Em pauta!

terça-feira, novembro 29, 2011

Conflitos? Drama? Veja em Iriya no Sora, UFO no Natsu

Iriya no Sora, UFO no Natsu.

O NETOIN! lhe agradece por mais esta visita.

As reviews tendem à contemplar a opinião que uma pessoa tem sobre determinada obra. Por diversas vias e linhas de raciocínio, uma review é um tipo de texto que pode formar uma opinião, seja para polemizar ou para engrandecer uma obra tratada.

Até hoje, o NETOIN! sempre apresentou reviews que tendem à recomendar o anime à ser tratado nas mesmas. Fique ciente, amigo visitante, que não é agora que isto mudará.

Você verá à seguir um texto sobre um anime que possui no gênero drama o seu foco, por mais que o mesmo não seja imensamente trabalhado. Trata-se de uma série pequena em seu número de episódios, mas honesta em sua concepção.

Esteja convidado, neste momento, à saber um pouco mais sobre o anime Iriya no Sora, UFO no Natsu.

Conhecendo o anime e seus protagonistas

Kana e Asaba: expressões faciais rotineiras.

O anime Iriya no Sora, UFO no Natsu é possuidor de uma história cativante e chamativa, que pode fazê-lo pensar em várias coisas, imaginar situações, e até tentar propor soluções para os eventos demonstrados nesta série.

Este anime em muito possui semelhanças com o clássico Saikano ( que já foi exibido no Brasil pela TV paga, no início dos anos 2000 ), onde ambos usam de uma temática similar. Entretanto, e servindo como ponto de equivalência, há certas diferenças importantes e de impacto entre estas duas obras, principalmente no que se refere à carga dramática proporcionada pelos dois animes.

Sobre os seus personagens, Iriya no Sora apresenta um grupo não muito carismático estando, porém, bem conectados com todo o enredo e ambientação do anime. As expressões faciais mais constantes destes personagens refletem, de forma imediata, o que espera por eles ao longo do anime...

Iriya se apresentando na escola.

Mesmo sendo uma série curta ( contando com seis episódios ), Iriya no Sora, UFO no Natsu exerce um incrível poder de persuasão, ao prender a atenção até o seu último instante. Em seu contexto, você é convidado a conhecer o jovem Naoyuki Asaba, que em razão de um travessura de final das férias acaba conhecendo a Kana Iriya, uma enigmática e quieta garota.

Até momentos antes da travessura em uma piscina, o jovem Asaba tinha uma vida relativamente normal e assim contemplava o seu cotidiano. Acontece que, à partir do momento que este jovem conheceu a Iriya, ele passou à adentrar em um mundo menos fantasioso e mais propício ao devaneio egoísta da mente humana.

Com isso, ao mesmo passo em que o Asaba tentava fazer a Iriya ter uma vida mais normal, o rapaz ia descobrindo coisas muito interessantes. Em sua maioria com referência direta ao comportamento quieto e frio da Iriya, em virtude de um conflito no qual o planeta Terra está envolvido.

Situações definidas?

Contra a batalha!?

De acordo com a cronologia do anime, desde 1947 o mundo está em guerra com uma raça alienígena, onde em muito se remete à famosa Area 51. A jovem Iriya é, aparentemente, a chave da última esperança da Terra no referido combate, por ser a única habilitada à manusear uma poderosa nave, chamada de Black Manta.

Entretanto, esta guerra tem muito mais de ilusória e de ideológica do que qualquer outra coisa. Há uma razão bem sustentável para isso, estando ela ligada diretamente aos pressupostos de tal combate.

À princípio, a tal raça alienígena quer dominar a Terra. Os humanos, por sua vez, aparentam não oferecer muita resistência. O Black Manta se torna, evidentemente, a maior esperança da raça humana neste combate interplanetário. Mas isso deixa uma questão importante: onde se encaixa a Iriya neste contexto?

A Iriya com seu semblante mais notório em todo o anime...

Parece que a jovem Iriya é a única pessoa capaz de controlar, totalmente, a Black Manta. Sem saber de nada, o jovem Asaba acaba passando por várias situações, no propósito de se aproximar cada vez mais da enigmática Iriya, mas ela acaba sempre mantendo um comportamento quieto e até certo ponto anti-social. Desnecessário enfatizar que tal comportamento da garota tem um fundo plausível de existir...

Em certo momento, a Iriya acaba se aproximando do jovem Asaba. Indo além disso, a garota passa à confiar certas informações ao rapaz. Seja por confiança, seja por amizade ou pela necessidade de desabafar, muito provavelmente a Iriya acabou fazendo com que o Asaba entrasse no conflito de uma forma bem pessoal...

Entretanto, os conceitos da batalha que está ocorrendo são muito bizarros. Aliás, a guerra em si aparenta ter muito mais de ficção do que propriamente de realidade...

Pontos do conflito e do anime...

Momento de humor: o anime não foi tão feliz assim neste aspecto...

O que acaba se notando, no decorrer do anime, é uma mistura incrível de ideologias e de conceitos sobre o que é certo ou errado. Isto porque os doutores que "cuidam" da Iriya não levam em consideração como deveriam os sentimentos da garota e suas reais vontades. Difícil imaginar as vontades pessoais serem ignoradas por completo, em prol de algo que não aparenta ser muito concreto...

Isso também serve para a mencionada guerra, que é muito mais ilusória e ideológica do que real em sua plenitude. Parece, uma vez mais, que o homem está lutando contra ele próprio: nação contra nação, nação dentro da própria nação, tudo apenas no intuito de obter o poder máximo rotulado por ambições mesquinhas...

Iriya no Sora, UFO no Natsu apoia-se no gênero drama e busca nele o seu desenvolvimento. Contudo, as partes que tentam trazer alguma carga de comédia ao anime fazem o mesmo nadar contra a maré. Evidentemente, para este humilde blogueiro, tais partes não cumprem um papel minimamente satisfatório.

É bem elogiável quando se nota que um anime "x" pertencente ao gênero tal consegue se desprender dele em certas etapas de seu enredo, sem perder o pique e mantendo o enfoque original. Iriya no Sora, focado apenas na carga dramática, realiza um ótimo papel. Mas ao apresentar um tanto de comédia, acaba não fazendo-o muito bem. Talvez isso se deva pelo enredo do anime como o todo, mas...

Objetivamente

Uma imagem de um momento da abertura do anime...

Iriya no Sora, UFO no Natsu é uma série de OVA que possui apenas seis episódios, cujo tempo de cada capítulo varia entre um e outro.

Tecnicamente, o anime não peca grotescamente, muito embora seus traços sejam simplórios para um título de 2005. No que diz respeito à sua parte sonora, esta realiza um papel competente no anime, muito embora não seja algo que venha à causar um sentimento de nostalgia ou algo assim. À rigor, os elementos técnicos trabalham harmoniosamente no anime.

Uma história que carrega em si muitos elementos de drama, de romance, e até de ideologias. O anime Iriya no Sora, UFO no Natsu possui tudo isto. Por mais que existam momentos que possam decepcionar quem o assistir ( por esperar uma coisa e ocorrer outra ), o título é digno o bastante de atenção.

Por tudo que foi aqui descrito, Iriya no Sora, UFO no Natsu é um anime recomendado.

[ adaptação de postagem original presente no antigo projeto Kotatsu Shinbun ]


----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Iriya no Sora, UFO no Natsu clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!