Em pauta!

quinta-feira, dezembro 04, 2014

[N! Drops] Dez'2014 #79: retratos de um aprendizado...

O retrato da fúria do jovem Kousei.
O aprendizado da vida...

Shigatsu wa Kimi no Uso é um dos títulos mais comentados na atual temporada de animes. Isto não acontece por obra do acaso, mas sim como reflexo direto daquilo que o anime exibe, interpolando momentos de grande serenidade com uma dosagem às vezes muito pesada de caráter emocional. Este respaldo é verídico pelo enredo trabalhado e na maneira que o mesmo vem sendo conduzido, mesmo com um ritmo mais cadenciado e deveras lento para várias pessoas.

Entretanto, o episódio da semana (com o nome sugestivo de "Ressonância") soube ser avassalador na temática emocional. Este seria o nono capítulo do anime, que ousou trabalhar algo mais do que a volta do Arima Kousei aos palcos dos concursos de piano, pois investiu em mostrar tudo aquilo que envolve o citado personagem desde a sua infância, caracterizando momentos de profundo pesar com uma vida deveras triste justamente em sua fase mais colorida. A passagem inicial, dedicada a Igawa Emi, foi tão esplendorosa quanto se poderia imaginar. Ela e o Aiza Takeshi anseiam em ver certa pessoa no palco há dois anos, mas tal ser parece ter sérios dilemas por resolver.

A fúria da mãe que fez acender a raiva no filho...

O presságio das apresentações e a atenção do Kousei...

Falar de cores pode ser (ou não) abstrato neste anime em específico. Ficou mais do que óbvio de que ele, Kousei, possui em sua mente um trauma muito profundo que possui duas vias. Em ambas a sua mãe possui presença massiva, sendo que uma delas trata da morte de tal pessoa e a outra mostra o que antecedeu tal momento. A vida deste rapaz, regada ao modo "sem cores", possui uma razão bem forte de assim prosseguir. Entretanto, é algo que ele terá de superar cedo ou tarde. Viver assim, para todo o sempre, está longe de ser um tipo de perfil saudável para seguir adiante.

Não é fácil julgar aqui sobre até qual ponto a mãe do jovem pianista tenha sido (ou não) uma boa pessoa materna. Julgamentos aqui podem ser incabíveis. Da mesma forma que as falas do Kousei para ela, após tão violento castigo procedido á ele pela mesma, podem ser taxadas como levianas demais ou apenas como subterfúgio para defesa. Shigatsu wa Kimi no Uso fez questão de deixar estas dúvidas pairando com força na mente de quem viu o nono episódio. E a maestria nisto foi incalculável.

E segue o emocional...

Emi após a sua ótima apresentação.
Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!