Em pauta!

sexta-feira, dezembro 26, 2014

[Fim de Temporada] Out'2014 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A Noel fazendo as honrarias da casa.
A última temporada do ano...

Estava faltando unicamente o mês de outubro deste ano dar o ar de sua graça por aqui. As outras três temporadas já haviam aparecido aqui com os seus destaques em aberturas e encerramentos então, com este post, o bloco para 2014 (e futuro pleito das melhores no geral deste ano) já está formado. Mas isto não significa, contudo, que não se faça necessário um texto sobre a atual temporada que está próxima do fim.

Você verá quais são as aberturas e encerramentos que, na visão do blog NETOIN!, mereceram ser destacadas na temporada de outubro'2014. Os critérios foram simples para tais escolhas estando, entre eles, o fato das músicas combinarem com a sequência de fundo e também a prerrogativa do impacto causado entre ambos. Como adendo, o fato de tal trilha sonora ter uma boa acolhida para este humilde blogueiro também acaba entrando como parâmetro. O que você verá aqui é apenas um ciclo opinativo, o qual poderá ou não conciliar com o vosso ponto de vista, nobre visitante.

Os animes vistos na temporada e que poderão aparecer neste post são os seguintes: Akame ga Kill!, Akatsuki no Yona, Amagi Brilliant Park, Cross Ange: Tenshi to Ryuu no Rondo, Denki-Gai no Honya-san, Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works, Grisaia no Kajitsu, Hitsugi no Chaika: Avenging Battle, Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de, Kiseijuu: Sei no Kakuritsu, Mushishi Zoku Shou 2, Ookami Shoujo to Kuro OujiOre Twintails ni NarimasuOrenchi no Furo Jijou, Selector Spread Wixoss, Shigatsu wa Kimi no Uso, Shirobako, Sora no MethodYama no Susume 2, Yowamushi Pedal: Grande Road, Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru.

Abaixo, se seguirão os tops'5 de aberturas e de encerramentos. Após isto, você verá os destaques negativos da referida temporada, nobre visitante. Desde agora fica feito aqui o convite para que tu manifeste a opinião que desejas sobre o referido ranqueamento, bem como você pode e deve se sentir à vontade para deixar expresso nos comentários a sua própria lista de preferência.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo quinto colocado e encerrando com o primeiro. O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Amagi Brilliant Park.
Selector Spread Wixoss
Música: "World's End, Girl's Rondo" (Kanon Wakeshima)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

Kiseijuu: Sei no Kakuritsu
Música: "Let Me Hear" (Fear, and Loathing in Las Vegas)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Amagi Brilliant Park
Música: "Extra Magic Hours" (AKINO with bless4)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Sora no Method
Música: "Stargazer" (Larval Stage Planning)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Shigatsu wa Kimi no Uso
Música: "Hikaru Hana" (Goose House)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Shigatsu wa Kimi no Uso.
As aberturas que mereceram destaques dificilmente seriam destas listadas acima. Entretanto, poderia existir alguma mudança exatamente no quinto posto, onde animes como Akame ga Kill! ou Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru estariam ocupando a colocação que está de posse da obra Selector Spread Wixoss, diga-se de passagem com um bom merecimento. A música dá os acordes da temporada do anime, que realmente soube estabelecer o conceito de drama ao seu nível. Os aliens de Kiseijuu estão no quarto lugar, mas por pouca diferença não abiscoitaram a medalha de bronze na lista. A música dá o tom ao enredo da obra de maneira descontraída, muito embora dê também a entender uma pequena ligação ao que se pode definir como medo.

O pódio começou por Amagi Brilliant Park, que teve o terceiro lugar ao seu dispor graças a uma música deveras divertida e chamativa, que contemplou de maneira satisfatória a sequência animada que se fazia seguir para tal. A graciosa estória por detrás de Sora no Method ficou com o vice da temporada de outubro'2014, com uma trilha acústica das mais elogiáveis possíveis e que realmente sabe cativar harmoniosamente. O contraste entre a melodia e a sequência animada é dos mais dignos possíveis (e a figura da Noel tem ampla participação nisto). Contudo, bater de frente com a abertura de Shigatsu wa Kimi no Uso seria uma tarefa extremamente complicada de ser consagrada. A música, que enfatiza temas como confiança e amizade (que são muito trabalhados no anime em si) desponta como irrefutável candidata ao melhor tema de abertura de todo 2014. Méritos, para tanto, não faltam.

Top'5 - Encerramentos

Ookami Shoujo to Kuro Ouji.
Shigatsu wa Kimi no Uso
Música: "Kirameki" (Waccl)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

Cross Ange
Música: "Imperious Belle" (Eri Kitamura)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Sora no Method
Música: "Hoshikuzu no Interlude" (Fhána)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Ookami Shoujo to Kuro Ouji
Música: "Ookami Heart" (Oresama)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works
Música: "Believe" (Kalafina)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.
Os encerramentos da temporada de outubro'2014 mostraram uma nivelação bem mais distinta entre os seus representantes na lista, do que as aberturas acabaram por enfatizar. A prova disto está nas citações para a quarta e quinta posições, que por bem pouco não deram lugar aos temas referentes dos animes Akatsuki no Yona, Akame ga Kill!, Shirobako, Kiseijuu ou Yowamushi Pedal Grande Road. Contudo, os títulos que se fizeram presentes acabaram ocupando bem as posições referidas, sendo os casos de Shigatsu wa Kimi no Uso com o quinto lugar e (a possível surpresa) Cross Ange com o quarto posto. Ambas as músicas de referências às suas obras são muito dignas e transparecem bem a temática trazida no enredo das mesmas.

