Em pauta!

terça-feira, dezembro 29, 2015

[Fim de Temporada] Out'2015 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A chamada oficial.
Traçando objetivos...

A temporada de outubro'2015 se despediu de uma maneira ligeiramente furtiva. A mesma deu números finais para um ano que, na opinião de parte do fandom, foi um tanto quanto frustrante no quesito animístico da questão. Este é um tema para uma postagem futura aqui no NETOIN!, pois o momento é para apreciar-se uma chamada mais positiva e tranquila.

Uma vez mais, com a série que vem sendo publicada aqui no NETOIN! desde a temporada de janeiro'2014, é chegado o momento de você acompanhar mais um especial com os destaques em aberturas e encerramentos, nesta oportunidade com os animes exibidos na temporada de outubro'2015.

Como manda a tradição desta humilde casa na internet, apenas os animes vistos pela minha pessoa poderão aparecer nas duas listas oficiais. Tais obras poderão (ou não) se fazerem presentes nos dois top'5 existentes, cada um deles direcionado para um tópico propício (abertura e/ou encerramento). Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que este humilde blogueiro julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: Comet Lucifer, Concrete Revolutio: Choujin Gensou, Gakusen Toshi Asterisk, Gochuumon wa Usagi Desu ka??, Haikyuu!! Second Season, Heavy Object, Lance N' Masques, Lupin III (2015), Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans, One Punch Man, Onsen Yousei Hakone-chan, Owarimonogatari, Rakudai Kishi no Cavalry, Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru, Shingeki! Kyojin Chuugakkou, Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider, Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai, Utawarerumono: Itsuwari no Kamen, Yuru Yuri San Hai!.

Logo abaixo se farão presentes os tops'5 de aberturas e de encerramentos. As menções honrosas aparecerão novamente, abrangendo nesta oportunidade tanto as obras vistas como as não assistidas pela minha pessoa (ao menos como citações à parte, os animes não assistidos terão o seu espaço). Além disto, uma vez mais não haverão as citações negativas nesta oportunidade.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo quinto colocado e encerrando com o primeiro. O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Subete ga F ni Naru.
 Owarimonogatari
Música: "Decent black" (Kaori Mizuhashi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 One Punch Man
Música: "THE HERO!" (JAM Project)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Rakudai Kishi no Cavalry
Música: "Identity" (Mikio Sakai)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider
Música: "Talking" (KANA-BOOM)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans
Música: "Raise your flag" (MAN WITH A MISSION)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans.
Não se pode dizer que a temporada outubro'2015 tenha sido fraca em aberturas, pois isto é uma grande inverdade. De todas as obras elegíveis nesta oportunidade, a grande maioria poderia ser listada no top'5 oficial, sem maiores problemas. Ainda assim, houveram os destaques, que tiveram de ser escolhidos de maneira bem minuciosa.

Graças à isto, Owarimonogatari garantiu o seu espaço na lista final em razão dos famosos detalhes (com uma sequência que segue a melodia na totalidade), fazendo valer a tradição que a série Monogatari carrega consigo desde sempre neste aspecto. O badalado One Punch Man apresentou uma abertura interessante, com foco único e exclusivo no seu principal personagem em ação constante. A música foi do agrado integral de minha pessoa, e isto valeu ainda mais um crédito para tal trabalho. O pódio começou de verdade com Rakudai Kishi no Cavalry, o verdadeiro "cavalo negro" que corria por fora no pleito. A sequência inicial foi muito bem produzida, com animação deveras interessante e uma música que fez jus, na totalidade, àquilo que se fazia passar na tela.

A simbólica medalha de prata desta categoria ficou com Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider. A obra em si pode não ter sido muito boa (de fato, este humilde blogueiro acabou não gostando muito do que assistiu), mas a sua abertura é bem digna de alta nota, com um visual que soube chamar a atenção em paralelo à sua melodia chamativa e muito bem-vinda. O ouro desta temporada ficou sob a responsabilidade de Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans, com uma sequência inicial inquietante e bem trabalhada. Além disto, "Raise your flag" mostrou ser uma música contagiante e que combina bem com o propósito não apenas de tal abertura, como também com o anime em si.

