Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Uma cerejeira mágica e vários amores em Da Capo III...

Os olhares se voltam para alguém...

Se Vividred Operation desponta com uma honestidade gritante em sua proposta (como mostrado no post anterior), Da Capo III acaba se convertendo em uma continuação serial das mais interessantes na atual temporada de animes. Como este blogueiro já salientou em dada oportunidade, o anime possuía um desafio muito severo e importante, sendo o mesmo equivaler-se ao longínquo primeiro Da Capo lançado.

Com sete episódios já exibidos, o que se tem é um título consistente na sua premissa, que não tem apresentado nenhuma falha em seu enredo ou no encaminhamento de cada novo capítulo. À rigor, o anime ainda está um tanto aquém do Da Capo original, mas tem se apresentado como superior aos demais (já encontrando-se par e passo com o que representou Da Capo II).

Talvez um dos grandes pontos positivos no anime até aqui esteja no protagonista da série, o jovem Kiyotaka. Por se tratar de uma obra que tem o harém como um de seus gêneros primários, a espera lógica seria por um verdadeiro "mala sem alça" (ou minimamente bobo) personagem como centro das atenções das garotas no anime. O que se tem em Da Capo III é um rapaz extremamente pouco ousado em suas ações com tais personagens, mas que tem se apresentado com um comportamento bem normal e digno para um anime do tipo harém.

A Sakura e o Utamaru, sempre reivindicando os seus espaços no anime.

Os episódios que vão do quarto ao sétimo foram dedicados, cada qual, a uma personagem em específico. Talvez isto possa ser interpretado como um tipo de mini arco que atua em blocos segmentados, no intuito de manter a história da obra coesa. Se partir do princípio que tal afirmativa esteja correta, o que poderá se constatar é que Da Capo III tem conquistado importantes pontos positivos, com isto, para a sua avaliação final.

No que tange a cada personagem trabalhada de forma mais isolada junto ao protagonista, o que você pode esperar é unicamente o esforço ser feito justamente ao se tocar no ponto mais fraco de cada uma destas personagens, o que varia do ego inflamado de algumas até ao excesso de sentimento carinhoso que outras nutrem pelo Kiyotaka. Mas o rapaz em si age totalmente na defensiva, o que acaba irritando severamente algumas das garotas em vários trechos de tais episódios.

Como não poderia deixar de ser, em momentos esporádicos algum início de confusão está para acontecer, fruto de mal entendidos que beiram a banalidade neste anime. Se ao acaso você estiver à procura de encrencas maiores ou daquela "apimentada certeira" na obra, infelizmente Da Capo III poderá lhe proporcionar um tombo extremamente doído, pois todo e qualquer evento no anime tem se resolvido da forma mais branda e pacífica possível.

A Aoi parece estar muito animada. Por que será!?

Inegavelmente, a afirmativa lançada no último parágrafo poderá fazer com que o anime seja deixado de lado por várias pessoas, pois o fator de curiosidade praticamente inexiste em tais cenas. Falta aquele ímpeto estratégico em Da Capo III, que a própria série já soube trabalhar muito bem em outras obras antecessoras à esta, como o Da Capo II. O sentimento de frustração pode vir à aparecer no anime, mas ainda assim a obra num todo consegue ter mais pontos positivos à se destacar do que negativos para se citar.

Entretanto, nada é perfeito. Ao assistir o sétimo episódio deste anime, você poderá acabar notando uma queda visível na qualidade de animação do título, em uma comparação direta com os seis capítulos anteriores. Fique a par de que a história presente em tal episódio é boa, fazendo jus à honestidade na qual o anime tem trabalhado o seu enredo, mas que a queda no visual causa um contraste desfavorável. Soma-se à isto o fato do anime aparentar "querer correr" com o seu desenvolvimento episódico. Não é algo totalmente ruim, mas sim um fato que poderá dar margens a alguns problemas na reta final deste título.

No âmbito geral, Da Capo III continua sendo muito agradável de ser acompanhado semanalmente. Muito embora a premissa central do anime seja muito básica, nota-se que a mesma é bem trabalhada na execução da obra. Este blogueiro aguarda, acima de tudo, para alguma definição ou conclusão sobre a cerejeira mágica da Ilha Hatsume que, entre outras características, é a real força motriz deste anime. O acompanhamento da obra está garantido.

Amigo visitante, até a próxima.

Da Capo III pode ser visualizado no Crunchyroll Brasil, ao clicar aqui

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Acho que este está mantendo-se na linha aceitável por basear-se extremamente na série inicial. Como os trechos da Sakura e o Utamaru. Está quase para um remake com personagens diferentes referindo ao desenrolar da história. Mas agora que esta na metade fica a incognita de como o desenvolvimento da historia ficara. Tenho medo que desande tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre @açougueiro@, concordo integralmente, tanto no elogio ao anime quanto na dúvida importante sobre o mesmo.

      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Deve ser difícil fazerem algo, sendo que já existiu antes, digo já teve dois animes antes com o mesmo tema. Tinha dito que ia tentar acompanhar o animes, mais infelizmente não consegui. Por consequência, estou assistindo à outros. xD

    Sabe dizer quantos episódios Da Capo III terá? Ou animes da temporada não possuem esse tipo de informação?

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre Naty, os animes da temporada costumam apresentar tal informação antes mesmo de serem exibidos. No caso de Da Capo III, serão doze episódios. Ou seja, restam cinco até o fim do anime.

      E Da Capo teve mais do que duas temporadas antes desta, com seguridade. O que tem ocorrido com Da Capo III, e que em minha opinião tem servido de sucesso para a obra em si, está no fato do mesmo se aproximar muito daquilo que pôde ser visto no distante primeiro Da Capo (oito anos atrás).

      Quais animes está a assistir, amiga Naty?^~

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!