Em pauta!

domingo, dezembro 28, 2014

Sora no Method - Episódio #13 (Final): o começo a partir do céu...

A tenra e inocente alegria...
E a Noel deu o aseu adeus...

Quando se fez publicar a análise do décimo segundo episódio de Sora no Method, na semana passada, a menção mais cruel era baseada em uma dúvida. Estava o questionamento totalmente ligado sobre como se daria o desenvolvimento do capítulo final, aquele que teria a responsabilidade de dar números finais para a obra e determinar, de maneira crível, se uma recomendação seria válida ou não sobre tal.

É com imensa alegria que este humilde blogueiro pode ressaltar, com um sorriso de um canto ao outro da face, que Sora no Method entregou um ótimo e digno episódio final. Obviamente ficaram alguns gostos amargos na boca, não houve a perfeição, mas ao se observar aquilo que a obra vinha trazendo, ao longo de treze semanas, então a avaliação acabou sendo muito mais positiva do que os temores anteriores faziam crer cogitar. E ela, a enigmática Noel, acabou sendo a responsável direta por mais da metade dos sorrisos que este anime conseguiu deixar na face de seu público.

Em si, o episódio final do anime prosseguiu com a resposta da pergunta tão aclamada pela Nonoka, ao longo de todo o capítulo anterior. A jovem se sentiu muito mais liberta e menos apreensiva, à partir do momento no qual a sua amiga Shione reapareceu naquele antigo observatório, dizendo lembrar-se da Noel e que gostaria de ver a garota na sua frente agir de uma maneira mais pró-ativa, pois esta é lembrança que a mesma deixara na mente da moça que, desta vez, não ostentava seus fones de ouvido nos ouvidos como outrora.

Esse cabelo...
Com termos mais diretos, a Shione e a Nonoka foram as únicas pessoas que sentiram falta da Noel (mesmo com o loop temporal para o passado de poucos meses após a volta da segunda garota citada), pois a ligação delas com a simpática baixinha de cabelos azuis foi muito mais intensa e vívida do que com os outros integrantes do elenco. Isto pode ser tanto colocado como um trunfo para o anime como também uma maneira "fácil demais" que a obra teve como levar (e explanar) o seu enredo na reta final. Independente disto, o capítulo buscou apenas levar adiante o laço de amizade entre as jovens Shione e Nonoka, além de mostrar que os demais possuíam um tipo de "vazio" em suas mentes que necessitava ser preenchido.

Yuzuki, Kohaku e Souta fizeram o que estava ao alcance deles para tentarem se lembrar de alguém que eles jamais haviam visto (importante lembrar que o anime deu um salto para o passado, no exato ponto em que a Nonoka voltava para aquela pequena cidade). Porém, algumas falas podem fazer com que este ideal soe insólito ou no mínimo estranho (exemplificando: em certo ponto do episódio, a Yuzuki mostra sua placa de "seja bem-vindo disco" ao Souta, e este responde à ela que gostava mais da placa "vai embora disco"). No mais, este episódio final se fez carregar de muita emoção e por uma busca à lembrança deixada por uma certa garotinha que, em meio a um belo campo de girassóis, conseguiu esbanjar alegria e felicidade na sua mais inocente forma possível.

Assim terminou Sora no Method, com um gosto de que poderia ter sido sim melhor desenvolvido, mas que mesmo com tal fato se mostrou digno de elogios. Conseguiu envolver, encantar e proporcionar bons momentos, em meio às chamadas sobre confiança, amizade e de um resgate às lembranças mais tenras. A obra não deixou uma marca tão expressiva na temporada outubro'2014, mas soube envolver com humildade o coração deste blogueiro.

E um viva para a amizade.

Trívia em Sora no Method #13


Sorriso - a Shione está vivendo em outra cidade. Em visita aos seus amigos, resolveu aceitar o convite da Nonoka para pousar na casa dela enquanto estiver por lá, de férias. E esta cena mostra o momento no qual o pai da segunda jovem citada dá o veredicto positivo para ela, dizendo que sua amiga poderá se hospedar naquela casa...

Momentos...


Ajuda - a Shione esteve longe de ser aquela garota que mostrou-se rancorosa (e um tanto quanto antipática) nos primeiros episódios do anime...


Desespero - o Souta tinha certeza que nunca havia conhecido a Noel antes, mas igual aos outros também sentia um grande vazio na mente para ser preenchido...


