Em pauta!

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Volta ao Passado - Adeus, tigre! Adeus, panda!

Um sonho...
Tristeza...

Don Drácula é um anime cuja programação original era de levar ao ar vinte e quatro episódios, que contariam as peripécias e desventuras do poderoso Conde Drácula, que havia escapado de seu grande rival na Romênia e buscado refúgio no distante arquipélago japonês. Entretanto, entraves com patrocínios (isso no início dos anos oitenta) deixou a obra com apenas oito capítulos televisivos. Por sorte, estes poucas aparições do título foram mais do que suficientes para mostrar o quão valorosa era tal.

No já distante ano de 2009, uma review deste anime foi aqui publicada (acesse-a ao clicar aqui). Indo direto a um ponto menos extensivo, o Drácula não é o exemplo de inteligência neste anime. Por vezes, suas ações são impensadas e suas reações à certos eventos não correspondem à conhecida lenda que envolve tal nome. Porém, Osamu Tezuka acertou bem ao fazer este escopo reverso com o poderoso vampiro em sua obra pois, se por um lado o dito ser carece de algo em sua cabeça, por outro o seu coração é muito grande e digno de respeito.

E a primeira edição da seção Volta ao Passado de 2015 trás para você o balanceamento perfeito entre estas duas características de tal personagem. Tudo graças ao sétimo episódio do anime, que apresenta um enredo extremamente triste e lotado de muita emoção. Em si, tudo começou com o Drácula tentando sugar o sangue (para variar) de uma bela garota, mas seu anseio foi em vão graças a um avião que acidentou-se perto de sua mansão (ele havia se mudado com toda a sua casa, da Romênia para o Japão). Mediante ao ocorrido, dois animais acabaram saindo de suas jaulas e escaparam.

Onde estará o espanto do Drácula?
Um dócil panda e um filhote de tigre acabaram caindo no território pertencente ao Drácula. Porém, quem os viu primeiramente foi a Chocola (Sangria na dublagem brasileira), que de maneira imediata adorou as duas criaturas e acabou levando seus novos amiguinhos para dentro da mansão, uma vez que muitos caçadores já se encontravam na região à procura deles. Isto porque a moça (que havia sido atacada pelo Drácula) acabou abordando-os. Ela estava confusa, não se lembrava de nada e suas marcas no pescoço davam a entender que um tigre tinha lhe atacado (ao menos assim pensaram os caçadores).

Com base nisto, o Drácula se viu "obrigado" a aceitar os filhotes de tigre e panda, uma vez que o Igor explanou para a Chocola toda esta situação. Assim, a filha do poderoso vampiro estava cética de que protegeria os dois pequenos animais, ao menos até os caçadores irem embora da região por conta própria. Ainda assim, a jovem vampira contou com a ajuda do Igor para tentar despistar tais homens. Infelizmente, tal anseio se mostrou falho e uma cena bem trágica acabou ocorrendo.

O tigre, mesmo inocente em meio à tudo que ocorrera, estava para ser morto pelos caçadores. O panda, enfurecido, chegou ao seu socorro (nocauteando os homens armados). Porém, na tentativa de servir como escudo para o pequeno felino, o nobre urso acabou sendo alvejado e, para piorar, alguns tiros o perfuraram ao ponto de também acertarem aquele que ele estava protegendo. Uma fatalidade extremamente triste. As lágrimas caem neste momento do episódio com muita facilidade. Ficar cabisbaixo é mais do que notório.

Momento de apreensão.
Don Drácula tem todo o escopo de ser unicamente um anime de humor, porém existem muitos momentos como este relatado acima que tornam a obra extremamente emocional. O anime, em si, soube emocionar muito nesta cena dos dois filhotes mortos pelo homem na gana pela riqueza (o tigre seria morto de toda a forma e o panda levado a um zoológico). E ele, Drácula, soube mostrar um pouco de hombridade no tocante de ver sua filha extremamente chateada e com isto proporcionar, aos dois filhotes sem vida, uma despedida mais próxima possível da digna.

Especificamente, este episódio soube ser mesmo muito triste. Existem vários momentos, espalhados pelos oito capítulos deste anime, que poderão te levar a uma compreensão profunda e dinâmica sobre valores da sociedade. Também haverão ações onde você ficará com certo medo, graças á aparição de espíritos e outras forças demoníacas. O humor existe, fato, mas o pragmatismo à racionalização e ao sentimento humano se fazem amplamente presentes em Don Drácula, nobre visitante.

O episódio em si trás muita tristeza apenas pela lembrança rápida. Revê-lo, antes de fazer este texto, levou a minha pessoa ao ponto de lágrimas com grande facilidade. O panda e o tigre serviram aos seus propósitos, por mais que isso possa soar grosseiro e desumano. O anime, em sua totalidade, sabe explorar isto muito bem. E, quem sabe, o grande desejo da Chocola pode ser atendido, após ela tê-lo recitado com a aparição de uma cálida estrela cadente nos céus.

Um pedido real...

Momentos...


"Conde Drácula tentou aprontar, mas..."


"E o panda caiu!"


"A moça estava inconsciente..."


"Chocola e um abrigo para os filhotes de panda e de tigre..."


"Um susto para o Conde Drácula..."


."O poder da amizade!"


"Momento fatídico e triste!"


"..."


"O lamento e o pesar..."


"Tristeza..."


"Momento do pedido especial..."


"Lembranças..."

Don Drácula - Episódio #7
"O panda e o tigre"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Nossa, esse episodio é muito triste. Lembro quando era criança, eu chorava demais e até hoje só de ver e lembrar dessas imagens é quase isso que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Exatamente.
      O sentimento de tristeza é deveras profundo neste episódio.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!