Em pauta!

domingo, dezembro 06, 2015

[Semanal] One Punch Man #10: perigo inédito

A chamada oficial.
A ameaça que vem do cosmos...

Antes de mais nada, é necessário aqui enfatizar que o décimo episódio de One Punch Man abriu mão daquele ar humorístico, solidificando tal espaço para conversas que deixaram em xeque como trabalha a Associação dos Heróis, além de colocar em evidência que mesmo os guerreiros de nível S não são totalmente confiáveis (quanto os humanos do anime assim faziam presumir). Não que isto venha a representar alguma novidade de peso, mas é bem importante deixar o escopo frisado e em foco.

No início, uma ameça ancestral (sendo este um verdadeiro dinossauro super crescido) queria aproveitar a derrota do Rei do Mar Profundo para reivindicar a Terra dos humanos. Mas a Tatsumaki, heroína de nível S com uma altura singular (e muito provocativa em suas palavras), reapareceu na obra após vários capítulos para mostrar um pouco de seu poder. Engana-se, porém, se você imaginar que apenas ela apareceu. A verdade é que o maior escalão da Associação dos Heróis foi chamado, na totalidade, para uma reunião extraordinária. A pauta não poderia ser outra, pois o planeta corre grande perigo.

Neste tópico é que se faz entrar a grande "carta detrás da manga" do episódio em pauta. Tudo isto porque a tal ameaça é especulativa, provinda de uma vidente que acabou acertando as visões que já havia feito, mas faleceu ao fazer a última e mais aterrorizante previsão, descrita simploriamente como "a Terra está em perigo". Entrando na reunião dos heróis de nível S à convite do Silver Fang (Bang), o Saitama demonstrou possuir total desconhecimento sobre tal pessoa, embora tenha aparentado gostar da premissa em alto nível. Contudo, o que não se podia imaginar é que a citada "profecia", antes especulada para ocorrer em um máximo de seis meses, acabaria se tornando fato em questão de poucos minutos durante a mesma reunião.


 Uma ameça repentina e a chamada para uma ameaça maior...

...que na verdade era mesmo bem maior, em todos os sentidos.

O ponto crível do episódio esteve presente em duas esferas, que acabaram interligando-se harmoniosamente. A primeira dela apresentando um pouco mais dos heróis de nível S (incluindo o quanto eles são diferentes entre si) e como eles não possuem o costume de trabalhar em conjunto, mostrando até o certo "desdém" que alguns deles possuem pela Associação e suas diretrizes. A segunda, contudo, foi direcionada unicamente ao Saitama, que buscou agir sozinho e ir atrás de deter a nova ameaça (que destruiu mais de noventa e oito porcento da Cidade A em poucos segundos), agindo como ele mais gosta (na busca de um inimigo que realmente lhe satisfaça em combate). Nas duas esferas, a somatória entre as explicações do enredo e os diálogos dos personagens teve um resultado positivo.

Uma ameaça de grande valia, finalmente, pairou no universo de One Punch Man. Difícil é mensurar se tal perigo está realmente à altura daquilo que o Saitama procura (ou quanto tempo durará com o herói). Outro ponto de interrogação está nos habitantes da Terra, se uma vez mais tratarão o protagonista da obra como um trapaceiro e similares. É importante destacar a dúvida sobre a força da Tatsumaki e de guerreiros como o Samurai Atômico (que soube destratar o Saitama) e o King (este último aparenta ser bem respeitado pela comunidade de heróis). Todos estes pontos interligados fazem, desde agora, a premissa real deste anime para os seus dois episódios finais que se aproximam.

Notável aqui mencionar que o anime mantém sua parte técnica constante, desde o primeiro episódio, mesmo que alguns vacilos mínimos possam ser percebidos (como um frame no olhar do Genos na segunda metade deste décimo capítulo, por exemplo). No mais, One Punch Man segue como uma experiência visual das mais bem-vindas da animação japonesa em 2015, como um anime que merece atenção e ser visto com  demasiada alegria.

E assim se segue...

Momentos
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Heróis de nível S em suas próprias conformidades..."


"O Saitama sendo duplamente destratado na sede da Associação de Heróis..."





"A reunião e alguns de seus integrantes..."


"A carta da 'profecia' e a atenção dos presentes à mesa..."


"Uma nova definição para a palavra 'coadjuvantes' está aqui..."


"Uma estranha e perigosa criatura..."


"As inspirações de um herói nível S..."


"A face do perigo..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. PRa quem já leu o mengá, teve vários momentos de humor sim no episódio, só que só mais pra frente você entende e provavelmente o anime não vai até lá. Então obrigadaço Madhouse por entender e fazer ao anime para quem leu e quem não leu o mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Confesso para ti, nobre Evilásio, que eu não tive a impressão do humor frenético neste episódio, sendo esta uma característica bem presente nos demais capítulos da animação.
      Porém, bem como enfatizei no post, não foi algo ruim (ao contrário), dada a temática deste episódio.

      E certamente, a Madhouse está sendo digna de muitos elogios à frente técnica desta animação.


      Até mais!

      Excluir
  2. As lutas do próximo episódio são o teste de fogo final para Madhouse. Se, por enquanto, na minha visão, está 2-1 (A luta entre Genos e Saitama foi bem animada, enquanto a destruição do meteoro e Sonic vs Saitama deixaram a desejar em comparação ao mangá), o próximo episódio é pauleira o tempo inteiro e a Madhouse terá de mostrar sua potência.

    Como leio o mangá, queria frisar aqui (sem, no entanto, deixar spoilers) que prestem atenção no que o Saitama disse: "Se a ameaça tem previsão de acontecer em até seis meses, pode ser no minuto seguinte ou, de fato, só daqui há seis meses". Uma ameaça alienígena é algo terrível, como disse o membro da Associação, nível Deus, mas também pode não ser a ameaça da profecia (ou pode...).

    Enfim, só pra deixar quem acompanha somente o anime com a pulga atrás da orelha.

    Só pra finalizar o comentário, que eu saiba essa primeira temporada de OPM terá 13 episódios e uns OVA's complementares, inclusive um deles já saiu em PT-BR, seria legal se você resenhasse :). E OPM também foi anunciado pela Panini para o ano que vem, ou seja, comecem a sangrar os bolsos para comprar essa grande obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Quero muito continuar absorto pela sensação que o anime está a me provocar, nobre. Especialmente se levar em consideração o fato de que não estou lendo o mangá da obra em pauta. Porém, acho que faz muito sentido vossa observação.

      Bom, segundo o AniList e o MyAnimeList, One Punch Man terminará com 12 episódios apenas. Mas, independentemente disto, planejo sim analisar os OVAs deste anime, tão logo eu os veja.

      Muito agradecido pela sua visita e comentário, nobre.


      Até mais!

      Excluir
  3. Acho que eu haveria de tirar bons risos se a legenda tivesse o nome dos personagens que são redundantemente propositais,
    Quando apareceu aquela nave eu fiquei tipo caraaaaalho, não sei mas acho, só tenho um leve pressentimento de que essa batalha agora vai ter alguma graça para nosso jovem saitama.
    Mais um bom episódios One Pounch Man se mantém bem estável. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Este décimo episódio foi realmente estável...
      Aliás, acho que esta é a palavra que melhor define o anime em si...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!