Em pauta!

segunda-feira, maio 04, 2020

[N! Drops] Mai'2020 #15: sobre o aretê...


Na busca pelo aretê...

O terceiro episódio de Olympia Kyklos trouxe várias vertentes já esperadas, com base no que ocorreu anteriormente neste anime. Demetrios está desesperado, pois foi avisado - em seu retorno após conhecer um pouco da Tóquio de 1964 - de que sua amada Apolônia está para ser entregue como noiva, contra a vontade dela. Na mente do rapaz, esta ideia é inadmissível e o mesmo enche-se de coragem para ir atrás dela.

Não pense você que ele se encheu de ganas, nobre visitante. Na verdade, Demetrios logo mostrou não ter quase nada de coragem pois, quando chegou no local das conversações, viu duas pessoas do vilarejo vizinho conversando com o Líder da Vila e sua filha, Apolônia. Diante de tal cenário, amedrontou-se, uma vez que o homem da vila vizinha estava "ordenando" que seu filho se casasse com a Apolônia, caso contrário outras medidas seriam tomadas.

Bom, o Líder da Vila - incrivelmente - até aceitava entregar sua filha, desde que recebesse um bom pagamento em troca. Por sua vez, o homem da vila vizinha queria a guerra mas, graças a paz de três meses obrigatória durante a época das Olimpíadas, ele preferiu outros meios de mandar os seus ultimatos. Nisto entrou a figura de Demetrios que, graças ao pai da sua amada, foi obrigado a entrar em uma disputa entre ele o "machão" do outro vilarejo, valendo muita coisa nisto tudo, o que inclui a Apolônia.

Os ensinamentos que Demetrios teve em Tóquio - Toquiopólis para ele - foram tão bons, que ele utilizou isto ao seu favor e consagrou-se. Aí entra a questão por detrás do dito aretê. Obviamente, Olympia Kyklos tratou tudo isto - incluindo o citado termo - com aquele toque de humor já esperado do anime, mas por detrás da definição de aretê está a busca pela virtude, podendo ser também ampliada para outros pontos, tais como a coragem, a excelência e o conhecimento, tudo baseado na antiga sociedade grega [veja aqui um texto educativo sobre o termo aretê].

Aliás, a música de encerramento usada neste episódio foi, por assim dizer, bem intrigante e chamativa na sua mensagem. Com tudo isto em pauta, é sabido aqui mensurar que Olympia Kyklos continua agradando a este humilde blogueiro. Contudo, na mesma data na qual este post foi lançado, foi divulgado que o anime em pauta entrará em pausa em razão da pandemia provocada pela COVID-19, retornando com o seu quinto episódio apenas ao final de junho deste ano [veja aqui a nota presente no site Anime News Network].

E assim se segue...

Momentos...




"Tem muito em jogo aqui..."



"O centro das atenções..."


"Alusões distintas..."



"Disputa aceita, e que comece a corrida de carregar o ovo..."


"Como ficou o derrotado..."


Olympia Kyklos
Episódio #3 - "O aretê de um homem!"


"E a corrida de carregar o ovo se popularizou em Tritônia, na Grécia Antiga..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!