Em pauta!

domingo, dezembro 28, 2014

[Fim de ano] 2014 - Destaques em aberturas e encerramentos!

Ginko, em sua aparição mais fiel (Mushi-Shi Zoku Shou).
O primeiro resultado final deste ano...

É chegado o momento maior. Depois de quatro posts, onde se fez apresentar para você os destaques em aberturas e encerramentos por período, é chegada a hora de todo o trabalho ser mensurado com sua primazia maior. Mas antes, se faz necessário que você veja uma vez mais quais foram as indicações que aqui apareceram em cada uma das quatro temporadas de animes, ao longo de 2014.

Destaques de aberturas e encerramentos em 2014, por temporada 
janeiro  /  abril  /  julho  /  outubro

O sistema de apresentação e avaliação será exatamente o mesmo dos quatro textos acima mensurados. Desta forma, você será apresentado a um top'5 de aberturas e outro de encerramentos, que desta vez conciliarão o resultado geral do ano corrente. Os animes que poderão ingressar aqui são os mesmos que tu já deve ter visto nos posts citados mais acima.

Além disto, os animes que prosseguirão com as suas exibições em 2015 poderão ser aqui citados, uma vez que a conciliação aqui é apenas musical e que, tradicionalmente, várias destas obras que continuarão (senão todas elas) mudarão as suas sequências de abertura e/ou de encerramento. Haverão também os destaques negativos, com três indicações para cada aberturas e encerramentos.

Sinta-se convidado e embarque nesta aventura.

Top'5 - Aberturas

Um belo casal (Shigatsu wa Kimi no Uso).
* Mushi-Shi Zoku Shou (abril e outubro'2014)
Música: "Shiver" (Lucy Rose)
Páginas referentes: MyAnimeList /  AniList  /  site oficial

* Abarenbou Kishi! Matsutarou (abril'2014)
Música: "Dosukoi Sensei" (Matsuhara Ken)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Nagi no Asukara (janeiro'2014)
Música: "Ebb and Flow" (Ray)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Gekkan Shoujo Nozaki-kun (julho'2014)
Música: "Kimi ja Nakia Dame Mitai" (Masayoshi Ooishi)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Shigatsu wa Kimi no Uso (outubro'2014)
Música: "Hikaru Hana" (Goose House)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

Escolher a lista definitiva com as melhores aberturas do ano (no ponto de vista deste blog) não foi uma tarefa que possa ser colocada como das mais fáceis. Entretanto, o resultado final acabou sendo um prêmio justo por aquilo que cada música (em suas sequências) souberam representar com muita qualidade. A se destacar o tema de Shigatsu wa Kimi no Uso, exuberante em sua condução e simples na temática. Os acordes parecem simplesmente invadir o íntimo de quem escuta esta canção, de tão bela e harmoniosa que a mesma é. Aliás, o grupo Goose House ficou ainda mais em ponto de atenção com as suas músicas neste ano.

De toda a forma, 2014 também guardará consigo a lembrança deixada pelas outras quatro citações. Seja com a medalha de prata outorgada para a música do anime Gekkan Shoujo Nozaki-kun ou o bronze que está sob a boa guarda e tutela de Nagi no Asukara. A chamada para o enka, um dos mais tradicionais estilos musicais nipônicos, mereceu se fazer presente na listagem final do ano (em Abarenbou Kishi! Matsutarou) tanto quanto a canção extremamente elogiável que estendeu o tapete para as duas temporadas de Mushi-Shi Zoku Shou, que foram ao ar neste ano que está próximo de encerrar-se.

Top'5 - Encerramentos

Momento de ensinar alguém (Gin no Saji 2).
* Mahouka Koukou no Rettousei (abril'2014)
Música: "Millenario" (Elisa)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works (outubro'2014)
Música: "Believe" (Kalafina)
Páginas referentes: MyAnimeList  / AniList  /  site oficial

* Jojo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders (abril'2014)
Música: "Walk Like a Egyptian(The Bangles)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Gin no Saji 2nd Season (janeiro'2014)
Música: "Oto no Naru Hou e" (Goose House)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList /  site oficial

* Aldnoah Zero (julho'2014)
Música: "aLIEz" (Sawano Hiroyuki)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList /  site oficial

Os encerramentos perfizeram uma disputa final um pouco mais combativa do que as aberturas em si. Isto não é ruim, uma vez que não houve propriamente uma música que tenha se sobressaído em larga escala. Contudo, a formação que deu os valores finais para este quesito em 2014 apresenta, na liderança, a música que deu os acordes finais para o anime Aldnoah Zero. Aclamando e odiado por parte da crítica e também pelo público em geral, esta obra pode sim ter apresentado um enredo controverso e questionável em seu andamento, mas soube entregar um tema de encerramento digno da máxima atenção e elogios, sendo este vindo de uma música que não apenas combina com a proposta da obra como também faz ressoar diversas partes do anime na mente.

