Em pauta!

domingo, maio 19, 2013

Relatório NETOIN! de não-conformidade com: análise temporada abril'2013

O que fará este meteoro?

A primeira (e única vez) que o relatório foi aqui postado foi em janeiro deste ano. No caso, a temporada estava repleta por obras que dificilmente conseguiram ficar no agrado de boa parte dos fãs, em razão de um mesmo gênero ter sido massivamente trabalhado. Você poderá conferir esta postagem (clique aqui para visualizá-la) e, assim, terá um escopo sobre o que será trabalhado no texto à seguir.

Na presente ocasião, você terá acesso a uma análise diminuta e objetiva da atual temporada, abrangendo unicamente os animes que este humilde blogueiro tem assistido na mesma. Além disto, uma parte toda especial deste episódio será dedicado a um personagem incomum, que é pertencente a um anime ainda mais incomum.

Passadas as apresentações, é chegado o momento de você curtir um pouco do ponto de vista do blog NETOIN!, no que tange a atual temporada de animes. Não se esqueça de que a área de comentários é para você manifestar a sua opinião, amigo visitante. Faça-a com vontade e responsabilidade.

Relatório #1: anime na hora errada...

Imagem do anime Photo Kano.

A atual temporada mostrou algo para este humilde blogueiro, que há certos conceitos e pontos de vista que mudam com o passar do tempo. E quando tais mudanças se tornam tão perceptivas, o que se tem é o interesse por certos tipos de anime (ou enredo) que acabam declinando no gosto pessoal, pouco à pouco.

Esta foi uma das razões para que Oretachi ni Tsubasa wa Nai: Under the Innocent Sky não fosse levado à sério por minha pessoa, na temporada de abril'2011. De igual forma (e na mesma temporada e ano) o anime Yondemasu yo, Azazel-san também acabou sendo deixado de lado (ambos após quatro episódios terem sido vistos). Eis que, em abril'2013, um anime também entrou para tal grupo de obras que acabaram sendo "jogadas à escanteio" por este blogueiro.

Trata-se de Photo Kano. O anime teve cinco episódios vistos por minha pessoa, mas todos acabaram se mostrando muito cansativos e repetitivos, pouco à pouco. Se tal anime fosse exibido em 2007, por exemplo, ele estaria sendo visto até agora sem o menor problema. Infelizmente (uso da palavra dependendo do ponto de vista) a mente muda com o passar do tempo, e muito embora o anime não seja feio visualmente e também não seja o exemplo mais explícito de fanservice existente, Photo Kano acabou sendo largado nesta temporada de abril'2013.

Relatório #2: animes interessantes...

Imagem do anime Suisei no Gargantia.

A atual temporada tem se saído melhor que a de janeiro, especialmente no que tange ao quesito de gêneros variados (para os mais diferentes gostos). Este blogueiro está seguindo oito animes de abril para cá, entre continuações e obras novas. E no saldo geral, pode-se afirmar com tranquilidade que a diversão está realmente garantida.

No que tange à palavra diversão e seu maior significado, um anime buscou usar do poder da mesma de uma forma bem inesperada. Aliás, tal título buscou entreter em boa parte de seus episódios até o momento, ficando um pouco distante da ambientação que o cercava. Trata-se aqui de Suisei no Gargantia, uma obra possuidora de um trabalho artístico (visual) dos mais belos da atual temporada.

A história prende bem, mesmo com a tendência à fixar-se para o modo slice-of-life de ser em vários de seus episódios. Isso não foi algo ruim, mas ficou um pouco diferente do feeling original protagonizado por Ledo e companhia. Entretanto, o sétimo mostrou que Suisei no Gargantia ainda tem muito para mostrar e que, dificilmente, a obra irá perder valor até o seu final. Pode-se esperar por mais batalhas e, talvez, por um envolvimento amoroso entre o Ledo e uma certa terráquea...

Imagem do anime Red Data Girl.

Quando se fala aqui de valor, este humilde blogueiro olha para Aku no Hana e pensa em diversas coisas. O fator chamativo, até prova contrária se ter, está no visual do anime, que acabou vitimando-o consideravelmente mundo afora. Entretanto, os mistérios presentes em sua história prendem bem a atenção e têm servido como o convite necessário para que este blogueiro continue a acompanhar o anime.

Quando se fala ainda de mistérios, um anime surge de forma perceptível e muito bem-vinda. Trata-se de Red Data Girl, cujo escopo central está naquilo que pode se definir como desconhecido, que gera o medo e o pavor. O seu elenco, na crescente desde o primeiro episódio, não deixa escapar nenhuma dúvida sobre a qualidade do enredo do anime.

Entretanto, faz merecer forte destaque aqui a Suzuhara Izumiko. Uma garota de óculos que possui um comportamento retrógrado à sociedade, desde muito pequena, e que tem se desenvolvido com brilhantismo ao longo dos nove episódios vistos por este blogueiro. A Izumiko poderia manter o escopo da protagonista covarde, mas ela tem preferido (acertadamente) mostrar que pode ir além e enfrentar os seus temores estando, entre eles, a presença do jovem Sagara Miyuki.

