Em pauta!

terça-feira, dezembro 22, 2015

[N! 9 Anos] Confraternização! É o nono aniversário do blog!

A chamada derradeira.
Chegou o momento...

Foi no ano de 2006, no dia 22 de dezembro, que o NETOIN! havia oficialmente nascido. Com uma concepção original simples e nada extravagante, o blog buscava ser um tipo de "diário digital", contendo apenas posts sobre os mais variados temas, sem um foco previamente estabelecido. Nobre visitante, saiba que até mesmo ocorrências de cunho mais político tiveram vez por aqui, naqueles poucos últimos dias do citado ano.

Se 2006 foi um pontapé, 2007 acabou sendo um tipo de limbo para o blog. O citado ano sequer teve trinta posts publicados. Porém, foi nele que surgiram as duas primeiras parcerias desta casa, com dois blogs que atualmente não mais existem, sendo que ambos se tratavam da cultura japonesa em si. O primeiro era chamado de Subete Animes, administrado pelo jovem amigo Leandro Nisishima.  Por sua vez, o segundo tinha The Key of the Broken Hearts como nome, sendo então levado adiante pelo jovem Alberto "De Cyber". Tais parcerias foram muito importantes, tanto para o presente de momento do blog quanto para o futuro do mesmo.

Com sinceridade total, o ano de 2008 é que representou o real início do NETOIN!. Foi nele que adotou-se a cultura japonesa como temática principal do blog. Os posts de outros temas acabaram sendo movidos para um tipo de blog co-irmão, chamado então de NETOIN! Mais!. Neste mesmo ano, este espaço na internet acabou não apenas realizando novas parcerias, como também começou a publicar textos de maior relevância ao tema enfim definido como único, perfazendo um total que passou dos cento e trinta posts ao final de tal período.

Tudo tem de ser comemorado.
O ano de 2009 foi um verdadeiro divisor de águas para o blog, em especial no segundo semestre. Nobre visitante, o NETOIN! esteve muito próximo de ser encerrado em tal período, devido à certos problemas de ordem pessoal. Poucos posts, inspiração em baixa, vontade mínima, dentre outros fatores, também auxiliaram no processo de uma descontinuidade que, por pouco, não acabou se tornando verídica. Contudo, 2009 teve também os seus pontos positivos, pois foi nele que pela primeira vez a minha pessoa participou de um trabalho em conjunto com outros blogueiros, na criação de um blog chamado Kotatsu Shinbun. Nomes como o do Leandro Nisishima, Thiago Cardoso (que na época tinha o blog Gajin Br) e Denys Almeida (este do blog Gyabbo!), entre vários outros, estiveram juntos em tal empreitada.

Deste ponto em diante, o NETOIN! acabou experimentando um crescimento real em todos os sentidos possíveis. Foi em 2010 que tal elevação teve seu início, com uma série de posts sendo publicados em baixo período de intervalo entre os mesmos, além de várias seções terem sido nele criadas. Por sua vez, o ano de 2011 representou um estágio ainda mais avançado nestes aspectos, com o início da participação em podcasts (percurso este iniciado graças ao nobre Evilásio, dono do blog Anime Portfólio na época). O auxílio de pessoas como a Roberta (do site Elfen Lied Brasil) acabou sendo ainda mais do que bem-vindos. O segundo semestre de tal período, com a participação em diversos eventos promovidos pela blogosfera animística brasileira, tendo como ponto alto o Encontro de Blogueiros realizado em São Paulo/SP, teve igual e importante representatividade.

O ano de 2012 manteve a base de trabalho estabelecida no ano anterior, com o adendo de novas seções no blog e o início da manutenção de posts publicados diariamente. Uma experiência deveras arriscada, principalmente ao se levar em consideração os desafios de se conduzir um blog totalmente sozinho. Tal ano ainda contou com outro Encontro de Blogueiros, desta vez realizado em Porto Alegre/RS. Por sinal, 2013 manteve totalmente este aspecto dos posts diários, além de ter sido neste ano que o NETOIN! acabou tendo um domínio próprio, que perdura até hoje (e assim deverá continuar por algum tempo). A manutenção das seções existentes, o adendo do aumento considerável no número de visitas e comentários e a consequente quebras seguidas de recordes internos, acabaram sendo o grande ponto positivo de tal ano.

Planejar é sempre importante.
O ano passado, 2014, manteve tudo isso que foi citado sobre 2013. Novos visitantes, a adesão dos guests posts como uma forma bem-vinda das pessoas opinarem com maior propriedade, além das novas quebras de recordes, resultaram no NETOIN! ter seu nome assegurado no roll da blogosfera animística brasileira. Distante do topo, obviamente, mas com seu lugar assegurado dentro de uma perspectiva humilde, porém consolidada. Por sua vez, 2015 foi o ano no qual paradigmas tiveram de ser enfrentados. A ideia dos posts diários teve de ser revista, após problemas pessoais no final do primeiro trimestre de tal ano. O reconhecimento do nobre Gabriel Fernandes (redator do Crunchyroll Brasil), citando o NETOIN! como um dos blogs de referência no cenário brasileiro, fez com que a minha pessoa pensasse na responsabilidade que tal fato outorgara a este espaço na internet.