O pódio se mostrou deveras fortalecido, com a presença de três músicas que valem amplamente o respaldo. Começando por quem ostentou a medalha de bronze desta temporada, feito este que coube para Sora no Method, que acabou trazendo um encerramento tão digno e condizente com seu enredo quanto a sua abertura. O shoujo que soube dividir opiniões na atual temporada ficou com vice-campeonato na mesma, e no caso se faz aqui falar do anime Ookami Shoujo to Kuro Ouji. O tema musical explanou muito bem a temática proposta e a sequência animada em tal combinou perfeitamente com a trilha. Por sinal, a primazia dourada ficou para o encerramento musical de Fate/Stay Night Unlimited Blade Works, que sob a voz e responsabilidade da Kalafina fez por merecer o primeiro posto da temporada com grande categoria.

Destaques negativos...

Akatsuki no Yona.
Abertura em citação
* Akatsuki no Yona
Música: "Akatsuki no Yona" (Kunihiko Ryo)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Encerramento em citação
* Ore, Twintails ni Narimasu
Música: "Twin-Tail Dreamer!" (Sumire Uesaka, Yuuka Aisaka e Chinatsu Akasaki)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Ore, Twintails ni Narimasu.
Fazer citações negativas é sempre um ponto complicado para a minha pessoa. Elas sempre existiram e se farão presentes para todo o sempre, fato, mas isto não tira o fato de que este é um trabalho dos mais difícil. A prova disto é que, para a presente temporada em questão, foram escolhidos os temas de um anime que minha pessoa está gostando bastante e de um título que está no seleto grupo das obras que foram deixadas de lado durante o seu prosseguimento (melhor compreendido como droppado).

No caso, Akatsuki no Yona (sendo este um dos animes que este humilde blogueiro mais está apreciando do período) entra como a abertura de destaque negativo na temporada. Não tanto por sua música, cuja sensibilidade é boa em tese. Mas sim pela sua sequência  animada que, não apenas se mostra estática em boa parte do tempo como também lança à tela praticamente tudo que este anime haverá de mostrar até o seu final (programado para março'2015). Sobre o encerramento, o destaque negativo coube à representação do anime Ore Twintails ni Narimasu, cujo enredo não soube agradar de maneira particular e que a sua sequência de finalização em citação também acabou deixando à desejar.

Destaques em aberturas e encerramentos anteriores aqui do NETOIN!

Agora está tudo devidamente perfilado, nobre visitante.
Ao longo deste ano, tem-se quarenta músicas de destaque, sendo 
vinte para aberturas e vinte para encerramentos.
A questão, agora, está sobre qual será o top'5 de 2014 para cada,
com base nas listas já conhecidas!

Aproveite e deixa a sua opinião acerca disto, seja com as listas do
blog ou então com o seu próprio ranqueamento.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Sinceramente na minha opinião é claro, Sora no Method não enquadraria em nenhum dos dois rankings. Talvez Shirobako nas opening podia muito bem substitui-la.

    E Kiseijuu estaria no segundo ou até mesmo o primeiro posto das aberturas. E Cross Ange pega pelo menos o pódio(se não o vice) nas endings.

    Mas mesmo vendo outros animes não citados por você, seria bem próximo a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      De minha parte digo que Sora no Method mereceu e convenceu para estar em ambos os rankings. Especialmente pela abertura, tão digna e acachapante na sua mensagem.
      Gostei bastante da opening de Kiseijuu, mas não a vi para um pódio. Cheguei a cogitar Shirobako, mas se tivesse entrado seria no máximo para abiscoitar o posto de Wixoss.

      Nos encerramentos, o "azarão" Cross Ange entrou com méritos no top'5, mas as três músicas postadas acima desta nas posições finais acabaram me chamando bem mais a atenção.

      Seria isso de minha parte (em tese), nobre.


      Até mais!

      Excluir
  2. Senhor Carlírio,
    Meu nome é Holdine, e eu tenho uma pergunta misturada com um pedido. Hahehe.
    O senhor chegou a assistir o anime 'Danna Ga Nani Wo Itteiru Ka Wakaranai Ken' Foi ao ar em Outubro de 2014 com 13 episódios de 4 minutos cada.

    Eu gostaria de saber a tua opinião a respeito deste anime em específico. Não estou pedindo post, somente uma resposta aqui nos comentários já basta.
    Estou pedindo isso pois eu realmente aprecio bastante a tua opinião.

    Bom trabalho com o site, teus posts são incríveis cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Seja bem-vindo ao blog, nobre. Comente aqui sempre que desejar.

      Quanto à este anime, eu infelizmente não o assisti. Tive a oportunidade de ver vários animes curtos em 2014, mas este em específico não.

      Entretanto, as opiniões que leio sobre tal obra são muito mais positivas do que negativas, sendo isto algo muito bom. Provavelmente verei esta obra nos próximos dias, à título de ter mais uma boa lembrança do ano que passou.
      Após isso, estarei apto a lhe dar uma opinião mais própria e convincente sobre este anime.

      Lhe agradeço pelas palavras e espero, humildemente, poder ser merecedor de tais.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!