Imagem do anime Shingeki no Kyojin.

Shingeki no Kyojin é um anime muito curioso desde o seu início. Para muitos nobres amigos da blogosfera, chama a atenção o fato de minha pessoa estar assistindo a esta obra com vontade e empenho. Isto se deve justamente à alta carga dramática imposta pela obra que, ao longo de seus sete episódios até o momento, tem mostrado que mexer com o emocional dos telespectadores é algo que este anime busca ter por excelência própria. E tendo personagens como a Mikasa, o Ehren e a Sasha por perto, a obra segue bem encaminhada com propriedade.

Contudo, o universo dos titãs em luta com os humanos possui um grande ponto negativo, estando este atrelado à sua animação. É triste, até certo ponto, ver um anime bem dirigido e com enredo tão forte possuir uma sequência de animação tão básica em boa parte de seus episódios. Alguns interpretam o drama como forçado para esconder a falha no visual do anime. Embora este blogueiro não acredite nisto, é importante salientar que talvez, cedo ou tarde, a falta de uma animação mais consistente poderá prejudicar o andamento de Shingeki no Kyojin. Mas os créditos para a direção do anime, num todo, tem de ser dados.

No que tange ao visual, certamente Aiura é o prato mais repleto da atual temporada. É bem verdade que o anime em si não tem uma história representativa, não apresenta uma evolução em seus personagens e nem tão pouco busca ousar em alguma coisa que seja representativa. Contudo, Aiura preza pela simplicidade em seus diálogos e pela ampla e majestosa beleza de seu visual. Para um anime de apenas um minuto real de episódio, esta obra se mostra digna de muitos elogios.

Imagem do anime To Aru Kagaku no Railgun S.

To Aru Kagaku no Railgun S tem sido uma continuação cuja qualidade não se nega, seja na sua história ou em seu visual. O anime tem apresentado o início do arco das Sisters, que são as clones experimentais feitas à partir do DNA da Misaka Mikoto, sem ela nunca ter imaginado que serviria para tal propósito. A Shirai Kuroko tem cumprido o seu papel com eficácia, o Accelerator já se fez aparecer e, para breve, mais emoção e ação devem tomar conta desta obra, que já teve seis episódios exibidos.

Por sua vez, Dansai Bunri no Crime Edge não possui a palavra diversão entre os verbetes de seu vocabulário. Isso não significa que o anime seja ruim, pelo contrário, pois ele consegue prender bem a atenção ao seu modo, mostrando um fascínio incorporado pelas Ferramentas Assassinas e uma inocente história de amor que começa a florescer entre os jovens Kiri e Iwai. Porém, falta algo que faça o anime realmente conquistar o público, mesmo após terem sido exibidos sete episódios.

Por fim, a diversão da temporada tem um justo nome para este blogueiro. Trata-se do anime Muromi-san, onde a sereia Muromi está conseguindo fazer a vida do humano Takkun virar do avesso agressivamente. Após sete episódios terem sido exibidos, o que se pode notar neste anime é que ele realmente lhe faz rir por pouca coisa e sem fazer muito esforço para isto. Honesto em todos os sentidos.

Relatório #3: desemprego no fundo do mar...

Peixe-remo?

Nunca passou pela mente deste humilde blogueiro que um personagem coadjuvante faria imensas honrarias por estes lados da internet. Sua participação em um certo anime, tão simplória quanto se pode imaginar, acaba sendo intensificada por suas poucas falas e modo de agir.

Para tal personagem a pressão implicada pelo mundo é zero. Parece que a única coisa que o abala, de fato, está intimamente ligada a perca de seu emprego (nas profundezas do oceano). Sim, ele é um peixe. Pouco simpático na verdade, mas imensamente fiel aos seus propósitos...

Tudo que tal ser busca é a estabilidade em um emprego. É tudo que ele deseja e que vem à buscar. Infelizmente (para ele) a sua forma de falar, alinhada ao corpo extremamente simplório e modo de agir (que parece fazer força contrária às suas palavras) fazem com que a sua presença acabe não sendo tão bem-vinda entre os demais...

O peixe-remo sendo surrado?

Este é o peixe-remo, um personagem do anime Muromi-san (cujos comentários episódicos estão sendo feitos pelo mascote Netotin, em seu espaço particular). O personagem não possui nenhum atrativo aparente, nada que pudesse fazer com que ele merecesse uma área de destaque plena e única para si próprio...

Mas ele possui um dom, extremamente peculiar. Sempre que é pescado, o peixe-remo pode trazer a desgraça natural para o mundo humano. Não à toa ele é um ser aquático extremamente raro de ser avistado pelos humanos e, quando o jovem Takku acabou fisgando-o, ele não fazia a mínima ideia sobre o que estava por vir. Ao menos, não até a Muromi-san lhe contar...

Como se isso não bastasse, o peixe-remo parece gostar de sofrer nas mãos da Otohime-sama, a dona do antigo Castelo do Dragão (local onde o dito peixe trabalhava). Ele a provoca no final do sexto episódio do anime Muromi-san de forma categórica, sendo castigo de igual maneira por ela. E sim, este humilde blogueiro dá boas risadas toda a vez que revê o episódio em questão...

