Em pauta!

domingo, setembro 02, 2012

Está próxima a chegada do Crunchyroll ao Brasil!

Crunchyroll ( divulgação ).

Faz algum tempo que o NETOIN! tem apresentado textos acerca do portal de streaming Crunchyroll, sendo este uma ligação perfeita entre os fãs de animes e doramas ao redor do globo, no intuito de acompanhar as suas séries preferidas dentro das conformidades legais. Em outras palavras, dentro daquilo que se entende como na lei.

Há quase um ano atrás, uma matéria muito interessante se fez aparecer nesta humilde casa na internet. A mesma fazia referência à possibilidade do Crunchyroll trabalhar oficialmente no Brasil ( clique aqui para rever a postagem ). Uma vez que o site apresentava várias de suas funções já traduzidas para o português brasileiro imaginava-se que algo estava à ocorrer, paralelamente, no intuito da vinda oficial de seus serviços à este País.

Desde então alguns movimentos fizeram-se aparecer, todos eles convergindo para o mesmo ponto, que diz respeito ao título desta matéria. Coincidentemente, em abril do corrente ano, o Crunchyroll iniciou seus trabalhos oficiais na América Latina, mais precisamente, nos Países de idioma espanhol ( clique aqui e leia o texto ). Argentinos, paraguaios, uruguaios ( entre outras nacionalidades ) passaram a desfrutar de seus séries e obras preferidas com seus idiomas pátrios podendo, inclusive, pagar pelo serviço Premium com as suas moedas locais.

Um pouco antes disto, já se faziam aparecer no NETOIN! as atualizações das temporadas de animes japoneses, à respeito dos títulos que se fariam presentes no Crunchyroll
( reveja o resumo das ações aqui e aqui ). Algo muito interessante e usual, principalmente para se saber quais animes poderiam ser vistos pelos internautas com IPs brasileiros. Somando isto ao fato do referido portal de streaming ter aterrissado oficialmente em solo latino-americano, muitas idéias começaram à aparecer na mente deste blogueiro, dentro do que se pode chamar de Crunchyroll no Brasil.

A chamada de importância...

Recentemente, um e-mail de grande importância chegou para vários blogs e sites estando, entre eles, esta humilde casa. O texto presente neste correio eletrônico possui uma importância tão grande e estratégica quanto se pode fazer presumir. Nele, estava contida a informação de que, em outubro de 2012, o Crunchyroll estará trabalhando oficialmente em território brasileiro, disponibilizando obras legendadas com o idioma pátrio. Algo que merece atenção e ser levado em consideração.

A intenção do blog NETOIN! é chamar a sua atenção para uma possibilidade real dos animes terem respaldo no Brasil. Sem fazer alusões para épocas passadas, demais opiniões contrárias ou a favor e nem sobre maiores apologias, este humilde blogueiro aprova a iniciativa e a idéia aqui centrada. Cabe se fazer, agora, algumas informações vindas diretamente do citado e-mail.

A primeira delas diz respeito ao apoio que o Crunchyroll tem, cujo material é fornecido por diversas empresas japonesas ( como a TV Tokyo, a Shuseisha e Toei Animation ). A segunda faz referência aos valores que serão trabalhados em solo brasileiro, estando eles em R$11,99 ( caso a assinatura seja ou para animes ou para doramas ) e R$19,99 ( caso a assinatura seja para animes e doramas, em conjunto ). Em terceiro plano está o serviço gratuito, que será mantido dentro da forma conhecida, na qual o internauta terá acesso a um novo episódio uma semana após a sua exibição original. Por fim ( mas não menos importante ) estão os títulos que serão trabalhados inicialmente: de momento, Kuroko no Basket já conta com legendas em português brasileiro e os títulos Kokoro Connect e Uchuu Kyoudai encontram-se em fase de tradução. Animes antigos à serem legendados estão, igualmente, em estudo.

Com base no descrito no parágrafo acima ( proveniente do e-mail recebido ) o que se tem é um cenário favorável para a empreitada. Está havendo, nos bastidores, um trabalho sério e dedicado para que a iniciativa, realmente, seja recompensadora para todos.

Imagem de setembro'2011: provável retorno?

Amigo visitante, este blogueiro lhe sugere calma e tranquilidade neste momento. É verdade que o NETOIN! apóia a causa, mas não está trabalhando na mesma diretamente. Tudo que você já leu sobre o Crunchyroll, neste blog, foi feito por vontade própria. E a chegada oficial do portal do Brasil é algo que não poderia deixar de ser registrado.

