Em pauta!

domingo, dezembro 21, 2014

[N! 8 Anos] É hora do vôlei com Haikyuu!!

A chamada oficial.
A esportividade ainda não cessou neste período especial...

Esta série de posts especiais, pela campanha do oitavo aniversário do NETOIN!, está se aproximando do seu ponto final. Será agora o penúltimo texto à ser aqui publicado, mas o mesmo é carregado de grande importância. Até porque, o vôlei ganhará seu amplo e merecido espaço agora. E com a review de um anime que teve tal desporto como temática central.

Para tanto, o convite para fazer tal texto foi enviado a uma nobre pessoa que tem competência o bastante para levar adiante este trabalho. A minha humilde pessoa ficou extremamente feliz quando ela, a nobre amiga Red Kim, aceitou a oferta e tecerá aqui suas palavras sobre o anime Haikyuu!! que, seguramente, já desponta como um dos grandes destaques deste ano de 2014.

Nas palavras da jovem em citação, você terá uma visão mais ampla e devidamente direta sobre o anime em pauta. A Red Kim é bem conhecida por explanar suas ideias sem nenhum rodeio, então o que você pode esperar é um post cuja linha reta será o caminho a ser trilhado pela nobre amiga.

Sabendo disto, caro visitante, é a vez de você receber um caloroso convite e acompanhar este post especial. Desde agora, tenha uma boa leitura.

É hora do vôlei com Haikyuu!!
por Red Kim, do blog parceiro Kimono Amarelo

O "time dos sonhos".
E aí, leitor, já curtindo as férias?

Cá estamos nós comemorando o oitavo aniversário do blog NETOIN!, que eu desejo que entre logo na primeira década, passe para a segunda e continue por muitos anos.

Sempre fico lisonjeada quando o Carlírio me chama para um guest post, visto que, minha escrita normalmente é inútil e tenta fazer o leitor rir de alguma coisa idiota (mesmo que seja da minha própria desgraça). Por isso, quero agradecê-lo mais uma vez pelo convite com uma cesta de morangos cobertos de chocolate! Tá, parei.

Bom, agora deixa eu me apresentar, porque gente educada se apresenta quando está na casa dos outros falando com os amigos dos outros.

Eu sou a Kimono Vermelho, também conhecida como Red Kim e derivados. Tenho três blogs de assuntos completamente diferentes, como o Kimono Vermelho que é sobre escrita, polêmicas, contos e livros. O Kimono Amarelo sobre animes e mangás. E o Kimono Verde com contos picantes.

Agora que eu já arrumei a casa, é hora de o leitor entrar!!!

Desvendando a orquestra

Isto é Haikyuu!!.
No dia 23 de novembro recebi uma mensagem do Carlírio me convidando para o guest post e contando que meu tema seria uma análise sobre o anime Haikyuu!!.
Um guest post já é uma grande responsabilidade, agora imagina falar sobre um anime que acompanhei quase que toda semana (tirando os problemas “técnicos”) com afinco e hype. Pois é, responsabilidade em dobro!

Haikyuu!! é um mangá de Haruichi Furudate, publicado semanalmente na Shounen Jump, do gênero esporte e com um protagonista homônimo à esposa de Naruto (obra de Masashi Kishimoto também publicada na mesma revista).

Não sou boa com resumos, então me perdoe se ficar “desgracento” para ler.

Haikyuu!! conta a história de Shouyou Hinata, um garoto de cabelos laranjas que é fascinado por vôlei desde que viu um importante jogo pela televisão na rua. Desde então ele se dedica ao esporte e entra na mesma escola de seu grande ídolo o Pequeno Gigante: a Karasuno. Lá ele descobre que o seu maior rival no ensino fundamental teve a mesma ideia.

Eu particularmente detesto o gênero de esporte.
Acho os personagens sem graça, as explicações técnicas chatas e os embates ruins. É com certeza um dos piores gêneros de histórias.

Aí vem o plot twist (leia isto como reviravolta), caro leitor.

Haikyuu!! é tão carismático e gostoso de acompanhar que até uma pessoa que não curte o tema como eu, gosta.

Os personagens em especial são fantásticos.
A começar pelo protagonista Hinata, menino de sorriso fácil, pulos assustadores e uma força de vontade sobrenatural; juntamente com Tobio Kageyama, um cara esnobe e genial, formam a mais incrível dupla de ataque do time Karasuno.