Chamada - a Shione buscou tranquilizar a Yuzuki em dado momento da conversa, pois ela estava extremamente chateada por não se lembrar da Noel...


Promessa - relembrando o evento de sete anos atrás, os cinco amigos chamaram pelo disco uma vez mais, no já abandonado observatório...


Girassóis - esta imagem contempla o momento do anime pós-promessa no observatório. A beleza visual encanta em todos os sentidos possíveis...


Busca - pode parecer apenas uma briga entre irmãos, mas na verdade a Yuzuki e o Souta buscavam, no álbum de fotografias, alguma pista que pudesse lhes ajudar sobre a Noel...


Voz #1 - a Shione sentiu-se incomodada...


Voz #2 - a Yuzuki sentiu-se surpresa...


Voz #3 - o Souta buscou orientação...


Voz #4 - a Kohaku ficou assustada...


Noel - sua alegria, carisma e extrema bondade jamais serão esquecidas...

Sora no Method - episódio #13 (final)
avaliação: 8.2/10.0

Considerações finais sobre Sora no Method



Imagens dos créditos finais do episódio. Uma explosão de fofura.

Sora no Method trouxe, em sua bagagem, um enredo que misturou de uma maneira no mínimo harmoniosa questões sobre a amizade e o envolvimento humano como um todo. Na figura da personagem Noel, carismática em níveis astronômicos e simples no seu enfoque, a obra em questão apoiou-se e teve um alicerce digno de atenção para explorar cada momento, diálogo e ação por parte do quinteto de amigos.

Para resumir um pouco toda a estória, a promessa feita no passado inicialmente não tinha sido esquecida por ninguém, mas a mudança abrupta da Nonoka para Tóquio entristeceu à todos, especialmente a Shione. Com o retorno de tal, sete anos após, buscou-se uma reaproximação com base naquele evento realizado no observatório. Enquanto a Yuzuki e a Kohaku tiveram uma boa receptividade, o Souta ficou claramente neutro e a Shione mostrou toda sua fúria e desconforto, taxando a Nonoka de mentirosa mesquinha e, sobretudo, aproveitadora dos demais.

A figura da Noel teve papel singular durante todo o anime. Ela buscou unir o grupo de amigos uma vez mais, e sempre ficava extremamente triste quando as suas boas ações não tinham o resultado esperado, o que acabou ocorrendo na maioria dos casos. E na proximidade dos momentos finais, Sora no Method buscou enaltecer tudo aquilo que a Noel havia feito em prol da amizade do grupo, sem esquecer de algumas características do quinteto principal de personagens. O resultado final, como mensurado mais acima no post, deixou claro que o anime ainda pecou em pontos que não devia, mas que o trabalho apresentado ainda conseguiu ser digno de elogios.

A responsabilidade pela animação de Sora no Method esteve à cargo do Estúdio 3Hz, que acabou realizando um trabalho bem competente. O visual da obra é extremamente belo, o desenho dos personagens é bem honesto e expressivo e os detalhes da ambientação agradam bastante. Acusticamente, este anime teve um trabalho tão digno quanto o seu visual, com melodias que souberam proporcionar emoção na medida certa (em especial os temas de abertura e de encerramento).

Possivelmente, o ponto fraco do anime ficou por conta de seu próprio enredo, que poderia ter sido melhor trabalhado. Além disto, mesmo com o final consumado é bem notório que algumas dúvidas ficaram sem resposta para algumas pessoas, em especial sobre o retorno no tempo em si. Por sorte, este fato possuiu seus momentos de contorno, o que tanto é digno de elogios à equipe responsável pela obra em si como também de chamada de atenção para a causa aos mesmos.

Sora no Method
temporada outubro'2014 - 13 episódios
estúdio: 3Hz - produção: Bandai Visual Lantis

avaliação final: sete pontos de dez possíveis

Este anime recebe a indicação positiva do NETOIN! para você, nobre visitante!


"Amigos para todo o sempre!"

Até breve, Noel!
Nobre visitante, minha pessoa e o NETOIN! lhe agradecem por ter acompanhado
mais esta aventura semanal, desta vez com Sora no Method.

Para a temporada de janeiro'2015, nenhum anime terá posts semanais objetivos.
Mas a seção [N! Drops] se encarregará de lhe deixar à par de todas as impressões
que os novos animes, somados aqueles que ainda continuarão, deixarão neste espaço.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!