Menções honrosas: Pepping Life TV: Season 1?? (MyAnimeList, AniList) com "HOTEL Alien" (BRADIO); Concrete Revolutio: Choujin Gensou (MyAnimeList, AniList) com "Katareruzu Tomo" (ZAQ); Noragami Aragoto (MyAnimeList, AniList) com "Kyouran hey kid!!" (THE ORAL CIGARETTES); Dance with Devils (MyAnimeList; AniList) com "Kakusei no air" (Wataru Hataro).

Top'5 - Encerramentos

Haikyuu!! Second Season.
 Lupin III (2015)
Música: "Chanto Iwanakya Aisanai" (Saiyuri Ishikawa)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Gakusen Toshi Asterisk
Música: "Waiting for the rain" (Maaya Sakamoto)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Haikyuu!! Second Season
Música: "Climber" (Galileo Galilei)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans
Música: "Orphens no namida" (MISIA)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 One Punch Man
Música: "Hoshi Yori Saki ni Mitsukete Ageru" (Hiroko Mariguchi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

One Punch Man.
Tudo que foi aqui descrito sobre as aberturas da temporada outubro'2015, vale também para os devidos encerramentos. Pode-se dizer, inclusive, que neste quesito o emparelhamento conseguiu ser ainda maior, mesmo que levemente. Basicamente, quase noventa porcento dos animes elegíveis apresentaram ótimas sequências finais, dignas de atenção e, algumas destas, merecedoras de francos elogios.

E o dito top iniciou com um anime que tem a "velha bota" como cenário de suas ações. Trata-se de Lupin III (2015), que apresentou uma música digna de apreciação e um visual bem trabalhado em sua sequência, despertando o saudosismo imediato de quem tenha acabado de ver o episódio de tal anime. E, aparentemente, o dito harém conquistou mais um título simbólico nesta temporada. assim como nas aberturas, ouve também um "cavalo negro" aqui e este foi Gakusen Toshi Asterisk. Seu encerramento pode não ter apresentado um visual do apreço geral, mas a música entoada era bela demais, ao ponto de que deixar sua citação à parte poderia significar um contra senso. O pódio, em si, teve início com o pessoal de Haikyuu!! Second Season, divertindo-se como nunca na tela e mostrando as nuances peculiares de alguns integrantes do elenco. Basicamente, a finalização episódica deste anime pode ser definida como uma bela descontração, acima de qualquer suspeita.

O simbólico segundo lugar ficou, novamente, com as máquinas de combate que batalham no espaço, mais precisamente entre os planetas Marte e Terra. Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans possui um fechamento episódico singular e fantástico ao mesmo tempo, com uma melodia triste que combina com a obra, seguida por um visual estático que encanta pelo capricho com o qual foi feito. Porém, o título máximo da vez acabou ficando com One Punch Man e seu encerramento que ousa destoar a ambientação da obra. Mas isto parece ter um significado, pois representa a calmaria com a qual seu personagem principal vive, isto quando não está ocupado sendo um herói. Na verdade, tal encerramento tem o intuito de mostrar a calmaria de espírito vivida pelo protagonista do anime. A música, agradável ao extremo, ajuda muito neste ideal (é apenas a opinião deste blogueiro, em todo o caso).

Menções honrosas: Owarimonogatari (MyAnimeList, AniList) com "Sayonara no Yuku" (Alisa Tokigawa); Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai (MyAnimeList, AniList) com "Calling my twilight" (Kanako Itou); Utawarerumono: Itsuwari no Kamen (MyAnimeList, AniList) com "Yume ka Utiutu ka" (Suara); Owari no Seraph: Nagoya Kessen-hen (MyAnimeList, AniList) com "Orarion" (Nagi Yanagi).

Top's em aberturas e encerramentos (temporadas anteriores de 2015)
janeiro  /  abril  /  julho

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Antes de mais nada feliz 2016 , lista muito boa , só colocaria a abertura de Dragon Ball Super pelo menos na 5ª ou 6ª colocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradecido, nobre.

      Ah, mas não coloquei de Dragon Ball Super pois não estou seguindo o anime.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!