Em pauta!

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Retrospectiva'2011 - parte #1: nos ares do NETOIN!

Relembrando Futakoi Alternative...

Amigo visitante, seja bem-vindo ao NETOIN!.

Normalmente, quando se faz citar a palavra retrospectiva, o que se vem à cabeça são várias imagens que se movem rapidamente na memória. Pode parecer uma definição absurda e até surreal mas, na sua essência, é o que geralmente ocorre.

Justamente em épocas de final de ano é que a dita retrospectiva ganha mais força. Isso porque, tudo aquilo que se faz julgar como de mais importante tenha acontecido ao longo do ano, se faz lembrar em um mesmo momento. Tirando alguns pormenores, fazer um aparato daquilo que ocorreu em um determinado espaço de tempo é uma ideia que pode, sim, soar como sendo muito atrativa.

Desta forma, o blog NETOIN! fará a retrospectiva de 2011 em duas partes. Na primeira parte, que será nesta postagem, você verá basicamente aquilo de maior impacto que ocorreu com este blog ao longo do ano que está para se encerrar. Na segunda parte você verá ops destaques deste humilde blogueiro para o citado ano, no que diz respeito exclusivamente aos animes e mangás.

Esteja convidado, amigo visitante, à prosseguir com a primeira parte da retrospectiva deste humilde blog. Não se esqueça que, qualquer dúvida ou algo mais pontual à ser citado, poderás fazer um pronto comentário ao final do texto. Boa leitura.

Recordações de 2011 para o blog...

Imagem do blog Elfen Lied Brasil ( divulgação ).
A primeira parceria formalizada em 2011 ( imagem do blog na época ).

O ano de 2011 começou de forma branda e calma, dentro daquilo que pode ser considerado como a conjuntura normal dos fatos desta casa na internet. Os trabalhos do blog iniciaram-se com uma postagem sobre a edição deste ano do ISML, que contava com alguns duelos de exibição, no intuito de preparar o público para a Fase de Nomeação.

No que vem à ser dito sobre o ISML'2011, houve um saudável empate no número de postagens sobre o evento, com relação à cobertura do ISML'2010. Ao todo, 44 posts foram feitos sobre o ISML'2011. Destaca-se um acompanhamento mais maduro e funcional com relação aos textos presentes sobre o ISML'2010, fato este que pode dar uma bela ideia sobre o que poderá estar por vir para a cobertura do ISML'2012.

Não se pode falar de blogs parceiros sem citar a primeira postagem relativa ao tema em 2011. Sendo assim, faz-se destacar a parceria formalizada com o blog Elfen Lied Brasil, no dia 4 de janeiro do citado ano. Recorde-se de que, em 2010, o primeiro post sobre uma nova parceria foi com o blog Mundo Mazaki ( coincidentemente, também em 4 de janeiro ).

No total de 2011, foram apresentados 43 novos blogs e sites parceiros, sendo que apenas um deles encerrou as suas atividades, enquanto que um outro blog aparenta estar próximo de seguir tal rumo. Ao todo, o NETOIN! conta hoje com 69 blogs e sites parceiros em atividade, dentre os quais 58 possuem com temática a cultura japonesa, enquanto que 11 blogs e sites do total possuem variados temas centrais. Este humilde blogueiro respeita cada um de seus blogs e sites parceiros, e isso deve ser sempre bem enfatizado.

O Encontro de Blogueiros, em São Paulo/SP.
Um sonho distante transformado em realidade...

O ano de 2011 deixou uma outra interessante marca. Pela primeira vez na história, este humilde blogueiro participou de um podcast, fato este consumado no mês de março, atendendo a um convite feito pelo blog parceiro Anime Portfólio. O tema estava centrado na temporada de animes do mês de abril, com direito à muitas opiniões.

Depois desta primeira investida na área do podcasting, este blogueiro se fez presente em mais outros 15 podcasts. A grande maioria vinda de convites dos blogs Anime Portfólio e YOpinando Shinbun ( que são do mesmo dono ), muito embora este humilde blogueiro tenha participado também do JCast #138 sobre o anime Puella Magi Madoka Magica também do podcast CAST! Mangá em três oportunidades onde, em uma delas, o tema foi a primeira edição da Ação Magazine. Provavelmente, o ano de 2012 reservará trabalhos nesta área também...

Um dos grandes pontos altos do ano de 2011 foi um evento que aconteceu em 10 de setembro, na cidade de São Paulo/SP. Tal evento foi o Encontro de Blogueiros, onde bloggers e amigos de várias partes do Brasil reuniram-se na capital paulista para conversar muito, conhecerem-se pessoalmente e trocar ideias sobre a temática da animação e cultura japonesa. Só o fato de ter conhecido tantas pessoas legais e interessantes já valeu a viagem para este humilde blogueiro.

Engana-se você se imaginar que o pessoal se reuniu apenas para conversar. O Encontro de Blogueiros foi muito além disso, pois houve um descontraído karaokê que reservou muitas surpresas ( talentos nunca antes revelados, diga-se de passagem ). Além disso, ocorreu também a primeira edição do otakubar, uma espécie de confraternização entre os presentes no Encontro de Blogueiros. Muitos petiscos, cervejas ( muito embora este humilde blogueiro tenha ficado apenas no refrigerante ) e conversas descontraídas. A capital paulista ficou pequena na ocasião...

