Em pauta!

sábado, fevereiro 16, 2013

Sasami-san@Ganbaranai - episódios #4 e #5: entre a luxúria e a loucura...

Imagem do episódio 4.
O anime mostra vertentes bem inusitadas em seu enredo...

Os episódios quatro e cinco de Sasami-san@Ganbaranai trabalharam dois segmentos bem diferentes. O primeiro buscou trazer à tona uma ficção existente dentro do próprio ser chamado Sasami, a hikikomori que é mimada vinte e quatro horas por dia pelo seu irmão mais velho, que esconde um "outro eu" incrivelmente poderoso (até certo ponto). Já o segundo mostrou a Sasami que tenta se socializar, fazer amizades e ter uma vida que possa ser considerada como a mais próxima da normalidade possível.

Ambos os capítulos se interligaram de uma forma bem interessante. Muito embora o episódio tenha iniciado os seus trabalhos mostrando uma Sasami recém chegada da escola e reclamando da mesma, a sequência teve início com uma garota buscando fazer sua primeira amizade. Mas este era o "outro eu" da Sasami o que poderá lhe levar, conscientemente, que a outra personalidade pode estar presa ou solta em algum lugar, o que talvez não deixa de ser verdade.

Este texto começa a ficar tão complexo de ser compreendido quanto o próprio anime assim se faz perceber. Então este blogueiro começará a definir a situação de um modo um pouco mais raso, porém direto e totalmente sem nenhum tipo de enigma que peça para ser desvendado. Nestes dois episódios, Sasami-san@Ganbaranai foi tão maluco e chamativo quanto os três episódios iniciais (que já foram analisados aqui no NETOIN!).

Imagem do episódio 5.
Não é um beijo, mas quase. O efeito também é quase o mesmo...

A história do anime girou, nos episódios em questão, no conceito de conhecer melhor a protagonista da obra. Mais além, a Sasami mostrou ser alguém que todos estão de olho, mas não apenas pela Amaterasu nela "escondida". O título buscou mostrar, em dois capítulos, que a Sasami possui a faceta de uma garota normal e a face de um ser poderoso que desconhece seus poderes. Incrivelmente, o irmão dela seria o detentor "natural" de tal manifestação de distorção da realidade, mas isto é algo que deverá ser discutido mais para frente.

Entretanto, Sasami-san@Ganbaranai apresenta alguns detalhes que poderão fazê-lo pensar sobre seguir o anime ou não.O principal deles está na forma com a qual o enredo vem se desenvolvendo, com alguns percalços e incógnitas que vão e vem ao frescor do vento. Há também a questão dos diálogos entre os personagens, muitas vezes presos um tipo de linearidade comunicativa, cujas brechas de compreensão não ficam muito claras. À bem da verdade, este título está querendo tentar provar alguma coisa.

Este blogueiro pode ter criado mais questões do que fornecido respostas com este post. Na verdade, Sasami-san@Ganbaranai tem se portado desta forma. Isto não é um demérito para a obra, mas também não pode ser visto como um detalhe cem porcento positivo. A obra seguirá e, daqui duas semanas, você poderá ler mais uma análise deste anime aqui no NETOIN!.

Amigo visitante, o que estás achando deste anime? Até a próxima!

O NETOIN! com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Sasami-san@Ganbaranai é um dos poucos animes que vem me agradando nesta temporada de inverno. Como mencionado é um anime que divide opiniões pois muitos não passaram nem do primeiro episodio e outros curte demais como eu este anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sasami-san@Ganbaranai é realmente um ótimo anime, mas é justamente o enredo dele que tem feito as pessoas desistirem do mesmo.

      Desdobramentos haverão de ocorrer.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!