Em pauta!

sexta-feira, janeiro 24, 2014

Kill la Kill e as suas razões para a luta...

Um símbolo de amizade.

Em dois episódios, Kill la Kill conseguiu transpor em animação uma temática que, ultimamente, tem sido bem trabalhada em diversos animes. A mesma diz respeito à guerrilha. Mas não se trata aqui de um combate infame ou superficial, mas sim de um caminho rígido e perigoso na busca pela conquista. No caso o ponto de chegada almejado pela Satsuki aparenta ser um, mas a obra prega uma peça em seu telespectador e mostra que todas as suas ações na região de Kansai (área do Japão onde estão três das mais importantes cidades do País, com exclusão de Tóquio) tinham um ideal que ia além da proposta inicial.

Falar de estratégia se torna importante aqui. Ainda no final do décimo terceiro episódio, a Harime Nui fez um grande favor para a mandatária da Academia Honnouji, ao simplesmente derrotar de forma viril a Matoi Ryuuko, que ainda estava com os seus devaneios mentais acerca das ocorrências anteriores bem vívidos. A Satsuki soube usar bem do momento para retirar os pedaços do Kamui de sua rival, então espalhados pelo chão, para fazer o uso necessário dos mesmos em sua Incursão às Três Cidades.

As ações da Academia Honnouji em Kobe e Kyoto acabaram não tendo um grande fator de reclusa à "conquista", pois as defesas locais se mostraram ineficientes perante o ataque das tropas comandadas por Gamagoori e Nonon. Entretanto, a resistência em Osaka acabou sendo muito mais viril às atividades lideradas pelo Sanageyama. E foi justamente em tal cidade que o palco do épico combate nasceu com força.

Tarada Kaneo, de frente para o Sanageyama.

A figura de Takarada Kaneo foi irrepreensível neste contexto. Conhecida por toda a sua ostentatividade natural e até compulsiva, Osaka (não à toa) é uma das mais representativas metrópoles do arquipélago nipônico. E a forma como a mesma foi representada no anime, sendo guiada pela batuta de homem cujo dinheiro move toda a sina e ganância dos locais (e dele próprio), acabou mostrando outras vertentes interessantes para o combate que teria início ali. Seu ideal sobre os valores monetários era enorme, ao ponto do Kaneo ter criado uma moeda própria para circulação na cidade, que visava sobrepujar o Yene da nação.

Com o passar das investidas, a Mako acabou ganhando sua estrela na obra uma vez mais, personificando com exatidão tudo aquilo que se passa na mente de uma pessoa que está em visita à cosmopolita Osaka. Infelizmente, para ela suas pisadas na cidade possuem outras finalidades (mesmo que a contra-gosto da jovem). Mas o sarcasmo com o qual foi tratado tal momento é digno de uma menção honrosa.

Dentre a corrida da Ryuuko para recuperar as partes de seu Kamui e a chegada da Satsuki à Osaka, se formou todo o ambiente propício para a batalha quer se aproximava com força e fluidez. Não é necessário resumir aqui as ações que foram se desenrolando, até porque as mesmas são bem imagináveis (mesmo se você não estiver assistindo o anime ou, por hora, não ter assistido à tais episódios, nobre visitante). Importante destacar também a chamada do Kaneo que, graças ao seu poder já citado, pode clamar pela presença de populares ao combate para defender Osaka.

O combate esperado.

Contudo, a cidade precisava ser sala de muitas pessoas estando, entre elas, o próprio Kaneo. Ele não aparentou se importar com a destruição eminente, e de fato não se incomodou com tal fato. Aparentemente, a Satsuki poderia minimamente se preocupar com isso, mas veio do Sanageyama tal linha de raciocínio. Não se coloca a regente da Academia Honnouji como a nova grã-mestre da cidade à beira da destruição, até porque é mais do que provável que ela não pensaria duas vezes em fazer a mesma coisa, se assim fosse necessário. Mas todas as ações que se seguiram provaram que a ganância do dito ser humano é maior do que se pode imaginar, nas mais diversas frentes possíveis e imagináveis.

Frases simples possuem grandes impactos. Você pode pensar aqui, por suposto, em algo próximo à célebre "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". Mas na verdade minha pessoa prefere fazer uso de um outro dizer, sendo este o famoso "depender de apenas uma arma em batalha é um grave erro". O Kaneo demorou para perceber isto. As recordações que ele tem da Satsuki não sensibilizaram em nenhum momento a jovem guerreira (difícil tentar descobrir algo que realmente a sensibilize de alguma maneira). Ele precisou ser veementemente humilhado (por um certo personagem que passou por algo similar no primeiro cour de Kill la Kill) para ter uma breve noção de seu equívoco. E dentre momentos deprimentes e sérios que se fizeram seguir, a batalha em Osaka passou à ganhar uma nova dimensão.