Faz-se citar, com alegria, que o blog passou pela sua segunda mudança de layout. A primeira havia sido no distante mês de fevereiro'2008. O fato presente ocorreu no mês de setembro'2011. Não que o layout anterior fosse feio ( e não era ), mas já estava obsoleto. E para enquadrar-se melhor à atualidade, a mudança ocorreu de uma forma que acabou pegando à todos de surpresa. Um novo visual que acabou sendo aprovado.

Alguns mangás deste humilde blogueiro.
Um ano marcado por vários desdobramentos na área...

Os textos especiais tomaram parte do NETOIN! ao longo de 2011. Convém destacar, entre tantos textos, um especial sobre as várias indicações que são feitas à todos, nos mais variados segmentos ( muito embora o texto, em si, tenha ficado dentro da temática do blog ). Além deste pode ser também citado o post sobre os inesquecíveis episódios de animes, no qual este humilde blogueiro fez citar aqueles capítulos que não saem da memória. Para finalizar os destaques nos trabalhos solos, um aparato sobre o gênero slice-of-life acabou sendo muito bem-vindo.

A blogagem coletiva apareceu novamente em 2011. Obviamente, o NETOIN! não deixou tal oportunidade passar desapercebida e resolveu participar da mesma. O tema foi o anime Kimi ga Nozomu Eien, que acabou sendo comentado em 16 blogs e sites diferentes. A cereja do bolo, entretanto, viria apenas mais tarde...

Um grande evento acabou reunindo mais de trinta blogs e sites sobre animação e cultura japonesa. Algo, até então, sem precedentes. Tratava-se de Tezuka Day, evento comemorativo ao mangaká Osamu Tezuka. Este humilde blogueiro participou deste grande evento coletivo abordando a obra Fushigi wa Melmo, uma história cativante pertencente ao gênero mahou shoujo, mas com ótimas pitadas de drama e de slice-of-life, bem na medida.

O ano de 2011 também marcou uma certa revolta, por parte de muitas pessoas, quanto à qualidade dos mangás publicados em solo brasileiro. No caso em específico, com relação à Editora JBC, enfaticamente. Este humilde blogueiro tratou de opinar sobre tal assunto, em um post que unia também a questão do preconceito existente entre os próprios fãs de anime e mangá ( o mesmo pode ser visualizado ao clicar aqui ).

As festividades pelo quinto aniversário do blog.
Um momento para ficar na memória, sempre...

Em 2011 houve a consagração definitiva das seções Curtas em geral e Análises em Geral. Ambas estão muito próximas de serem consolidadas como os novos cartões de visita do NETOIN!. Partindo de um gosto pessoal deste humilde blogueiro ( e atendendo a ótima sugestão de uma amiga ) foi criada uma seção dedicada exclusivamente aos animes e mangás de drama.

Sendo uma das formas com as quais este blog se faz conhecer, as reviews de animes ganharam novo fôlego em 2011. Para que você tenha uma ideia de tal fato, basta citar que foram publicadas 22 reviews no ano em questão. O NETOIN! encerra o ano com 80 reviews de animes à disposição para a sua leitura.

Contudo, foi no dia 2 de outubro que uma grande novidade apartou no NETOIN!. Sim, trata-se do mascote oficial do blog, o Netotin. Sua aparição causou certo e moderado alvoroço em razão de sua aparência, estranha para muitos. Da apresentação oficial do mascote até o presente momento desta postagem, o Netotin tem recebido uma acolhida favorável cada vez maior, o que em muito alegra este humilde blogueiro.

E, pela primeira vez na história deste blog, foi feita uma campanha real de aniversário. Dos dias 1º à 22 de dezembro apareceram a chamada inicial, cinco textos especiais ( onde cada um recebeu uma temática própria dentro das expectativas e anseios deste humilde blogueiro ) e o texto de aniversário propriamente dito. Os cinco anos de atividade do NETOIN! foram comemorados em grande estilo valendo, inclusive, as saudações e parabenizações de muitas pessoas, entre donos e redatores de blogs e sites parceiros e visitantes desta humilde casa na internet ( além dos seguidores do blog no Twitter ). Um momento inesquecível, guardado na memória deste humilde blogueiro com toda a atenção e carinho que faz merecer...

E ainda tem mais...

Esta foi a primeira parte da
retrospectiva'2011 do blog NETOIN!.
Amigo visitante, fica aqui o convite para a
segunda parte, que será publicada em breve.

[ made in NETOIN! ]

3 comentários:

  1. Legal. Tem coisa aí que eu nem lembrava, e outras que eu sequer sabia.
    Você só se esqueceu de falar da mudança de layout do blog. Pra mim, um dos acontecimentos mais marcantes do Netoin em 2011. (Isto aconteceu em 2011, não foi?).

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Sim, a mudança de layout. Acabei esquecendo dela, *OtakuMainstream. Foi em 2011 mesmo ( no mês de setembro ). Corrigirei isso na próxima parte.

    Retrospectivas possuem esta finalidade que citaste: das recordações. Fico contente em saber que esta 1ª parte foi de seu agrado.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olha só que nostálgico ver aquela imagem do meu blog lá em cima =)

    E verdade hein, o Netoin mudando de layout foi algo que pegou a todos de surpresa.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!