Em pauta!

quarta-feira, janeiro 29, 2014

[N! Drops] Jan'2014 #9: um shoujo extremamente curto...

Alguém anseia em ser uma garota fofa...

Não há exatamente uma chamada para o repúdio ou a mais plena insatisfação neste texto. Mas existirá todo um curto e direto aspecto argumentativo sobre Sugar Soldier, efetivamente o primeiro anime do ano a ter se encerrado, com os seus três episódios que foram exibidos em um programa infantil da televisão japonesa. Com base nestas informações primordiais não há nada de errado, efetivamente. Entretanto, o modo como tal anime se fez ao ar mostrou qual era, infelizmente, a real chamada para o mesmo.

Com base no texto publicado no início de janeiro aqui no NETOIN! (e que você poderá rever ao clicar aqui), Sugar Soldier apresenta para todos uma jovem chamada Kisaragi Makoto, que aparentemente não possui muita confiança em si mas que resolveu seguir os passos de sua irmã mais velha e, assim, tentar superar tais barreiras que ela tem de enfrentar contra si mesma. A chamada para o primeiro amor faz parte integrante da obra (no caso seu crescente apreço pelo jovem Illya-kun). Além disto, o retorno da irmã mais velha da Makoto para a escola causa um certo desconforto na jovem, que precisa enfrentar à isto também.

Tal plot é pertinente para uma obra do gênero shoujo, simples na narrativa mas digna na proposta. Entretanto, e infelizmente, se você assistir aos três episódios de Sugar Soldier aguardando por algum desenvolvimento ou ao menos por alguma chamada mais interessante, a chance de você se decepcionar é enorme. E isto tem um grande motivo de assim ocorrer, estando o mesmo intimamente ligado não apenas para a duração de cada episódio, como principalmente para a razão pela qual os mesmos foram ao ar.

Alguém anseia em trocar e-mails com outro alguém...

Esteja ciente de cada um dos três episódios do anime duram um pouco menos de noventa segundos. Isto em si já dá uma estranha ideia sobre o porque do anime ter sido feito. Entretanto a resposta surge até com alguma facilidade, pois a animação existe justamente para promover o mangá de Sugar Soldier. Não é um projeto ambicioso e nem tão pouco uma novidade no âmbito da animação japonesa, mas inegavelmente é um relato que deixa um sentimento amargo na mente, especialmente ao se levar em consideração a espera pela chegada de animes do gênero shoujo ao longo deste ano que se inicia.

Contudo, Sugar Soldier é um anime com visual bem bonito e caprichado. Os traços estilizados dos personagens possuem um tom até elegante de se notar, alinhados aos cenários que combinam na totalidade (embora os mesmos não aparentam ter recebido similar tratamento). A animação em si não flui, pois a mesma é deveras singular e estagnada, ao melhor estilo "quadro à quadro" de ser. O anime não possui uma sequência de abertura, nem muito menos uma de encerramento, sendo este um fator extremamente pertinente à razão pela qual tal obra foi concebida em formato de anime.

São apenas três episódios, que dão uma apresentação geral da obra e que visam lhe instigar à ler o mangá do título. O anime, infelizmente, não passas disto. Seu visual bonito e a premissa para um título que realmente poderia ter um resultado positivo em formato anime acabou, tristemente, sendo convertido a uma "simples propaganda". Fica uma dúvida no ar, sendo esta pertinente à Romantica Clock (que será exibido em fevereiro, também com três episódios e no mesmo programa infantil no qual foi ao ar Sugar Soldier) e seu provável tratamento.

Momentos...


"Eu acho que todas as garotas deviam ser muito fofas!"


"Não sei o que escrever em um e-mail para ele... E agora?"


"Este é o primeiro momento romântico de toda a minha vida..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Pelas imagens nota-se que capricharam mesmo nos desenhos, mas provavelmente por ser curto isso foi possivel. E se a intenção era chamar a atenção para o mangá pode ter certeza que boa parte dos que viram este flash/anime vai dar uma olhada. Como obra anime concordo que não tem muito valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Acho uma pena que tal anime tenha sido feito apenas para servir de propaganda à obra publicada em mangá.
      Mesmo assim, foi bem caprichado.


      Até mais!

      Excluir
  2. Acho que vc tem razão sim. Depois de assistir, tive que ir baixar o mangá kkkk e gostei bastante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Sim, este anime serviu apenas como um tipo de âncora para sua versão mangá, nobre...
      Mas bonitinha a animação realmente mostrou-se ser... :)


      Até mais!

      Excluir
  3. Andrei Müller24 agosto, 2014 12:56

    Nossa, assim eles imitaram a Konami, na época em que lançaram o game "MGSV: Ground Zeroes"! (um jogo bonito, mas bem curto, que serve mais como uma propaganda/prévia do "MGSV: The Phantom Pain")

    Nunca pensei que veria essa estratégia sendo usada em animes/mangás. Oh, well, agora tenho mais um shoujo na minha lista! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Incrivelmente, Andrei, esta estratégia é usada tem muito tempo na animação japonesa.
      Usar este tipo de trabalho para "promover" um mangá ou algum outro tipo de mídia (para o entretenimento) soa até um tanto normal, embora possa aparecer tanto em animações curtas como nas longas, também.


      O exemplo que você citou serve amplamente para a causa.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!