Objetivamente

Uma forte cena de Shingeki no Kyojin.

Este foi o pequeno relatório deste humilde blogueiro para você, amigo visitante, sobre como a atual temporada de animes tem sido apreciada por minha pessoa. Nada aqui presente deve ser visto como um tipo de verdade absoluta ou algo para se colocar em pedestais, até porque é apenas uma linha de pensamento que poderá ser por você aprovada, ou não.

De outra forma, já tinha um certo tempo que este blogueiro queria fazer tal postagem. Ela é necessária para que um elo justo e atrativo seja mantido entre o blog e seus visitantes para que, desta forma, ambos possam se conhecer ainda mais. Por isto, lhe é feito o convite para que comente a sua opinião não apenas sobre tal ponto de vista aqui mostrado, como também para deixar em aberto a forma com a qual você analisa a atual temporada, amigo visitante.

Espera-se que este texto tenha sido de seu agrado. Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

5 comentários:

  1. De sua lista não estou acompanhando ainda, Aku no Hana(que pretendo dar uma chance) e Aiura(que vi o primeiro episódio e é um estilo que descarto de cara).

    Sigo com Photo Kano(7 eps)mas como ultima opção a ser assistida, só se não tiver outra coisa melhor a fazer.

    Suisei no Gargantia: Está sendo um anime bom principalmente pela historia e o visual bem elaborado.

    Red Data Girl já esta no nono episódio e ainda não mostrou diratamente a que veio, mesmo que o enredo seja até interessante, esta sendo levado em banho-maria.

    Shingeki no Kyojin mesmo com os defeitos apresentados por você acho que esta sendo o melhor da temporada de uma forma geral.

    Railgun S estaria tranquilamente no meu Top3, sabendo que é mais do mesmo, mas este mesmo é melhor que o restante que está por ai.

    Dansai Bunri mesmo que a história tenha até que um pouco de diferencial pelas ferramentes, e não pelo tema do cabelo está se perdendo numa direção mal elaborada, algo que aconteceu com Another onde não havia o suspense que era para ter. Como este não passa emoção nenhuma, mas continuo assistindo para ver se muda alguma coisa e porque já perdi meu tempo vendo os 7 episódios até agora.

    Muromi-san e seu peixe-remo é sim engraçado e principalmente descompromissado, isso o torna interessante e por ser um anime rápido é fácil de acompanha-lo e não o torna tão repetitivo como outras comédias que tem o formato usual.

    Ainda estou acompanhando o que considero o segundo melhor da temporada que é o Hataraku Maou-sama, a segunda temporada de Oreimo,Leviathan,Nyaruku-san W, Yamato 2199, Yahari no Seishun,Hentai Ouji, Hayate Cuties e o altamente criticado em um podcast que você participou e que para diversão apenas sem levar em consideração a falta de nexo de algumas partes do enredo está sendo eficiente no mínimo Date A Live.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei com vontade, mas depois de ver o tamanho que o texto ficou, não sei se foi responsável.

      Excluir
    2. Saudações

      Pode comentar desta forma sempre que desejar, nobre @Açougueiro@.

      Entretanto, friso apenas que Red Data Girl está melhor do que eu podia imaginar. Para mim o anime já mostrou a que veio , com todos os méritos em sua história.

      Quanto ao anime Date A Live, não o assisto por falta de tempo mesmo. E sim, no podcast em que participei, a obra recebeu uma baixa nota (dentre as pessoas que estão assistindo tal anime).

      Até mais!

      Excluir
  2. Assim como o comentário do @Açogueiro@, acho que o meu também ficará grande:

    Aku no Hana consegue me prender e não sei exatamente porque. Nosso protagonista consegue ser muito mais frangote que Shinji e sempre achei isso impossível de acontecer! Situações tolas e difíceis de acontecer de verdade, pelo menos é o que acho. Enfim, verei até o final.
    Ahhh, a imagem dele, tão criticada, não me faz efeito algum.

    Photo Kano foi ruim pra mim desde o episódio 1, mas inexplicavelmente continuo assistindo. É, às vezes não me entendo...

    RDG apenas me irritou! Protagonista que não me cativou, mistério que não me deixou curioso e desenrolar cansativo. O terceiro episódio foi o último que assisti.

    SnK é incrível! Assim como muitos, fui surpreendido a cada episódio. Se fosse mais sensível, com certeza teria chorado no episódio sete;

    Dos mencionados são estes que estou vendo (ou vi).
    Tenho em mente dar uma chance a todos os Animes da temporada. Se vou conseguir, bom, aí é outra história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Assisto apenas a estes animes, por ser o máximo que meu tempo concede neste caso, jovem N.

      Sobre Red Data Girl, eu realmente estou adorando a obra e notando como o enredo da mesma está se desenvolvendo. No que tange à Photo Kano, é algo bem pessoal mesmo, de mim. Se fosse na época que citei no post, estaria vendo o anime sem muitos problemas. Mas atualmente tal tipo de temática e prosseguimento não me agrada muito...

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!