E olha que Kageyama foi um verdadeiro pé no saco quando tudo começou.

Os dois se conheceram na primeira e última partida de Hinata no ensino fundamental, uma estreia com derrota anunciada, afinal, o pobre menino de cabelo laranja não tinha um time muito focado e interessado no esporte, faltando técnica e entrosamento durante o jogo. Enquanto do outro lado da rede, o time experiente de Kageyama vencia e também penava pelos mandos e desmandos do seu “Rei da Quadra”.

O "Rei da Quadra".
Uma das coisas que mais gostei nesse anime (ainda não li o mangá) foi o belo desenvolvimento dos personagens. Tendo neste post a oportunidade de retornar no tempo, vejo o quanto principalmente esses dois cresceram.
Hinata era o tipo de jogador bem intuitivo que entrou no vôlei mais pela admiração ao ídolo do que por conhecer as regras e jogar bem. Kageyama era um gênio brilhante que não conseguia perceber que na quadra quem ganha é o time, não o jogador.

Obviamente, Haikyuu!! não vive apenas dos nossos adoráveis novatos. Temos também o divertido e esquentado Ryuunosuke Tanaka, segundanista que acaba ajudando Kageyama e Hinata num jogo “ou vai ou racha” para entrarem no clube, quase um batismo.
Depois dele seguimos com dois terceiranistas, Koushi Sugawara e Daichi Sawamura. O primeiro é um docinho de coco, garoto adorável e levantador principal do time (tendo que disputar posteriormente esse cargo com Kageyama, que também é levantador). O segundo é o capitão do time, um cara decidido que sabe manter o time focado, além de fazer uma cara medonha quando está bravo ou não é respeitado.

Em seguida passamos para Tadashi Yamaguchi e Kei Tsukishima, dois novatos que disputam o “ou vai ou racha” contra Hinata e Kageyama. O primeiro não teve muito destaque no anime, apesar de uma atuação de destaque no final da primeira temporada, enquanto o segundo, que é um dos mais altos do time, ficou marcado como o cara que gosta de tirar sarro dos colegas do primeiro ano.

Tooru Oikawa.
O time Nekoma.
Além deles podemos fechar o time principal com o icônico segundanista Yuu Nishinoya, baixinho adorável e deus protetor do Karasuno, um grande líbero e amigo do ás do time: Asahi Azumane.
Apesar de parecer marrento e perigoso, o pobre terceiranista Asahi é um doce de pessoa e arrisco dizer que até mesmo um tanto delicado. Ainda assim seu desempenho em quadra é fantástico, vencendo bloqueios com seu ataque forte.

Existem outros nomes como Keishin Ukai (técnico do Karasuno), Ittetsu Takeda (o professor que ajuda o time) e Kiyoko Shimizu (assistente). Além dos rivais, em especial, Tooru Oikawa do time Aoba Johsai e Kenma Kozume do time Nekoma.

Independente de serem secundários ou adversários, todos os personagens de Haikyuu!! contribuem com a história, sejam com ensinamentos ou passados turbulentos.

Fica realmente difícil não adorar alguém ou odiar na mesma intensidade.

As partituras e a melodia

Nem tudo é perfeito. Certo?
Aos que ficam preocupados com a quantidade chata de detalhes técnicos, pode encontrar em Haikyuu!! o menor dos aborrecimentos.

Ainda que não entenda muito bem de vôlei como eu, o leitor que se deixar entreter pela história não vai precisar ficar queimando neurônios para entender determinados passes e estratégias. É tudo bem simples e explicado sem muita torração de paciência.

Acredito que o mínimo que a obra pede é que se conheça o básico do esporte (é jogado com as mãos, tem uma rede dividindo os times e afins) e que obviamente tenha algum interesse.

Se você não gosta de vôlei ou acha o esporte chato, é bem capaz que não tenha paciência para sentar e assistir seis pessoas fazendo de tudo para que a bola caia do outro lado da rede.

Particularmente eu prefiro vôlei a outros esportes, mesmo que tenha sido um fiasco em qualquer modalidade na escola. Acabei descobrindo enquanto assistia o anime que mesmo alguém de estatura baixa pode apreciar um bom jogo, no caso, sendo líbero. E é exatamente esta a posição de Nishinoya, que não passa nem dos um metro e sessenta centímetros.

