Em pauta!

terça-feira, fevereiro 01, 2022

[Especial] Vem aí o top de 2021!


Com algo de atraso...

Normalmente, este post de apresentação e regras dos destaques do ano é publicado entre o fim de dezembro e início de janeiro do ano seguinte. Porém, devido a alguns fatores pessoais de importância, o texto introdutório da simbólica premiação deste blog está se fazendo presente apenas agora, no primeiro dia de fevereiro. Um sincero pedido de desculpas é feito à você, visitante, em razão disto.

Dada a explicação básica no parágrafo acima, é chegado o momento de mensurar toda a parte introdutória quanto ao post de destaques do ano. O presente post vem aqui esclarecer para você quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2021. Ao todo, quarenta e oito títulos estarão legíveis para esta simbólica premiação. Deste montante de obras vistas pela minha pessoa é que sairão os destaques gerais do ano que se passou.

Espera-se que as explanações estejam bem sucintas para você, nobre visitante. Desde agora, já se faz aqui salientar que algumas mudanças de importância se farão presentes no pleito deste ano, e logo estarás atento sobre tais..

Tenha uma boa leitura!

As regras necessárias


Odd Taxi (divulgação).

O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Com isso, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2020 (também em algum momento do citado ano ou anterior a este) e que terminaram em 2021 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: MewkledreamyHigurashi no Naku Koro ni Gou (2020) e Shingeki no Kyojin Final Season - Part 1.
* Observação: Healin'Good Precure, que encerrou em fevereiro de 2021, já fez parte do pleito anterior - de 2020 - e não concorrerá novamente para 2021.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2021 (ou antes) e que prosseguirão na temporada de janeiro'2022 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2022 serão: Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020) 86: Eighty Six - 2nd Season.
* Observação: a única exceção natural a esta regra está nos animes da série Pretty Cure. Contudo, para o presente pleito, o anime Maiko-san Chi no Makanai-san também se enquadrará como exceção para esta regra, uma vez que foi exibido entre fev-2021 e jan-2022.

Como quarta - e última - menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2021, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Nesta ocasião, 86: Eighty Six seria o anime a fazer parte deste grupo com as suas duas temporadas. Entretanto, a primeira estará elegível para o presente pleito, uma vez que os dois episódios finais da segunda serão exibidos em março-2022, fazendo com que tal seja elegível para a próxima premiação anual.

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

As obras elegíveis


Fumetsu no Anata e (divulgação).

* [janeiro'2021]: Beastars 2nd Season, Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Hataraku Saibou! Code Black, Hataraku Saibou!! 2nd Season, Higurashi no Naku Koro ni Gou (2020), Horimiya, Kumo Desu ga, Nani ka?, Maiko-san Chi no Makanai-san, Mewkledreamy, Planetarian: Snow Globe (OVA)Shingeki no Kyojin Final Season - Part 1, Tenchi Souzou Design-bu, Tropical-Rouge! Precure, Wonder Egg Priority e Youjo Shachou (ONA).
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* em vermelho: anime pertencente à terceira regra.
* total de animes elegíveis: catorze (14), excetuando o destaque para a terceira regra.

* [abril'2021]: 86: Eighty Six, Bakuten!!, Dragon, Ie wo Kau, Fruits Basket: The Final, Fumetsu no Anata e, Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou, Jouran: The Princess of Snow and Blood, Koi to Yobu ni wa Kimochi Warui, Kumo Desu ga, Nani ka?, Maiko-san Chi no Makanai-san, Mashiro no Oto, Odd Taxi, Shadows House, Slime Taoshite 300-nen, Shiranai Uchi Ni Level Max Ni Nattemashita, SSSS.Dynazenon, Super Cub e Tropical-Rouge! Precure.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: anime pertinente à terceira regra (não concorrerá ao pleito de 2021).
* total de animes elegíveis: catorze (14), excetuando os presentes nas observações acima.

