Em pauta!

quinta-feira, dezembro 31, 2015

[Fim de ano] 2015 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A chamada da vez.
Os melhores do ano estão aqui...

É chegado o momento maior. Depois de quatro posts, onde se fez apresentar para você os destaques em aberturas e encerramentos por período, é chegada a hora de todo o trabalho ser mensurado com sua primazia maior. Mas antes, se faz necessário que você veja novamente quais foram as indicações que aqui apareceram, em cada uma das quatro temporadas de animes ao longo de 2015, nobre visitante.

Destaques de aberturas e encerramentos em 2015 (por temporada) 
janeiro  /  abril  /  julho  /  outubro

O sistema de apresentação e avaliação será exatamente o mesmo dos quatro textos acima citados. Desta forma, você será apresentado a um top'5 de aberturas e outro de encerramentos, que desta vez conciliarão o resultado geral do ano corrente. Os animes que poderão ingressar aqui são os mesmos que tu já deve ter visto nos posts para você já direcionados.

Além disto, os animes que prosseguirão com as suas exibições no próximo ano poderão ser aqui citados, uma vez que a conciliação é apenas musical e que, tradicionalmente, várias destas obras que continuarão (senão todas elas) mudarão as suas sequências de abertura e/ou de encerramento, no decorrer de janeiro'2016.

Este ano não haverão os destaques negativos, pois tais não foram abordados durante todo 2015. Desta forma, apenas as citações principais irão prevalecer, com direito à seis menções honrosas (sendo divididas igualitariamente entre aberturas e encerramentos).

Sinta-se convidado a se aventurar por aqui, visitante...

Top'5 - Aberturas

Nisekoi: (Nisekoi 2nd Season).
 Charlotte
Música: "Bravelly You" (Lia)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: julho'2015

 Working!!!
Música: "NOW!!! GAMBLE"
(cantada pelas seiyus da Taneshima Poplar, Inami Mahiru e Todoroki Yachiyo)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: julho'2015

 Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans
Música: "Raise your flag" (MAN WITH A MISSION)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: outubro'2015

 Nisekoi: (Nisekoi 2nd Season)
Música: "Rally Go Round" (LiSA)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: abril'2015

 Death Parade
Música: "Flyers" (BRADIO)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: janeiro'2015

Death Parade.
O ano de 2015 apresentou uma qualidade deveras interessante nas aberturas dos animes. Sendo mais minucioso e direto do ponto, o período em pauta foi muito gratificante neste segmento. Isto não é um elogio ao léu, pois a prova para tanto é que foi bem difícil escolher, dentre os top's das quatro temporadas, os destaques para aparecer na listagem de destaque no ano.

Pode-se dizer que Charlotte teve muitos méritos para ter sua abertura na quinta colocação do ano. Deixando de lado (por agora) o fato de tal obra ter dividido opiniões, sua sequência inaugural foi atemporal à isto e foi digna o bastante de rasgar elogios, com uma animação das mais caprichadas e uma música que combina com a ambientação sugerida. Não muito diferente disto, a irreverência de Working!!! pôde ser aplaudida de pé em sua abertura. A bem da verdade, "carisma" pode ser o melhor termo para a sequência em citação, com uma música alegre e animação que seguiu a ideia proposta, sendo assim a perfeita combinação entre os ditos útil e agradável. O simbólico bronze de 2015 ficou à cargo de Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans, com uma melodia de alto calibre e uma sequência inaugural bem elogiável. Tal como foi pautado no post anterior, esta abertura combina harmoniosamente com toda a proposta lançada pela obra.

O segundo lugar do ano valeu pela movimentação de sua abertura, frenética e consistente na medida. Dito isto, Nisekoi: (Nisekoi 2nd Season) acabou merecendo tal posto. O jovem protagonista, obcecado em descobrir com qual garota ele fez a promessa de infância (e que tem a chave que abre os eu cadeado), teve muitas encrencas no seu percurso inaugural da segunda temporada. A música combinou bem, de fato, e o anime acabou com a vice-liderança de 2015. Nada mais justo, uma vez que o título máximo deste ano ficou à cargo de uma obra exibida em sua primeira temporada, sendo esta Death Parade. Em sua abertura, o anime soube aplicar uma ótima versatilidade de animação com uma sequência musical excelente. A dança contagiante apenas dá os valores finais necessários para esta citação.