E se o problema é o sobrepeso, a líbero Suelen Pinto, atualmente no time do Sesi-SP, mostra que isso não atrapalha em suas defesas elásticas e impressionantes.

Ou seja, se o estúpido do meu professor de Educação Física tivesse sugerido a posição de líbero, eu não teria cabulado todas as aulas dele (atenção: não cabulem aula).

Pronto para os flashs das câmeras.
Apesar de o nosso país ser mais conhecido como terra do futebol, com certeza erroneamente (não lembre da Copa, não lembre da Copa, não lembre da), somos uma potência no vôlei masculino e feminino. Tanto que o técnico Bernardo “Bernardinho” Rezende da seleção masculina de vôlei foi citado no mangá e no anime com sua frase:

"Vôlei é uma orquestra, não há espaço para solistas. Para ser top, você tem de 
ter tudo isso e um talento excepcional. Se tiver essa mistura, pode dizer que esse 
jogador faz a diferença. Jogadores assim fazem história."

Mas não é só de jogadas geniais ou estúpidas que vivem os nossos queridinhos. A comédia é serventia da casa e está em abundância na série, seja com os típicos arranca-rabos entre Hinata e Kageyama ou a delinquência moderada de Tanaka que adora tirar com a cara dos outros, inclusive adversários.

Nenhum personagem consegue ficar de fora de uma brincadeira ou tiração de sarro, ainda mais no mangá que apresenta algumas imagens hilárias.

E é isso que cultiva um bom público em Haikyuu!!, o fato de os meninos obviamente se dedicarem ao esporte, mas sem esquecerem de ser o que são: apenas adolescentes.

Ainda que a primeira temporada tenha deixado a desejar no desenvolvimento de alguns personagens, a estimativa no anúncio da segunda é que o anime sane boa parte do resto da nossa curiosidade.

Um deles é Tsukishima, meu adorado “husbando do megane”, que às vezes dá impressão de que não liga muito para o que está fazendo e foi um dos únicos que não derramou lágrimas (na frente das câmeras) depois da derrota mais angustiante de todas.

E falando em angústia, aprendi com esses animes de esportes (inclua meu adorado Yowamushi Pedal de Wataru Watanabe) que há um outro nível de torcida.

Se você reclama daqueles fanáticos por futebol que berram, choram e xingam o juiz e/ou técnico e/ou jogador quando algo ruim acontece, vai acabar se vendo no lugar deles, já que os jogos principais tiram seu fôlego e muitas vezes os episódios terminam perto do ápice de um ataque cardíaco.

É natural acabar torcendo para o time protagonista e se ver inconsolável no episódio final da temporada.
É o mesmo sofrimento de quem assiste futebol no sofá.
Toda derrota é uma porrada na mesa. Toda vitória é um soco no ar.

E Haikyuu!! sabe nos atordoar quando o quesito é sentimento.

Final do concerto

Sim, isto é Haikyuu!!.
Se você ainda não deu uma chance a Haikyuu!!, eu reforço a recomendação! O anime tem uma ótima animação, a arte é linda e o elenco de dublagem faz um trabalho fantástico!

Mais uma vez obrigada pelo convite, Carlírio!
E peço desculpas pela demora e pelo post tão sem graça!!! 
Feliz aniversário, NETOIN!!!! Que venham muitos outros anos 
de alegria, entretenimento e sucesso! 

Por Kimono Vermelho, aquela tia que faz piada com “é pavê ou pra comer?”

Como de costume, a nobre Red Kim sempre mescla com sabedoria a
sua linha opinativa com pitacos de seriedade e humor. O resultado tem 
por costume ser o melhor possível. Humildemente, a minha pessoa e o
NETOIN! agradecem a jovem amiga por mais esta participação.
E caro visitante, fique atento. Em breve, o último post especial desta
campanha chegará aqui para você.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in #netoin8anos ]


Conheça a jovem convidada, visitante...

Red Kim, a responsável pelos blogs Kimono Amarelo e Kimono Vermelho, que adora mostrar uma abordagem mais extrovertida e dinâmica sobre tudo o que comenta. Intelingência e responsabilidade são grandes características da parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!