Em pauta!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Especial: são três anos de Elfen Lied Brasil no ar! Parabéns!

Você não viu nada errado...

As apresentações se farão necessárias neste post. O título, em si, já faz um belo trabalho de chamada e deixa à você, nobre visitante do NETOIN!, a certeza de que o texto de hoje não orbitará sob a estrela de nenhum anime ou mangá. De igual forma, você lerá mais adiante um post que também não trará nenhuma notícia, nem tão pouco fará uma chamada mais tradicional ou nem falará sobre o International Saimoe League.

Não haverá nenhuma review de anime aqui. Nem uma simplória análise sobre algum título da atual temporada. O assunto será sobre blogs parceiros, mas não estará sendo apresentado nenhum em específico.  Na verdade, com humildade e sinceridade, o tema de hoje estará orbitando sob uma estrela que brilha forte na blogosfera (assim como tantas outras), mas que tem a atenção especial deste humilde casa desde que uma parceria foi formalizada em 4 de janeiro de 2011.

Amigo visitante, hoje você estará convidado a acompanhar um texto muito especial sobre o blog parceiro Elfen Lied Brasil, que na data de 28 de fevereiro está completando saudáveis três anos de atividade.

Uma breve história...

Imagem do blog Elfen Lied Brasil, quando a parceria foi formalizada em 2011.

O Elfen Lied Brasil teve um início de trajetória tão despretensioso e comum, quanto ao da maioria dos blogs que se encontram em atividade (estando o NETOIN! incluso neste meio). A ideia original por detrás de tal espaço na internet era apenas a de mostrar, para quem quisesse ver, algumas pessoas colocando para fora todo o carinho que sentiam pela série japonesa Elfen Lied.

Tendo sendo escrito por uma antiga redatora chamada "A Bozoka", o post de abertura do blog parceiro foi tão simplório e direto quanto se podia fazer esperar (leia-o ao clicar aqui). Uma vez que o intuito do Elfen Lied Brasil era bem básico, o texto que deu início às atividades do blog também assim acabou sendo. A nobre Roberta Caroline fez a sua estreia dias após, apresentando uma série de tirinhas bem simples e aconchegantes, cujo tema das mesmas era o anime de Lucy e companhia (veja aqui tais tirinhas).

Em si, a trajetória inicial do blog em questão esteve em apresentar posts curtos em sua maioria, mostrando curiosidades, desenhos e até algumas piadas prontas sobre Elfen Lied. O mangá, em publicação no Brasil naquele ano, era comentado edição pós edição (como neste texto sobre o quinto volume da obra) com boa desenvoltura por parte da Roberta, que sentia-se muito realizada com tal título em suas mãos. Mas foi o mesmo ano de 2010 que reservou o início de uma mudança de concepção de trabalho.

"Lilium", a suprema música tema de Elfen Lied: destaque no blog parceiro.

Após um contato com o jovem Denys (do também blog parceiro Gyabbo!), o Elfen Lied Brasil passou à abandonar alguns posts que estava à fazer (baseando-se em downloads de materiais como álbuns musicais e mangás) e adotou outras vertentes. Entre o final de 2010 e o início de 2011, o blog aniversariante passou à experimentar uma vertente até então inusitada de postagens, não apenas passando à falar de outros animes e mangás, como também comentando sobre algumas atualidades acerca do sempre crescente fandom animístico.

Por sinal, o blog administrado pela amiga Roberta ganhava outros ares gradativamente. Continuou à ser levado como um hobbie, mas era perceptível a mudança gradual para algo um pouco mais sério e de alto impacto. A parceria em momento de festividade começou a apresentar textos chamativos e de impacto, contando com análises de animes por temporada, chamadas para publicações e curiosidades acerca da animação e cultura japonesa.

Aliás, tudo aquilo que se faça remeter ao gore, terror e ero-guro sempre tiveram um espaço reservado em tal blog parceiro. Um convite para atestar tal afirmativa está no post sobre Suehiro Maruo e seu ero-guro perspicaz e forte (leia o texto aqui). Mais adiante houve a análise de uma obra bem expressiva, que era rotulada como o Circo Ero-Guro de Midori (acesse-o aqui). A obra School Ningyo, quando comentada no blog em cartaz, mostrou que a paixão pela administradora do mesmo pelas temáticas mais obscuras realmente não conheciam fronteiras (leia aqui), o que pode ser atestado também no post sobre Château Rouge, cuja história une o ero-guro e o yuri mais sanguinolento possível (veja aqui o texto).