* [julho'2021]: Cider no You ni Kotoba ga Wakiagaru (filme)Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Fumetsu no Anata e, Higurashi no Naku Koro ni Sotsu, Kageki Shoujo!!, Kobayashi-san Chi no Maidragon SMaiko-san Chi no Makanai-san, Otome Game no Hametsu Flag shika Nai Akuyaku Reijou ni Tensei shiteshimatta... XShinigami Bocchan to Kuro Maid, Shiroi Suna no Aquatope, Sonny Boy, Tropical-Rouge! Precure e Uramichi Oniisan.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: anime pertinente à terceira regra (não concorrerá ao pleito de 2021).
* total de animes elegíveis: nove (9), excetuando os presentes nas observações acima.

* [outubro'2021]: 86: Eighty Six - 2nd Season, Deji Meets GirlDragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Heike Monogatari, Kaginado, Komi-san wa, Komyushou desu.Maiko-san Chi no Makanai-san, Puraore! Pride of Orange, Saihate no Paladin, Senpai ga Uzai Kouhai no Hanashi, Shin no Nakama ja Nai to Yuusha no Party wo Oidasareta node, Henkyou de Slow Life suru Koto ni Shimashita, Sonny BoyTaishou Otome OtogibanashiTropical-Rouge! Precure e Yakunara Mug Cup mo: Niban Gama.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2021).
* total de animes elegíveis: doze (12), excetuando os presentes nas observações acima.

Total de animes elegíveis no pleito de 2021: quarenta e oito (48)

Senpai ga Uzai Kouhai no Hanashi (divulgação).

Nobre visitante, agora tu tens o conhecimento sobre as regras do Netoin! para a escolha dos destaques do ano, bem como sabes todos os animes que são plenamente elegíveis para tanto. Ainda acerca disto, e como fator de curiosidade, é interessante frisar que a cada ano o total de obras elegíveis tende a diminuir, muito embora tenha havido um pequeno acréscimo para o pleito de 2021. Se faz citar: 2016 (noventa e quatro obras); 2017 (sessenta e sete); 2018 (sessenta e quatro); 2019 (cinquenta e seis); 2020 (quarenta e seis obras); e 2021 (quarenta e oito obras). O combo tarefas da vida adulta, trabalho e faculdade auxiliam na dita diminuição, muito embora não sejam os únicos fatores reais para tanto.

Para o pleito de 2021, e indo totalmente ao caminho contrário dos anos anteriores, apenas o top'10 será plenamente destacado. Em algumas oportunidades existiram três classes de top do ano, que chegou - inclusive - a totalizar trinta animes em tais ocasiões e, nos últimos dois pleitos, duas listas (denominadas como "A" e "B") foram feitas. Mas agora será uma lista apenas, apresentando aquilo que a minha pessoa julgou como os melhores animes de 2021 em sua plenitude, devidamente amparada nas regras já apresentadas. Sim, obras diferentes aparecerão em destaques pontuais, como melhores aberturas e visual, por exemplo. Contudo, na principal categoria, somente o top'10 se fará presente, o que certamente deixará muita obra interessante de fora.

Se entre 2014 e 2016 existiram posts para destacar os pontos negativos dos animes a cada ano, no período de 2017 a 2020 tal categoria "de baixo" acabou sendo diminuída e inserida no mesmo texto que os ditos melhores de cada ano. Agora, para 2021, não haverão os destaques negativos, sendo esta uma simples e pura opção de minha pessoa, amparado pelo fato de que - dentre os quarenta e oito títulos assistidos - não houve algo que pudesse ser citado como realmente ruim. Ainda assim, mais abaixo você poderá acessar todos os posts de destaques por ano, sendo esta uma tradição desta humilde casa na internet.

Hataraku Saibou!! 2nd Season (divulgação).

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013
2016 - piores  /  2016 - melhores  /  2017  /  2018  /  2019  /  2020

Até a próxima!
O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!