Menções honrosas: Ore Monogatari!! (MyAnimeList, AniList - abril'2015) com "Miraikei Answer" (TRUSTRICK); Dog Days" (MyAnimeList, AniList - janeiro'2015) com "No Limit" (Mizuki Nana); Shokugeki no Souma (MyAnimeList, AniList - abril'2015) com "Kibon no Uta" (Ultra Tower).

Top'5 - Encerramentos

Ore Monogatari!!.
 Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans
Música: "Orphens no namida" (MISIA)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: outubro'2015

 Dog Days"
Música: "Stay With Me" (Horie Yui)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: janeiro'2015

 One Punch Man
Música: "Hoshi Yori Saki ni Mitsukete Ageru" (Hiroko Mariguchi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: outubro'2015

 Ore Monogatari!!
Música: "Shiwase no Akira" (LOCAL CONNECT)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: abril'2015

 Working!!!
Música: "Matsuge ni LOCK"
(cantado pelos seiyus dos personagens Takanashi Souta, Satou Jun e Souma Hiroomi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList  -  Temporada: julho'2015

Working!!!.
Os encerramentos apresentados nos animes de 2015 seguiram, em grande parte, o mesmo protocolo positivo das aberturas. Este período de doze meses foi legítimo neste ponto. Os fechamentos episódicos apresentaram de tudo um pouco, com grandes niveladores de qualidade e as surpresas já esperadas que, desta vez, foram bem-vindas.

Com isto em mente, o anime que inicia a listagem do ano é justamente Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans, com um encerramento que mistura graciosamente o melancólico e o belo, sendo isto melhor definido por sua música e visual, respectivamente. As guerras fofas, nas quais os exércitos derrotados se transformam em verdadeiros bichos de pelúcia, também teve seu destaque neste ano. Sendo assim, Dog Days" conquistou com méritos absolutos o quarto lugar de 2015, graças a um encerramento tão fofo e delicado quanto a proposta do anime (nisto incorporando o fator ecchi do mesmo). Por sua vez, a simbólica medalha de bronze ficou nas mãos de uma obra que de meiga nada tem, mas possui uma boa dose de ação e humor. Contando com uma finalização episódica que destoa um pouco tal ideal, One Punch Man figura no pódio do ano com todas as honrarias possíveis, até porque mesmo um super herói pensa na calmaria de seu cotidiano.

O vice-campeonato do ano ficou com a chamada meiguice em seu esplendor. Ore Monogatari!! apresentou um encerramento simples, porém eficaz e distinto. A música, suave e romântica, dá uma bela ideia daquilo que acontecia com o simpático casal Yamato e Takeo, além do sempre melhor amigo Suna. Uma sequência das mais dignas, definitivamente. Contudo, o ponto máximo dos encerramentos de 2015 acabou nas mãos de Working!!!. A terceira (e provavelmente última) temporada das desventuras no restaurante Wagnaria teve uma sequência final colorida, carismática e com uma música fiel à proposta do anime, com direito a uma dança inesperada por parte de seu elenco principal. Sem a menor sombra de dúvida, o topo da lista mereceu esta contagiante alegria.

Menções honrosas: Owari no Seraph (MyAnimeList, AniList - abril'2015) com "scaPEGoat" (Sawano Hiroyuki); God Eater (MyAnimeList, AniList - julho'2015) com "Kouhai Chi" (naomi); Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai (MyAnimeList, AniList - julho'2015) com "Inner Urge" (Nightcore).

Nobre visitante, opine sobre estes top's e, 
tenha ciência de que 2016 terá a manutenção deste trabalho.

Este foi o último post de 2015 e, em razão disto, 
o NETOIN! lhe agradece uma vez mais por todo o 
carinho e consideração, ao longo deste ano.

Até 2016, nobre visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!