Agora, após ter lido sobre a cronologia do NETOIN!, é possível que você esteja se perguntando sobre o futuro deste blog/site, nobre visitante. É bem verdade que o mesmo seja ainda mantido como um tipo de passatempo saudável, sem retorno financeiro e de maneira ainda assim responsável. Tendo por base tudo aquilo que a minha pessoa conquistou nestes nove anos de blog, principalmente no que tange às novas e ricas amizades (além do reconhecimento deste espaço), pode-se aqui afirmar que o NETOIN! ainda durará um bom tempo. É claro que tudo aquilo que se inicia possui um final, mas com a marca dos dez anos de atividades começando à se aproximar, seguramente este espaço na internet haverá de se manter fiel à causa proposta.

Presentear e receber presentes é muito importante.
E quando se faz aqui falar das amizades conquistadas, o natural seria apenas pensar em outras pessoas que também atuam em seus blogs e sites similares. E isto, em si, já seria deveras representativo o bastante. Porém, a verdade é que isto vai além, ao nível de se conceituar que "o bom foi melhorado". Graças à este humilde espaço na internet, alguns visitantes do mesmo acabaram se tornando amigos "próximos" de minha pessoa, sendo que tudo isto acabou se solidificando na maior recompensa que este humilde blogueiro poderia querer ter com o NETOIN!.

Nas comemorações deste nono aniversário, uma fórmula simples que vendo aplicada desde 2013 foi repetida, de maneira ampla e satisfatória. Algumas pessoas, então convidadas para fazerem textos especiais dentro das temáticas propostas para tais, aceitaram o chamado e fizeram textos excelentes, dignos da mais alta apreciação possível da sua parte, nobre visitante. Por mais que tais posts especiais ainda não tenham se findado, os que já foram publicados não apenas deixaram a minha pessoa totalmente contente, como altamente esperançosa sobre o que deverá aqui aparecer dentro de trezentos e sessenta e seis dias, nas comemorações pelo décimo aniversário desta casa (pois 2016 será um ano bissexto).



...depois foi relembrando de Elfen Lied e falando sobre Aishiteruze Baby...


O ano de 2015 ainda não se findou. Falta um pouco mais de uma semana para que o atual período se converta em lembranças. Neste meio tempo, posts de importância ainda haverão de serem publicados nesta casa. Mas, com a maior franqueza do mundo, a minha pessoa se sente muito felizarda com aquilo que já conquistou graças à este passatempo na internet. É um chamariz de prosperidade e alegria, em meio às turbulências que o cotidiano tem reservado à este humilde blogueiro.

O trabalho continuará. O ano de 2016 logo estará chegando e, com ele, novas perspectivas e ideais haverão de fazer parte do dia-a-dia deste lar na internet. E se hoje o NETOIN! está chegando ao nono aniversário isto se deve à cada pessoa que confiou/confia no trabalho de minha pessoa, a cada blog/site parceiro que estendeu sua amizade para/com este blog, a cada amizade feita graças ao próprio e à você, nobre visitante, que sempre aqui visita e comenta. A extensão dos agradecimentos vai para todos aqui citados, sem exceção à ninguém.

Que esta data comemorativa seja extensiva e se repita cada vez mais, com aquele sentimento de honestidade e legitimidade, tão importantes e únicos. O NETOIN! é uma pequena parte da extensão de minha pessoa na internet e, desta forma, ele haverá de continuar a ser tratado.


Muito obrigado à todos!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

9 comentários:

  1. muito bom, continue com o ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Blog recentemente, mas me maravilhei ao ver a enorme quantidade e qualidade de conteúdo abordado nele.

    Parabenizo-o pelo seu trabalho e por sua persistência, pois manter um Blog não é tarefa fácil. E ainda mais por tanto tempo! Existem mesmo aqueles períodos de desânimo, com esse citado de 2009, mas ainda bem que isso foi superado.

    Mais uma vez, Parabéns e que o Blog chegue aos dez anos... e muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Rapaz, tais palavras vindas de ti me deixam muito contente.
      Gosto sempre de focar no histórico do blog em si, pois acho digno quem o visita saber como tudo se originou, até os dias atuais.

      Espero poder chegar sim aos dez anos!

      Muito agradecido, nobre!


      Até mais!

      Excluir
  3. Uau, 9 anos! Parabéns pelo trabalho, principalmente sabendo hoje como é difícil a manutenção de um blog. Belo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim, é muito difícil manter um blog, ainda mais sozinho.
      Mas sinto-me muito recompensado.

      Agradecido, nobre!


      Até mais!

      Excluir
  4. Saudações


    Muito obrigado, nobre amigo Evilásio.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao blog, e que venham outros 9 anos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Muito agradecido, rapaz.
      Vejamos até onde o NETOIN! poderá ir.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!