Em pauta!

sexta-feira, maio 22, 2020

[Fim de Temporada] Abr'2020 - Destaques em abertuas e encerramentos


Desde o fim do ciclo animístico de 2016, que o Netoin! não trabalha um post sobre aberturas e encerramentos. Muito aconteceu neste último triênio e, na verdade, ainda está acontecendo com uma velocidade simplesmente vertiginosa. Com base nisto, o momento requer que alguns tipos de trabalhos feitos no passado sejam resgatados e, de resultado direto, o tema citado volta à pauta ap´so tão longo período de ostracismo.

Dito isto, nobre visitante, o presente post abrangerá os destaques em aberturas e encerramentos na temporada de abril'2020. Sim, o período animístico citado ainda não se encerrou de fato, mas não existem novas séries para estrear e, além disto, alguns dos títulos em exibição acabaram sendo pausados e/ou postergados, em virtude da pandemia provocada pela pandemia da COVID-19.

Para que certos costumes não caiam em pleno esquecimento, apenas os animes vistos pela minha pessoa poderão aparecer nas duas listas oficiais. Tais obras poderão - ou não - se fazerem presentes nos dois top'3 existentes, cada um deles direcionado para um tópico propício, sendo este de abertura e/ou encerramento. Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que este humilde blogueiro julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: Appare-Ranman!ArteBNA - Brand New AnimalFruits Basket 2nd Season; Hachi-nan Tte, Sore Wa Nai Deshou!; Honzuki no Gekokujou 2nd Season; Houkago Teibou Nisshi; Kaguya-sama wa Kokurasetai?: Tensai-tachi no Renai Zunousen; Kakushigoto (TV); Listeners; Mewkledreamy; Nami yo Kiitekure; Olympia KyklosOtome Game No Hametsu Flag Shika Nai Akuyaku Reijou Ni Tensei Shiteshimatta; Shin Sakura Taisen; Shokugeki no Souma: Gou no Sara; Tamayomi; Yesterday Wo Utatte.

Não aparecerão, por terem iniciado na temporada de janeiro-2020: BreakersHealin' Good PrecureTo Aru Kagaku no Railgun T.

Logo abaixo se farão presentes os tops'3 de aberturas e de encerramentos. As menções honrosas aparecerão novamente, mostrando exemplos que também foram do agrado deste humilde blogueiro, mesmo que não tenham se posicionado entre os três de maior destaque. E visando manter a tradição desta humilde casa na internet, uma vez mais não haverão as citações negativas quanto às sequências de abertura e encerramento.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo terceiro colocado e encerrando com o primeiro. 
O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação 
com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'3 - Aberturas



 Otome Game No Hametsu Flag Shika Nai Akuyaku Reijou Ni Tensei Shiteshimatta
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Kaguya-sama wa Kokurasetai?: Tensai-tachi no Renai Zunousen
Música: "DADDY! DADDY! DO!" (Masayuki Suzuki feat. Airi Suzuki)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Fruits Basket 2nd Season
Música: "Prism" (AmPm feat. Miyuna)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList


Quando o gosto pessoal soma-se ao conteúdo das sequências de abertura, implacavelmente, o resultado final acaba sendo monstruoso. O dinamismo disto está no fato de que, neste top'3, os animes presentes seguem ritos bem inerentes entre si, indo do slice-of-life, passando pelo romance até chegar na comédia à favor do entretenimento, onde cada citação até apresenta as três características citadas, mesmo que em níveis distintos.

O top'3 em abertura de animes da temporada, no retorno deste tipo de post ao Netoin!, está mais do que satisfatório. Obviamente, uma ou outra abertura foi digna de constar em um tipo de bottom'3, mas isso será ignorado por agora. A começar pelas menções honrosas, citadas mais abaixo, que contemplam inclusive um título pouco comentado pela internet em geral, embora este blog já tenha publicado posts sobre o mesmo, com uma abertura que lembra demais a franquia Precure. Entre as três sequências mais destacadas, o simbólico bronze ficou com o "anime da Otomegame" que, além de divertir bastante - e emplacar inúmeras sugestões de casais - possui uma abertura muito digna de nota, cuja sequência resume bem o título e a música combina aprazivelmente com tudo.