Hoshi wo Ou Kodomo, de Makoto Shinkai, foi analisado pelo jovem Pedro.

Outro redator de impacto para o Elfen Lied Brasil, e que aparece até hoje no mesmo, já apresentava sinais de grande qualidade em seus textos desde longa data. Este era (e ainda é) o Pedro S. Ekman. A review de Toki wo Kakeru Shoujo já demonstrava muito na qualidade de seus textos e no modo como mostrava as suas ideias sobre uma obra (veja o post aqui). Amigo visitante, com a citação deste post é possível notar que, mesmo ao se valer do nome conhecido, o blog parceiro em questão não possuía unicamente textos sobre obras mais pesadas ou de chamada à gêneros como o terror e o horror.

A própria Roberta fez questão de deixar tal citação em evidência quando publicou, entre outros textos, uma review bem simpática e chamativa do OVA Kowarekake no Orgel (leia ao clicar aqui). Vieram muitos outros posts similares na sequência, como a análise de Shinryaku! Ika-Musume. À rigor, o Elfen Lied Brasil foi mostrando que fugir da obviedade e aumentar as ramificações de atuação era um passo muito saudável e prazeroso à ser dado, no que tange ao crescimento do blog como um todo.

Por sinal, da segunda metade de 2011 em diante, o blog parceiro em questão realmente cresceu cada vez mais, de forma até vertiginosa e impactante. Sinal de um trabalho sendo reconhecido por internautas, autores de outros blogs e sites e também de todo um sentimento de zelo que, atualmente, a nobre amiga Roberta e o jovem Pedro buscam levar adiante no aniversariante Elfen Lied Brasil.

Comentários deste humilde blogueiro

Steins;Gate foi avaliado, episódio pós episódio, pela nobre Roberta em 2011.

A amiga Roberta, nas proximidades do encerramento de 2010, havia comentado em um post desta humilde casa o seu anseio em formalizar uma parceria entre os dois blogs. Por razões até hoje desconhecidas, tal comentário foi para na caixa de spam do NETOIN!, sendo apenas visualizado muito tempo depois. Tanto que, quando tais palavras puderam realmente ser lidas, esta humilde casa e o blog aniversariante já haviam se tornado parceiros em vias de uma outra tentativa feita.

Minha pessoa enxerga com alegria toda a satisfação em ter o Elfen Lied Brasil como sendo, atualmente, um dos mais antigos blogs parceiros do NETOIN!. Mas não é unicamente por isto que se faz existir tal sentimento, mas também pelo fato de que o espaço da Roberta na internet é realmente digno de nota, merecedor de elogios e, acima disto tudo, algo que deve ser sumariamente respeitado.

Este humilde blogueiro não poderia deixar escapar a oportunidade (apesar do momento festivo) de mostrar como um blog pôde evoluir tanto, ao sair de uma "zona de conforto" para ser algo muito maior. Era feito unicamente para se ter a chamada interação natural com outros fãs da obra Elfen Lied pela internet afora, mas que atualmente é visto como um dos representantes mais conhecidos da blogosfera animística brasileira, sem o menor receio de haver qualquer exagero na presente afirmativa.

Deadman Wonderland também foi avaliado em 2011, no Elfen Lied Brasil.

Talvez você esteja se questionando sobre o porque do post de aniversário do Elfen Lied Brasil sair aqui, e não em seu espaço de origem. Na verdade, a nobre Roberta não costuma se sentir muito à vontade quando é para falar do aniversário de seu espaço na internet. Como este humilde blogueiro já havia feito tal ação em 2012 (relembre aqui), então uma nova homenagem se faz aparecer neste momento.

Nobre visitante, não há o menor anseio por recompensas com este texto. Trata-se apenas de um gesto de reconhecimento para com o blog parceiro em questão, que muito tem ajudado no crescimento cujo NETOIN! tem experimentado há quase dois anos. Mas não apenas por isto, pois também o Elfen Lied Brasil é um espaço digno de nota e que, certamente, trás muitas alegrias para os seus atuais redatores.