Ficar em sintonia com as notícias sugere profissionalismo por parte de quem pratica o ato. Acreditando no poder desta frase, este humilde blogueiro sabe das últimas notícias acerca dos vídeos sob demanda no Brasil, mas torcer pelo sucesso do Crunchyroll em solo brasileiro não é um sonho distante, mesmo com tal informação. Claro que algumas questões culturais e comportamentais também podem entrar em xeque mas, de momento, a chamada diz mais respeito às possibilidades sobre a iniciativa, então ponderar é mais do que necessário.

O que se pode fazer, por agora, é aguardar maiores novidades e notícias sobre a vinda do Crunchyroll. Uma vez mais, este blogueiro deixa clara a opinião de apoio pela causa. Isto não significa, sob nenhuma hipótese, que as palavras de cunho pessoal contidas neste texto expressam uma "verdade absoluta". Em razão disto, o convite é feito à você, visitante, para que comente sobre o que leste e que deixe registrada a sua opinião.

Desta forma, encerra-se a chamada. Amigo visitante, até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

O NETOIN! recomenda a leitura de outros textos acerca deste tema, contidos nos seguintes blogs abaixo:


* JBox;
* Mais de Oito Mil;
* Post Animem.

Também se faz sugerir a leitura sobre a curva cultural no mercado brasileiro de animes, no blog Papo de Budega, ao clicar aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

8 comentários:

  1. Mas temos um problema aí, Asgardiano: o fato da Ancine querer impor aquela taxa abusiva sobre sites de streaming como o Netflix pode avacalhar o Crunchyroll BR, se não chegar ao ponto de inviabilizar o projeto. Acho que vale a pena informar o povo da chinelagem da Ancine pra que a coisa toda não vá pro buraco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Foi justamente à Ancine que me referi no final do texto, nobre Raphael.

      Por mais que sejam valores e métodos estranhos, há muitas pessoas que defendem a medida. Como o intuito do post era apenas fazer uma chamada inicial, então preferi nem citar o fato com mais clareza. Apenas deixei a idéia no ar...

      A única coisa, de momento, é aguardar para ver como ficará a situação pois, até onde sei, as empresas já estão se movimentando contra a medida.

      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!
    Estava lendo o título e vi algo familiar. Votei numa enquete que teve ano passado falando sobre esse portal... através do site Henshin.
    Espero que com isso as emissoras de tv que queiram exibir os animes tenha mais caso com os próprios... Mais fica difícil falar se esse portal vai ser ou não bom antes da sua estreia.

    Mudando de assunto, que bom que você gostou do texto. As vezes sinto que não escrevi tudo o que queria!! xD

    Até
    Naty in Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sabe, Naty, não apostaria muito nas emissoras de TV. A verdade é que, mesmo que haja o interesse na aquisição de novas séries (coisa esta que duvido um pouco), não há público que retorne o investimento.

      Infelizmente, transmitir animes no Brasil é um tipo de negócio de risco. Claro que há aquelas questões de cortes e outras mais. Mas é sempre um ponto de grande questionamento.

      Acho a empreitada do Crunchyroll muito mais viável. Mas é melhor aguardarmos...

      Quanto ao seu texto, fique tranquila. Sem estresse.^^

      Até mais!

      Excluir
  3. Tenho minhas duvidas se vai render, já que como você mesmo cita no texto, a cultura aqui é dos fansubs onde "tudo é gratuito". Se o serviço for bom e rápido é possivel que a comunidade "otaku" adote o site, mas sinceramente falando de Brasil acho isso dificil de ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      @Açougueiro@, considero o serviço já prestado pela Crunchyroll como muito bom. E a questão dos fansubers é algo que não necessita de grande dissertação pois, mesmo nos EUA, eles não "morreram" em razão do portal em questão ou dos animes lá licenciados para a televisão...

      Agora, de minha parte, há o apoio. Quero confiar que este serviço do Crunchyroll poderá ser muito bom para os brasileiros. Resta, ao meu ver, os próprios confiarem um pouco mais, pois este será o principal foco. Não o único, mas sim o mais importante...

      Até mais!

      Excluir
  4. Prezados colegas, se querem o sucesso do Crunchyroll no brasil,
    1) ASSINEM porque, além de ser muito barato e compensador, os Crunchyroll e Netflix da vida não são instituições filantrópicas e precisam de lucro para sentirem que vale a pena operar em um mercado de risco como o nosso. É assim em qualquer lugar do mundo e aqui também tem que ser.
    2) REZEM pela piedade da ANCINE, que pode avacalhar todo o mercado de vídeo sob demanda no Brasil. Os impostos são repassados para os consumidores e, se o serviço ficar caro, digam adeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Tens razão quanto aos cuidados à serem tomados, Loki-Sama.
      As informações de momento não são animadoras e sim, se os internautas querem realmente a manutenção do serviço de portais como o Netflix e o Crunchyroll, a assinatura dos mesmos será essencial para tanto.

      É um cenário preocupante. Mas torcemos para que tudo saia certo...

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!