As protagonistas desta transformação foram justamente a Satsuki e a Ryuuko, mostrando uma batalha digna de ser chamada "a puro ferro e fogo" (parafraseando aqui o dizer da abertura do antigo desenho de Megaman). E a sequência de batalha foi gradualmente crescendo em envolvimento, possibilitando uma melhor mensuração sobre o resultado dos muitos pensamentos que haviam atormentado a Ryuuko nos últimos episódios, bem como também fez valer a prerrogativa da Satsuki sobre o que ela realmente esperava com tudo aquilo que se desenvolvia no momento.

A festa se aproxima...

Se de um lado havia uma pessoa disposta a lutar por novos ideias (sem esquecer de suas motivações anteriores, tão importantes quanto), do outro lado estava uma pessoa sedenta pelas suas conquistas (mas que ainda assim conseguia esconder um pequeno segredo consigo). Como se a luta entre as duas guerreiras não bastasse, o visual dos novos uniformes Goku de três estrelas fizeram muito bem a sua parte, mantendo os encaixes perfeitos para cada um de seus usuários e indo um pouco além disto. Entretanto, o embate entre a Satsuki e a Ryuuko estava realmente se desenrolando enquanto uma atividade de grande impacto se seguia paralelamente a tal evento.

A Nudist Beach estava presente aos eventos em Osaka. Dentre proteger a cidade e ajudar a Ryuuko dentro de suas possibilidades, a dita organização nudista tinha muito o que fazer ali. Como foi citado muitos parágrafos atrás, havia uma razão mais sórdida para a Satsuki realizar a Incursão às Três Cidades da região de Kansai. Foi uma surpresa para a minha pessoa ter visto qual era tal motivo de batalha, levando-se em consideração todo o poderio bélico e humano em contingência que a Academia Honnouji acabou deslocando até tal área. A pirotecnia presente na luta entre Ryuuko e Satsuki não perdeu seu brilho, mas ganhou o limiar da serventia única pela retenção de atenção, o clássico "desvio de olhar", enquanto outras ações estavam sendo tomadas.

Haviam muitas razões para a luta. Nenhuma delas merecia ser desconsiderada em nenhum momento, por mais que a prerrogativa possa soar contrária ou minimamente exaustiva. As grandes conquistas presentes em alfarrábios que contam a história da humanidade mostram, com irrefutável clareza, que a dor e a violência foram partes integrantes de grande parte das revoluções e de seus resultados diretos. Em Kill la Kill (dentro dos episódios aqui analisados, ressalta-se) estas características se fizeram presentes com o visual cartunesco e a prerrogativa do humor e do nonsense, alinhadas à chamada para a seriedade (no limiar dos ideais impostos por cada um dos personagens).

O momento da verdades e aproxima.

É possível traçar alguns limiares sobre como se dará a sequência do anime. São muitas as teorias possíveis. Todas elas marcham com o poderio de um grande exército rumo a um campo de batalha. Existem ideias conspiratórias (que tramitam na linha da traição por parte de algum assecla da Satsuki), familiares (um possível embate entre as senhoras Revocs e Honnouji), existenciais (configurando a visão de Satsuki e Ryuuko serem irmãs) e até instigantes (com um combate real entre uma certa dupla contra a Nui). Estes foram apenas exemplos de algumas especulações, que podem facilmente estar presentes nas meais diversas mentes acerca de Kill la Kill.

Poderia aqui ser lançado um questionado, inerente ao fato de ter valido a pena ou não Osaka ter sido basicamente aniquilada nesta Incursão da Academia Honnouji (e também pelas inóspitas ações por parte do Kaneo). Mas talvez a resposta para tal interrogação seja muito clara e para algumas pessoas até óbvia.

O mais correto, de momento, é aguardar. O anime saberá ser implacável com os seus telespectadores dentro do devido tempo. A questão é saber se a surpresa final será positiva ou negativa.

Dicas de leitura aqui no NETOIN!

Dica de leitura no site parceiro Elfen Lied Brasil

Momentos...


"Ryuuko, à caminho do fronte de combate!"


"Difícil estar em Osaka sem dinheiro..."


"Kaneo e o poder do dinheiro que, segundo ele, é absoluto..."


"Quando o lugar mais seguro é estar do lado de uma grande amiga..."


"Todos que seguem a regência da Satsuki, presentes e preparados!"


"Um combate interessante, entre Sanageyama e Kaneo..."


"Esta cena soube ser nojenta..."


"Aos perdedores, a humilhação. A Satsuki sabe usar de tal poder embutido na citação..."


"Os Quatro Grandes da Academia Honnouji em seu total resplendor..."


"Este seria um combate inusitado. Mas o Gamagoori respeitou a Mako!"


"As grandes rivais!"

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!