigavelmente com uma comédia pautada no shoujo, com uma ambientação de guerra interplanetária e com uma obra de enredo mais voltado ao esporte. Diga-se de passagem, Haikyuu!! continua bem digno de todo e qualquer elogio, graças à mais um episódio vibrante. Os outros três animes também se saíram muito bem na semana, com destaque para Aldnoah Zero e sua chamada para uma situação que aparenta ser irremediável.

Grade #2
Akame ga Kill!Free! Eternal Summer, Hanamonogatari, Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders, Mahouka Koukou no Rettousei, Sailor Moon Crystal.

* Relato - Hanamonogatari teve um início quase avassalador, com uma chamada digna não apenas ao universo de Monogatari como também pelo capricho visual extremamente bem-vindo. Mahouka continua à manter-se neste grupo graças a uma evolução que a obra tem experimentado desde o início de sua segunda metade. Jojo's, que já esteve em alerta, agora se encontra chamando bem a atenção novamente. O pessoal da natação de Iwatobi segue em sua incursão dentro do modal slice-of-life. As guerreiras lunares não apareceram na semana, mas fica no ar a espera para o episódio que aparecerá no próximo sábado.

Grade #3
Baby StepsFate/Kaleid Prisma Ilya 2 Wei!, Glasslip, Hanayamata, Rokujouma no Shinryakusha!?.

* Relato - talvez o grupo mais definido, uma vez que as obras aqui presentes divertem sem grandes apelações (sem mostrar nada acima dos que seus enredos propõem-se à mostrar). Rokujouma e Prisma Ilya usam muito do dito fanservice em seus episódios, mas isto não entra como um demérito. Glasslip tem forçado demais a mente à trabalhar. Baby Steps continua com uma boa credencial (e um dos melhores protagonistas da temporada). Mas é Hanayamata que continua sendo o grande destaque deste selecionado de animes, pois é sempre bom dar espaço para a fofura visual (ainda mais quando a ambientação e o enredo auxiliam para a causa).

Grade #4
Abarenbou Kishi! MatsutarouCaptain EarthDRAMAtical MurderYama no Susume 2.

* Relato - títulos que alternam em demasia altos e baixos, algumas vezes até abusando de tal patamar. Um  bom exemplo é Matsutarou, cuja credencial inicial foi muito boa mas que tem se perdido dentro disto a cada novo episódio (o anime não consegue mais divertir tanto). Os outros três animes do grupo conseguem se colocar em um degrau acima da obra com o preguiçoso lutador de sumô, sendo que DRAMAtical Murder tem melhorado consideravelmente.

Grade #5
Ai Mai Mi Mousou Catastrophe, Rail Wars!, Shirogane no Ishi Argevollen, YamiShibai 2.

* Relato - este é o grupo do risco absoluto. Dois dos animes acima citados já foram deixados de lado após esta semana que passou. As outras obras seguem em risco de irem para o mesmo caminho. YamiShibai 2, infelizmente, entra como a grande decepção deste blogueiro para a temporada em si.

Momento da superação total (imagem do anime Haikyuu!!, episódio #21).
Nobre visitante, participante desta troca opinativa destacando, 
na área de comentários, os seus pontos sobre este post e o 
próprio ranqueamento que tens da atual temporada de animes.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

3 comentários:

  1. Antes eu assistia quase todos, mas muitos me davam "tédio" e por isso parti a ser mais seletivo nas temporadas, até porque exige tempo. E ainda assim, há sempre obras que impressionam e desapontam.


    Serei breve:
    Droppei: Adnoah Zero, Dramatical Murder, Captain Earth, Mahouka, Tokyo ESP, Re: Hamatora.


    Ainda posso voltar a ver: Haikyuu e Baby Steps.
    Não que eu não tenha gostado de Haikyuu, mas ele desenvolve muito a parte humana e deixe de lado o evento esportivo (o que mais queria), pelo menos até o episódio 13.


    Estou acompanhando, mas estão ruins:
    Tokyo Ghoul: facepalm!
    Glasslip: ritmo cada vez mais lento e desapego pelos personagens monótomos, só estou acompanhando pelo evento sobrenatural que pode surpreender no finale.