Entretanto, as demais citações mostraram-se tão valorosas quanto esta. À começar pela que aparece na sequência imediata, pois a alegre música de Gin no Saji 2 (Silver Spoon 2) soube deixar em evidência uma das maiores características do anime em si, por mais que seus últimos episódios tenham servido à causa da reflexão absoluta. Uma viagem no tempo com um hit musical que soube agradar à muitos em sua época foi a aposta mais do que bem-vinda por parte de Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders, com o adendo certeiro de tal canção combinar totalmente com o apelo do enredo desta obra em seu prosseguimento. Kalafina parece não conhecer o significado da palavra "decepção", o que seguramente é algo visto da melhor maneira possível e colocada à toda prova no encerramento de Fate/Stay Night Unlimited Blade Works, com uma música extremamente viciante (a sequência estática na animação de fechamento nem entra com um ponto negativo neste caso). Para finalizar o top'5 em pauta haviam muitas ótimas opções, mas a entrada no grupo acabou ficando com a sentimental melodia proporcionada pelo primeiro encerramento de Mahouka Koukou no Rettousei, na qual a Elisa soube deixar em evidência toda sua qualidade neste tipo de repertório.

Menções negativas

   Bottom'3 - Aberturas   

Kaga Kouko e sua irreverência (Golden Time).
* Akatsuki no Yona (outubro'2014)
Música: "Akatsuki no Yona(Kunihiko Ryo)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Gokukoku no Brynhlidr (abril'2014)
Música: "Virtue and Vice(Fear, and Loathing in Las Vegas)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Golden Time (janeiro'2014)
Música: "The World's End" (Horie Yui)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

Acaba sendo até um pouco grosseiro da parte deste blogueiro fazer citações à tais sequências de abertura, lançado-as neste blog das consideradas piores do ano na linha opinativa em pauta. Mas existem razões para tanto. O terceiro lugar ficou com Akatsuki no Yona, que teve uma melodia interessante durante sua sequência inicial, que acabou pecando demais em toda a simplicidade imposta pelo visual da mesma (além de mostrar uma quantidade maior de spoilers do seu enredo, em comparação com os demais animes de 2014). O vice coube à segunda abertura de Gokukoku no Brynhlidr, a qual chamou a atenção por sua aparição meteórica e totalmente inesperada, além de prover uma distorção extremamente potente entre a melodia sendo entoada e a sequência animada que se fazia presente na tela. Por fim, o modo com que trataram a voz da Horie Yui na segunda abertura de Golden Time conseguiu proporcionar momentos de extremo desconforto durante tal sequência, que também não soube colaborar no visual em si (em pensar que a primeira abertura deste mesmo anime tinha sido uma das melhores de sua temporada, em outubro'2013).

   Bottom'3 - Encerramentos   

O poder concentrado em um voto de castidade
(Saikin, Imouto no Yousu ga Chotto Okashiinda ga).
* Inugami-san to Nekoyama-san (abril'2014)
Música: "Zettai Fukujuu Sengen(Sumire Uesaka e Nao Touyama)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Ore, Twintails ni Narimasu (outubro'2014)
Música: "Twin-Tail Dreamer!" (Sumire Uesaka, Yuuka Aisaka e Chinatsu Akasaki)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

* Saikin, Imouto no Yousu ga Chotto Okashiinda ga (janeiro'2014)
Música: "Charming Do!" (Yui Ogura)
Páginas referentes: MyAnimeList  /  AniList  /  site oficial

No que tange aos encerramentos que foram listados acima como os piores de 2014, seguramente a proximidade entre os mesmos se dá tanto pelas suas sequências animadas como também por suas melodias únicas. Não existiu um clamou ou algo que se possa definir como ímpeto maior, mas tal disputa se mostrou mais acirrada do que se podia prever. É óbvio que neste quesito o clamor pessoal varia tanto quanto em qualquer outro ponto ou característica, mas é difícil não olhar para as obras citadas e imaginar o que elas representaram para as suas respectivas temporadas. O título, para tanto, ficou com o famoso anime do voto de castidade, levando consigo a pior sequência de encerramento neste ano que está perto de terminar.

Nobre visitante, qual é o seu rank do ano em aberturas e encerramentos?
Aproveite e deixe aqui a sua opinião!

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. No meu blog coloquei um top 5 dos melhores da temporada de outono... e a youna é um anime tão lindo e uma opening horrivel! http://otakuvaidosa.blogspot.com.br/2014/11/otakisses-002-top-openings-e-endings-da.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Infelizmente, nobre Joyce, a abertura de Akatsuki no Yona é mesmo o maior ponto fraco do anime em si. Porém, a obra é muito boa e vale a pena ser assistida com afinco.

      Darei uma olhada em vosso post e lá comentarei.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!