Em pauta!

terça-feira, setembro 04, 2012

Timidez e alegria em Hiyokoi...

A menina e o pintinho em sua cabeça...

Seja bem-vindo. Neste momento, o NETOIN! apresenta para você a nonagésima quinta review de anime da história deste blog. Não se surpreenda muito, pois trata-se de uma obra que contém apenas um episódio, sendo o mesmo suficiente para uma análise bem ponderada.

Na obra que será trabalhada, você ficará a par da história de uma garota tímida, que tem de superar esta sua fraqueza para fazer amizades na escola. Para piorar um pouco a sua situação, ela senta perto de um rapaz que é o mais divertido de toda a turma, muito embora ele não aparente levar os seus estudos à sério.

Um enredo extremamente básico, porém cativante. Situações que não exigem grande perspicácia para as suas compreensões, mas que são suficientes para cativar quem assistir à este título.

Amigo visitante, estejas preparado para conhecer um pouco sobre Hiyokoi, o anime da garota tímida...

Os protagonistas e suas faces...

Escondendo-se na sala de aula...

Hiyokoi é uma obra de ambientação escolar, fazendo com que certas situações apareçam espontaneamente, sem pestanejar. Seu grupo de personagens segue a mesma ideia e, neste caso, a dupla de protagonistas desempenha primoroso papel.

Tudo começa neste anime quando uma jovem, de quinze anos, segue com sua professora até a sala de aula. É o momento da apresentação para a turma, prática muito comum nas escolas japonesas. Entretanto, a garota se esconde embaixo da mesa de sua professora, pois a sua timidez a impede de se apresentar para os demais em classe...

O nome desta jovem é Nishiyama Hiyori. O seu medo de ficar de frente para os demais está, basicamente, sustentado pela sua altura. A Hiyori é bem baixinha, mesmo em comparação com as demais colegas de classe. Sua timidez é, em parte, causada por este detalhe. A outra parte responsável está ligada a um acidente no qual a garota se envolveu.

A Hiyori, isolada. O Yuushin, cercado de amigos...

Para a pequena Hiyori, tudo é motivo de receio. Lágrimas caem de seus olhos só de pensar em certas coisas, como na forma que a turma da sala venha à tratá-la. A única pessoa para a qual ela consegue rir é a sua grande amiga desde o jardim de infância, a Nakano Ritsuka. Mas, quem sabe, um jovem que senta perto dele na sala não seja aquele que irá mudar o jeito de ser da Hiyori...

O rapaz em questão chama-se Hirose Yuushin. Ele tem exatamente a mesma idade que a Hiyokoi, mas é muito mais alto do que ela. Aliás, sua altura é a maior da classe, mas este não é o único ponto que faz o rapaz se destacar. Yuushin não presta atenção nas aulas, preferindo dormir ou comer enquanto os demais em classe assistem às mesmas.

Contudo, o rapaz é um grande amigo. Basicamente, todos à sua volta dão risadas. Não por ser um sarrista, mas sim porque Yuushin esbanja simpatia. Ele consegue contagiar os colegas de classe com grande facilidade. Além disto, ele acaba tendo importante papel na vida da pequena Hiyori, em seu retorno às atividades escolares...

A história e seu desenrolar...

O medo que persegue a Hiyori: como superar isto?

A Hiyori, como já se faz saber, é extremamente tímida e quieta em seu canto. Detentora de uma voz baixa e suave, a garota está voltando às aulas apenas na metade do ano letivo. Isto se deve ao fato da mesma ter sofrido um grave acidente, que fez com que ela ficasse distante das aulas por um bom tempo.

O comportamento da garota pode soar como irritante para alguns mas, na visão deste blogueiro, soou em perfeita conformidade com a sua apresentação inicial. Por sua vez, Yuushin é alegre e sorridente demais, comportamento mais do que suficiente para atrair os outros ao seu redor. Pesa contra o rapaz a falta de responsabilidade com os estudos em si e, mesmo assim, sua popularidade é mantida de forma intacta perante os demais.

Em certo momento do anime, o Yuushin dá um apelido para a Hiyori: hiyoko. Traduzindo para o português, a garota acabou sendo apelidada de pintinho, pois ela é tão fofa quanto uma destas pequenas aves. Engraçado notar que a receptividade com o apelido da garota foi alta, sugerindo que o mesmo tenha sido atribuído sem maldade alguma para a Hiyori...

O Yuushin, após dar o apelido para a Hiyori: a aceitação foi geral...

E a afirmativa acima está correta. À partir do momento em que o apelido é atribuído, a animação passa à fixar-se no comportamento da Hiyori na escola, seu desenvolvimento e, principalmente, se a mesma poderá ou não superar todas estas características para poder, enfim, fazer amigos e continuar com os seus estudos.

O interessante da animação está justamente na fixação dada ao desenvolvimento da Hiyori, que não é comprometido pela curta duração da obra. Ao mesmo tempo, o Yuushin continua com toda a alegria estampada em seu rosto, inclusive nos momentos em que ele acaba por exagerar na dose da "tiração de sarro", onde a pequena Hiyori entra como um de seus alvos favoritos para tanto.

Ainda assim, o anime não exala um pingo de maldade por parte do rapaz. Pode ser que isso seja um ponto negativo, pois demonstra toda a passividade com a qual o anime se desenvolve. Por outro lado, a proposta da obra está fixada no comportamento da Hiyori, mostrando o seu amadurecimento. E, da metade para frente desta obra, o foco continua na pequena protagonista, mas com uma segmentação totalmente diferenciada...

Objetivamente

Conseguirá a Hiyori superar a sua timidez?

Hiyokoi é datado de 2010, tendo sido animado pela Production IG ( responsável por obras como Higashi no Eden ), contando unicamente com este episódio em OVA, que abrange os acontecimentos dos dois primeiros capítulos do mangá deste título. O que se percebe, ao terminar de ver esta animação, é uma história que merece ter a sua continuidade como anime, pois uma certa brecha é dada, sendo ela forte o suficiente para instigar grande curiosidade sobre o que poderá acontecer mais para frente...

A parte técnica do anime não decepciona em nenhum momento. O desenho dos personagens e os cenários são muito bonitos, embora não sejam fortes o suficiente para causar um grande impacto duradouro. Os sons são básicos, porém condizentes com a ambientação da obra, favorecendo a aquisição de mais alguns pontos positivos para a mesma.

Em resumo, Hiyokoi pode ser assistido em momento de pura descontração, de relaxamento. É uma animação que não lhe força à pensar, mas sim que estimula a sua curiosidade. Amigo visitante, pode acreditar seguramente nesta última característica citada.

Desta forma, Hiyokoi é uma animação recomendada.
Se tiver a oportunidade, assista-a, e torça para a Hiyori perder um pouco de sua timidez, também.

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Ótimo texto doutor, acho esse OVA uma combinação de Toradora (talvez pelo design dela) com Kimi ni Todoke (o tipo de relação inocente e o comportamento dele) com lovely complex (a questão da diferença na altura dos dois).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sabe Kico, este anime se assemelha à muitos outros, principalmente por Lovely Complex e Kimi ni Todoke.
      Mas Hiyokoi é ótimo do jeito que é...


      Até mais!

      Excluir
  2. Hiyokoi vai virar anime ? ou só vai ter as ovas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre Giovana, infelizmente Hiyokoi ficou animado apenas neste OVA.
      E eu realmente gostaria de ver uma série animada desta obra. Soaria muito digno.

      Grato pela sua visita e comentário.

      Ate mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!