    Medianos: SAO 2, eu gostei da pegada mais madura que a série ateu, diria que evoluiu, mas não prezo esse tipo de obra.
    Kuroshitsuji Book of Circus: Eu vi até o 4 episódio, mas está mais interessante que as outras duas, só do fato de serem 10 episódios me deu um alívio, porque significa que vão desenvolver bem rápido e sem lero-lero.
    Yami Shibai: Anyway, eu gosto do ambiente, mesmo as histórias não sendo aterrorizantes, eu gosto dos sons e dos diálogos.
    Akame ga Kill: eu não simpatizei muito, a trilha sonora é horrível, dói os ouvidos! Me desapontou bastante esse, porque o trama tinha muito potencial e mesmo que empenham no meio da temporada, isso mancha a obra como um todo, isso se ela evoluir!


    Bons: Gekkan Shoujo Nozaki-Kun, Ao Haru Ride, Barakamon (Meu favorito) e Majimoji Rurumo, (Me surpreendeu, o humor é constante), em geral são sempre os slice of life e comédias que eu gosto mais, porque é uma experiência agradável e divertida!


    Ótimos: Zankyou no Terror, muito promissor, todos aspectos técnicos impecáveis e o roteiro é surpreendente!

    ResponderExcluir
  2. Meus comentários liberados, vamos a retificação do texto que afirmei no face que havia escrito para essa postagens(agora é outro, mas o teor é quase o mesmo).

    De seu grupo 1 eu não vejo nem Aldnoah e Haikyuu!, e Ao Haru Ride não é dos melhores shojou que vi, mas segue com um ritimo interessante e desta temporada fraca vem mesmo se destacando. Gekkan que surpreende e fica a cada dia melhor, e diferentemente do que geralmente acontece em comédias as piadas ainda não caíram na mesmice ao se repetirem. Coloco no meu Top 3 junto com duas não citadas por ti, Zankyou no Terror(esse atualmente me deixando um pouco preocupado com seu futuro) e com Barakamon(outra ótima comédia da temporada).

    Da sua grade 2 não estou vendo Sailor, JoJo e Free!. De Hanamonogatari sou até suspeito de falar porque sou fã da série e esse especial teve todas as características normais e que são o marco da mesma, por isso gostei bastante, mesmo sentindo a falta de uma certa interatividade de outros personagens. Concordo que Mahouka evoluiu muito nesse seu segundo arco, e acho que isso se deu principalmente porque as explicações sobre as funcionalidades dos "sistemas" diminuiu um pouco para dar lugar a mais ação. E por fim Akame ga Kill até melhorou nos dois ultimos episódios, mas ainda esta abaixo de uma série que era tão vangloriada antes de seu ínicio.

    Da sua grade 3 não vejo Baby Step e Fate/Illya. Hanayamata se destaca como disse, acho que mais pela sua simplicidade e objetivo das garotas além de sua fofura é claro. Rokojouma segue o padrão de varias comédias harem desse tipo e cumpre perfeitamente com o que oferece que é diversão sem que se espere um grande roteiro. Agora Glasslip tenta forçar emoção em momentos que isso não existe e deixa a desejar quando acontece. Sinceramente de bom só os ótimos desenhos que já é famoso do estúdio, mas verei até o final, mesmo com vontade de dropar.

    Da sua grade 4 não estou vendo nenhuma das séries e da 5 apenas Rail Wars! que coloco em nível igual ao de Rokoujouma. ainda incluiria no mesmo nível Locadol e Sabegabu, sendo essa segunda até um pouco melhor que as citadas.

    E faço um aparte a Tokyo Ghoul(que não esta na sua lista) que melhorou um pouco, mas acho que esta sendo uma história trabalhada com muitos erros no roteiro, podendo aproveita-la melhor. Tambem estou vendo Seirei Tsukai no Blade Dance e Tokyo ESP, mas não são lá grande coisa, é apenas para matar o tempo enquanto espero outras séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Em meu ponto de vista esta temporada está bem digna de atenção. Não a acho fraca sob nenhuma hipótese. Mas tudo possui muitos direcionamentos diferentes e, talvez, a minha linha de raciocínio assim mereça ser colocada.

      Ao Haru Ride é uma de minhas obras preferidas da temporada e, até aqui, top'10 no ano fácil. Acho incrível e singelo este shoujo anime. Aldnoah Zero e Gekkan seguem muito bem...

      Mahouka está realmente muito digno de atenção. Tenho, para mim, que Hanamonogatari está dentro do que eu esperava da obra. Hanayamata é meu alicerce de fofura da temporada. Baby Stpes e Haikyuu! se saem muito bem como animes de esportes que são...

      No geral, seu ponto de vista é bem válido e interessante, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!