Em pauta!

quarta-feira, maio 01, 2013

Kono-Ai-Setsu, ano seis: parabéns!

Puella Magi Madoka Magica, quase sempre presente no Kono-Ai-Setsu...

O NETOIN! inicia o mês de maio, que promete ser extremamente marcante na história deste blog, prestando uma homenagem bem sincera a um de seus blogs parceiros. Isto se deve ao fato da parceria em questão estar completando seis anos de existência neste mês de maio. Trata-se de uma ocasião que merece ser comemorada com respaldo e satisfação.

E se fala aqui em uma história que iniciou-se no já distante ano de 2007, com uma forma tímida de chamar a atenção, porém bem honesta na sua concepção. O blog é mantido atualmente por uma equipe determinada em passar a mensagem que tanto deseja, sendo esta a de falar de um segmento definido dentro animação e cultura japonesa, estando este atrelado ao universo do shoujo-ai e do yuri.

Nobre visitante, está na hora de você embarcar em uma pequena viagem na história e conhecer um pouco mais sobre o blog Kono-Ai-Setsu, que está completando honrosos seis anos de existência. O momento das parabenizações acabou de chegar aqui.

Um pouco da história do KaS...

O visual atual do Kono-Ai-Setsu (divulgação).

O KaS (diminutivo acertado para o nome original do blog, Kono-Ai-Setsu) foi criado em maio de 2007. Na época a ideia de duas jovens, uma residente no Amazonas e outra no Rio Grande do Sul, acabou fazendo com que o blog fosse criado para trazer um pouco mais daquilo que as temáticas shoujo-ai e yuri possuem e podem oferecer. Tais jovens eram as nobres Lilian Kate Mazaki (também dona do Mundo Mazaki) e Se-chan (responsável pelo Otame - Otaku no Ame). Além se seus espaços próprios, ambas são também integrantes do projeto NUPO, bem conhecido por você que visita o NETOIN!.

Julgando unicamente pelo post de apresentação (visualize-o aqui), você perceberá que a temática do KaS não era exatamente falar sobre as temáticas já citadas em um todo, mas sim definidas em uma única obra, sendo esta Negima! (do aclamado Ken Akamatsu, responsável por Love Hina). E você pode notar, amigo visitante, que o ideal era apenas de atender à tal vontade e seguir com ela, uma vez que a Se-chan já cuidava de outras comunidades da rede social Orkut sobre tal tema.

Entre os posts do primeiro mês de existência do KaS, pode ser citado um no qual a jovem Se-chan mostra aos visitantes a sua primeira fic (clique aqui para ver o mesmo). O blog parceiro foi mostrando que tratar do universo shoujo-ai/yuri não era mistério algum e, baseando-se em tal premissa, resolveu estender um pouco seus limites territoriais (por assim exclamar) e falar sobre tais temáticas em um âmbito cada vez maior, gradativamente.

O Kono-Ai-Setsu e seu visual em maio de 2010 (acervo NETOIN!).

Mas o KaS teve os seus momentos de hiato, como pode ser observado neste post, datado de 2009. As ocupações diárias são inerentes, em teoria, a todos os blogueiros. O texto indicado só reafirma isso. Entretanto, pode-se notar que para chegar a tão expressiva data (que é o sexto aniversário do mesmo), o blog parceiro conseguiu seguir adiante de forma admirável e respeitosa, sem abandonar seus ideais, nem tão pouco o direcionamento já canalizado e estabelecido.

Foi à partir de 2010 que o Kono-Ai-Setsu experimentou o seu crescimento na blogosfera. As duas redatoras já conhecidas, mesmo com o atarefado cotidiano, conseguiam levar o blog à frente, oferecendo posts variados e adotando um sistema de seções bastante interessante e necessário. Foi neste ano, inclusive, que elas acertaram uma parceria com o blog Mithril e também com o NETOIN!. Na verdade isto demonstra apenas uma pequena parte do todo esplendor que o blog estava oferecendo, sendo que muito mais estava por vir à frente.

Em fevereiro do citado ano, a Lilian Kate Mazaki comentou brevemente sobre a proximidade do terceiro aniversário do KaS (veja aqui), mostrando aquilo que ocorria com a equipe do blog e também as perspectivas alçadas sobre o mesmo. Mais uma prova do senso de carinho com o espaço na internet e também e da grande responsabilidade com os visitantes do blog parceiro.

A-Channel, um dos animes tratados no blog aniversariante.

Entretanto, uma certa blogueira bem conhecida adentrou à equipe do KaS em abril de 2011. Esta era ninguém menos que a nobre Roberta Caroline, do Elfen Lied Brasil (clique aqui para ver a apresentação dela) que iria cooperar no blog levando o seu ponto de vista sobre o universo do shoujo-ai e do yuri. Em sua estreia, datada no mesmo citado período, a jovem Roberta comentou sobre o anime A-Channel (veja o post aqui). A citada redatora saiu da equipe do KaS em 2012, mas a sua marca está lá mantida para a apreciação de todos os visitantes, bem como também da atual equipe do blog aniversariante.

Seções como o KaS Illustration, Yuri Week Gallery e o Momento "lendo um mangá junto do KaS" foram mostrando a real dimensão que o blog poderia alcançar. Alinha a isto o fato da  equipe sempre mostrar em tal blog muitos trabalhos que circundam a objetividade de um bom fanfiction e de one-shots. Podem ser aqui citados a obra "Brisa" da Se-chan (veja-a aqui) e a fanfic Mastered Negima feita em três partes pela Lilian Kate Mazaki (acesse-a aqui).

E o tempo presente do blog consegue visionar um futuro igualmente brilhante para o mesmo. A sua equipe conta com três jovens onde, além das nobres Mazaki e Se-chan, desponta também a carismática figura da Doggy, responsável por trazer posts bem diversos para o KaS, onde destaca-se as suas contribuições à seção Yuri Week Gallery, como em seu mais recente post (veja-o aqui). Como você pôde notar, amigo visitante, o Kono-Ai-Setsu pode acabar sendo um ponto de visitação na blogosfera muito chamativo e interessante para você.

Objetivamente

O banner atual do Kono-Ai-Setsu. Parabéns pelos seis anos.

O Kono-Ai-Setsu tem uma base estabelecida, um alicerce fortificado e um ideal que ainda tem muito para se divulgar. É um blog convidativo, um espaço humilde e sincero dentro de sua proposta e que, dada a evolução apresentada no mesmo, apenas vem à mostrar o quanto que esta parceria é valorosa para este humilde blogueiro e para o NETOIN! como um todo.

No dia cinco de maio, a parceria entre os blogs comemorá o terceiro aniversário (veja a apresentação da mesma aqui) e trata-se de um momento que também merece ser comemorado. As temáticas são essas, não necessitam de maiores definições (dado o todo que já foi aqui apresentado), apenas se deve ressaltar que este é um período de atenção e de grande felicitação.

Às nobres Lilian Kate Mazaki, Se-chan e Doggy, os mais sinceros parabéns pelo sexto aniversário do Kono-Ai-Setsu. É um momento sublime, o qual este blogueiro admira e identifica a grande representatividade. E que o futuro do KaS possa ser o esperado pela equipe, por seus visitantes e por todos os fãs do shoujo-ai e yuri espalhados pelo Brasil. Uma vez mais, parabéns.

Amigo visitante, acesse o Kono-Ai-Setsu e deixe lá registrado as felicitações para o blog, também. 

Até a próxima.

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!