O segundo lugar vai para a segunda temporada de Kaguya-sama e sua abertura que, de maneira positiva, conseguiu ser melhor que a de sua série predecessora, que já era por si excelente. Os elementos primordiais da obra estão ali e, vendo-se com cuidado, é como se fosse uma pequena parte do anime em franco andamento, sendo tudo envolto por música arrebatadora e viciante. Por fim, Fruits Basket 2nd Season ficou com o posto máximo na categoria em pauta, não apenas por fazer um trabalho - caprichado e elogiável - que remete muito às aberturas da década de 1990, como o mesmo é arrebatado por uma música apaixonante, que combina com todo o ambiente do anime em si. Uma sequência apaixonante, seguramente.

Menções honrosasKakushigoto (TV) (MyAnimeListAniList), com "Chiisana Hibi" (flumpool); Nami yo Kiitekure (MyAnimeListAniList), com "aranami" (tacica); Mewkledreamy (MyAnimeListAniList), com "Mirai Kuru Kuru Yume Kururu" (Maria Sawada).

Top'3 - Encerramentos



 BNA - Brand New Animal
Música: "NIGHT RUNNING" (Shin Sakiura feat. AAAMYYY)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Kakushigoto (TV)
Música: "Kimi wa Tenneniro" (Eiichi Ohtaki)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Nami yo Kiitekure
Música: "Pride" (Harumi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList


Basicamente, o que foi descrito sobre as aberturas dos animes da temporada em pauta pode-se aplicar aos seus encerramentos, também. Ao menos para este humilde blogueiro, e de uma maneira minimamente estranha, escolher destaques entre os encerramentos animísticos foi ligeiramente mais fácil. Pode soar como contrassenso, mas isto não afeta a afirmativa feita no início deste parágrafo, nobre visitante.

Ao se observar com cautela as menções honrosas mais abaixo, é possível notar dois animes que já se fizeram presentes entre as aberturas de destaque. Não há surpresa, mas sim merecimento (mesmo que apenas opinativo). A rigor, o trio de menções possuem músicas bem similares, quanto a ritmo e entonação. No que tange ao top'3 em si, tudo começa com Brand New Animal no terceiro lugar que, mesmo tendo iniciado no final de março, é um anime pertencente à temporada de abril. Seu encerramento é curto, porém interessante de ser ver. A música é relaxante o bastante, o que propicia uma harmonia clara com a sequência "psicodélica".

A simbólica medalha de prata ficou com Kakushigoto (TV), com um encerramento marcante por ser um complemento quase perfeito à história do anime, sem contar com a música que é um prêmio para os ouvidos de quem a escuta, irrefutavelmente. Por fim, o primeiro lugar coube para Nami yo Kiitekure, cuja música e sua melodia brindam elegantemente a quem assistiu a um episódio deste anime. Sem maiores exageros, a sequência deste encerramento apenas dá uma vaga ideia de simplicidade, quando na verdade ela é bem feita e digna de elogios. Um fechamento digno de alta nota.

Menções honrosasKaguya-sama wa Kokurasetai?: Tensai-tachi no Renai Zunousen (MyAnimeListAniList), com "Kaze no Fukarete" (Haruka Fukuhara); Otome Game No Hametsu Flag Shika Nai Akuyaku Reijou Ni Tensei Shiteshimatta (MyAnimeListAniList), com "Bad End" (Shouta Aoi); Yesterday Wo Utatte (MyAnimeListAniList), com "Kago no Naka ni Tori" (yourness).

Top's em aberturas e encerramentos geral, por ano
2014  /  2015  /  2016

Top's em aberturas e encerramentos nas temporadas de 2020

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!