Por tudo que foi aqui apresentado, ficam registrados oficialmente os desejos de um feliz aniversário ao blog Elfen Lied Brasil, por parte do NETOIN!. Que a nobre Roberta e o jovem Pedro continuem a levar adiante tal espaço na internet. Felicitações.

Até a próxima, nobre visitante!

O Netotin não ficaria de fora da festa...

Navegue um pouco pela história do Elfen Lied Brasil:

Leia a coluna Crítico Nippon do Elfen Lied Brasil, clicando aqui

O blog parceiro Elfen Lied Brasil se encontra também no Facebook e no Twitter

O NETOIN! está sempre por aí, via Facebook e Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

10 comentários:

  1. MEEEU DEEEEEUS! Você fez!! Hahahaha nem imagina o quanto meu rosto corou enquanto eu lia calmamente cada parte do seu texto. Na verdade ele ainda está quente :D:D:D

    Poxa, obrigada Carlírio, isso foi muito lindo da sua parte, estes gestos de carinhos estarão sempre armazenados no meu coração. E é isso mesmo, sou avessa à comemorações quando eu preciso ficar no centro das atenções, heh. Enfim, foi uma homenagem maravilhosa, e parabéns por me deixar sem palavras huehuehuehueheu *abraça*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bela lembrança lá do inicio hehehh, naquela época eu já admirava o Netoin, foi difícil tentar aproximação, nessas horas eu não tenho desenvoltura alguma XDDDD

      É incrível olhar pra trás e ver o quanto o ELBR mudou, cresceu, amadureceu, mas o mais legal é que ele ainda tem aquele toque de informalidade que eu tanto gosto. Se eu fosse fazer um post, no entanto, acho que seria só pra falar do Pedrinho. Esse meninowwwwwww é um amor e sempre uma companhia maravilhosa.

      Excluir
    2. Saudações

      Gosto de cada blog parceiro daqui. Os visito constantemente. Leio-os e comento quando acho que posso agregar em alguma coisa, mesmo que seja com vãs palavras mais pessoais.

      Sinceramente, este é o reconhecimento que o Elfen Lied Brasil merece, amiga Roberta. O blog é grande e bem avaliado por uma maioria esmagadora de seus visitantes, e isto é algo que fica em evidência.

      Sinto muito orgulho em ter, atualmente, o seu blog no hall dos mais antigos parceiros do NETOIN! em atividade. Além disto, para este post preferi traçar um histórico mais aguçado do mesmo, pois a evolução que se pode constatar é grande e real.

      Acredito que as suas palavras deixarão o nobre Pedro tímido, amiga Roberta.^^

      Uma vez mais, parabéns pelos três anos do Elfen Lied Brasil.

      Até mais!

      Excluir
  2. Eu me divirto muito ao ver grandiosos blogs se interagindo desta forma!

    O Elfen Lied Br foi um dos primeiros blogs animísticos que comecei a seguir (principalmente na época em que buscava muito sangue em quadrinhos XD) e, desde essa época, não larguei mais. Hehe.

    Parabéns ao ELBR e ao Carlírio pelo belo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre "N", a blogosfera é mais vasta e apaixonante do que você pode imaginar. Muito, mas muito mais...

      E, neste momento, as honrarias recaem para o Elfen Lied Brasil, sem a menor sombra de dúvidas.

      Até mais!

      Excluir
  3. Belo texto como sempre, e não sou assidou leitor do blog Elfen Lied, mas já bi bons textos por lá também. E sei que 3 anos em relação a correria do dia a dia de cada um é um tempo consideravél para algo que a pessoa faça apenas por gosto e sem lucro algum. E como o Netoin espero que permaneça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre @açougueiro@, suas palavras são recebidas com muita e irrefutável alegria de minha parte.

      E sim, quem agradece por tudo isto é a blogosfera, cuja tendência de crescimento aparenta não querer encontrar barreiras...

      Até mais!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Saudações

      Se até o nobre Raphael, diretamente de Porto Alegre veio até este humilde blog parabenizar a nobre amiga Roberta pelo aniversário do Elfen Lied Brasil, então devo me sentir igualmente honrado por aqui.^^

      Até mais!

      Excluir
  5. Sem sombra de dúvidas um dos blogs de mais alto nível e conteúdo da anisfera.

    Parabéns, Beta.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!