Em pauta!

domingo, dezembro 11, 2011

Análises em Geral - parte #44: lindas histórias à sua espera em pequenos contos...

A chamada, com o Netotin todo sentimental...

Amigo visitante, o NETOIN! lhe agradece por mais esta visita. Além disso, se faz um convite muito especial para você, pois trata-se da terceira postagem especial do mês de aniversário do blog. E justamente a seção Análises em Geral foi a escolhida foi a escolhida da vez para tanto.

O que você faz quando se depara com uma obra que prima pela sua simplicidade? Não se faz aqui, de momento, uma referência à qualidade do material ou impressão: mas sim às suas histórias.

Mas é uma simplicidade bem vinda. E o tema central é também digno o bastante de ser aqui entoado: o amor, considerado o mais nobre dentre os sentimentos humanos. E trata-se de algo que poderá ser de seu agrado, principalmente se você estiver envolto por tal sentimento.

Desta forma, esteja preparado para ler a análise de um mangá publicado no início deste ano no Brasil, que conta com apenas dois volumes mas cheio de amor, doçura e algo mais para você. Escute aquela música especial e leia o texto à seguir. Este humilde blogueiro espera, com ansiedade, que este texto seja também de seu agrado.

Contos de Amor para Você: sim, o amor está no ar...


Os dois volumes de Contos de Amor Para Você.

A obra, adaptada no Brasil com o nome de Contos de Amor para Você (no original chama-se Otogibanashi wo Anata, cuja tradição seria Um Conto de Fada para Você), foi escrita por Ayumi Shiina. Como já se fez adiantar (com o nome adaptado deixando as coisas ainda mais óbvias), esta obra possui o amor como temática central. Nele estabelece-se e prossegue, sem maiores desvios ou mudanças de percurso.

Recorde-se de que foi comentado parágrafos acima de que este mangá possui várias histórias, correto? Na verdade tratam-se de contos amorosos sendo, ao todo, cinco deles à sua pronta espera.

Neste quesito, Ayumi Shiina faz um convite ao leitor deste mangá: um retorno mais do que bem-vindo àquela época na qual falar de amor era algo muito mais prazeroso do que se faz imaginar. Obviamente, poderás estar pensando que este humilde blogueiro prefere-se ater-se à ilusões, mas não é isso...

Um conto de ambientação no mundo atual...

Os contos presentes remetem à histórias nas quais uma série de desencontros podem levar um casal à se aproximar verdadeiramente. De igual forma, pode fazer com que um evento muito próximo da realidade venha à tona, inerte em um ambiente escolar onde uma garota não deixa, de forma explícita, aquilo que sente por seu melhor amigo. Ou então, poderá tratar-se de uma jovem que tem a chance de sua vida de ficar com o rapaz que tanto quer, mas que...

Histórias ambientadas em épocas passadas (e de alguma forma remotas) ou no mundo atual. Todas elas carregando uma forte dosagem de sentimentalismo, uma profundidade no quesito amor e um certo puxão de orelha para as pessoas que cismam em crer que contos assim, hoje em dia, não mais existam ou que não possuam mais aquele poder de atração.

Enfim, são contos que trazem toda uma conotação e envolvimento, mas sempre de mãos dadas com a simplicidade. Você até poderá achar isso estranho, mas as histórias presentes ganham neste quesito um ponto positivo extremamente valioso, pois não existe uma grande armação ou um plot mais profundo, mesmo para padrões de um conto: o que existe é aquilo que pode ser definido como já esperado mas que, na maior sinceridade por parte deste blogueiro, acaba agradando em sua totalidade.

Na balança


Um reino, uma princesa e um amor sendo desencadeado...

Em primeiro lugar, uma característica deste mangá deve ficar muito clara e bem direcionada: os presentes contos possuem passagens apegadas até demais ao tema central. Em outras palavras, e caso assim queira definir, tratam-se de passagens muito "melosas", inadequadas para quem não gosta de contos de amor na sua grande essência.

A segunda caraterística que merece forte menção está nos traços desta obra. Mesmo nas diferenciadas ambientações, o desenho dos personagens não deixa distinguir uma grande diferença entre eles (épocas distintas). São traços e cenários muito simples, mas isto entra como um fator muito mais positivo do que negativo, pois há uma combinação muito sadia nestes aspectos.

Os diálogos, em sua maioria, são simples e diretos no ponto. Alguém poderia até dizer que, após ler algumas páginas se faz até possível imaginar o final de cada trama mas, para este humilde blogueiro, não foi bem isso que ocorreu. Apesar de toda a simplicidade aparente, os contos conseguiram envolver o dono deste blog.

Julgar um livro apenas por sua capa pode ser considerado um erro para muitos, sendo que Contos de Amor para Você é uma obra que deixa este dito popular à vista clara. A capa é simples até demais, onde fica a impressão de que a mesma poderia ter sido bem melhor trabalhada. Mas abrir o mangá e começar à lê-lo já dá uma outra dimensão à questão, positiva na proposta lançada.

Por último, e não menos importante, um dos contos poderá emocionar quem lê-lo na medida. Ao menos, ocorreu com este humilde blogueiro. Os eventos de tal conto afunilam de uma forma tão direta e com algum impacto, que a imersão à história poderá converter-se em lágrimas dependendo, unicamente, de seu estado emocional atual (entenda-se como no momento no qual estiver à ler este mangá).

Objetivamente


Uma arte bonita...

Em si, o mangá possui seus pontos altos e baixos. Na visão deste blogueiro, os pontos positivos se sobressaem. Mas trata-se de uma publicação que pode, severamente, não agradar à todos propriamente dito.

Se você é uma pessoa que não gosta de histórias que possuem momentos ou fundos com sentimentalismo em demasia (vulgo "melosas"), então deverás tomar uma boa distância de Contos de Amor para Você, uma vez que nesta obra tais passagens citadas serão encontradas com grande facilidade.

Por outro lado, se gostas de profundidade - sem importar-se com exageros - na temática sentimental humana (ou no amor propriamente dito), então Contos de Amor para Você é certamente a obra que tanto procuras.

O mangá merece menção positiva e o blog NETOIN! faz recomendar a sua leitura. Como se faz dizer por aí: "deixe o amor entrar".

Assim encerra-se o terceiro post especial do aniversário de cinco anos do blog NETOIN!. Este humilde blogueiro espera que a presente análise tenha sido de seu agrado e apreço. Desde já lhe é feito o convite para o quarto post especial, que sairá em breve. Até mais!

[ made in NETOIN! ]

Contos de Amor para Você - Editora Panini Comics/Planet Mangá - Dois volumes - R$9,90 cada.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Acesse o site da Editora Panini no Brasil, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!