Em pauta!

quarta-feira, novembro 09, 2011

Análises em Geral - parte #40: a primeira edição de Kobato...

O mangá de Kobato.

O NETOIN! agradece a sua visita, uma vez mais.

Recorde-se que havia sido anunciada semanas atrás a vinda do mangá de Kobato para o Brasil pela Editora JBC? Pois bem, desde tal anúncio, muito se especulou sobre a qualidade da obra. Além disto, o fato da publicação ser trimestral também gerou certa polêmica e trocas de opiniões sinceras ao extremo pela internet afora...

Assim sendo, este humilde blogueiro comprou a primeira edição de Kobato e fará uma breve análise deste mangá em sua edição brasileira. Como já se faz esperar, não haverão muitos detalhes técnicos. Contudo, a opinião sincera e direta se fará presente.

Desta forma, dedique uns minutos de seu tempo ( um lanche cai muito bem ) e leia esta análise do primeiro volume da edição brasileira de Kobato.

Analisando...

Uma das páginas iniciais...

O título Kobato nos leva a uma história que leva o famoso selo de qualidade do grupo CLAMP. O enredo se passa com as desventuras da jovem Kobato no mundo humano. Esta moça possui uma missão muito importante onde, para realizar o seu desejo de conseguir chegar àquele lugar, ela tem de purificar o coração das pessoas. Quem a acompanha na empreitada é um cachorro de pelúcia ( ou melhor: esta é a sua forma na Terra ) de nome Ioryogi, que é o seu mentor.

À primeira estância, o mangá de Kobato é mais divertido do que se pode imaginar. As melhores passagens estão justamente quando a Kobato ( que é muito inocente e atrapalhada ) arma as confusões mais inesperadas, o que acaba deixando o Ioryogi extremamente nervoso, castigando a jovem com chamas que saem de sua boca. Por outro lado, cada ação da Kobato vale uma nota e, quanto maior esta for, mais perto de seu objetivo a moça estará.

A história da obra ( em um resumo bem prático ) é boba, inocente e divertida, não tendo nada à mais disso ( ao menos, não no primeiro volume ). Mas consegue juntar estas características primorosamente, o que acaba dando muitos pontos positivos para a mesma. E com uma arte muito bonita, diga-se de passagem.

Referindo-se à publicação brasileira, este humilde blogueiro gostou de muito do que acabou vendo. No que diz respeito à tradução, está muito boa ( sem erros que prejudiquem a experiência de leitura ). O formato também é aquele já esperado. A capa ( entenda-se a sua arte ) está simplesmente magnífica.

Sem maiores receios, este blogueiro acha que esta capa é, disparadamente, uma das mais bonitas que já se fez presente entre as publicações de mangás no Brasil. Só que este é um ponto de vista mais pessoal do que qualquer outro até aqui presente...

A qualidade do papel usado é um ponto que, sinceramente, tem de ser revisto com alguma urgência. Blogs parceiros como o Chuva de Nanquim já abordaram esta questão em diversas oportunidades. O material utilizado não apresenta consistência e, para piorar, há páginas nas quais as impressões de uma para a outra ( na mesma folha ) são visíveis. Este humilde blogueiro não sabe dizer, ao certo, qual é o nome correto do material usado nas páginas, mas...

Não espere por páginas coloridas em Kobato.

Objetivamente

Uma bela arte presente no mangá de Kobato.

Colocando os prós e contras sobre a mesa, este humilde blogueiro chegou à uma conclusão: o mangá de Kobato, publicado no Brasil, vale a compra.

As razões para validar a afirmativa acima estão centradas na história da obra, no carisma dos personagens ( num todo, o que é raro ) e na bela arte mostrada na publicação, que é uma marca do CLAMP.

A publicação brasileira, em si, não está ruim ( longe disto ). Mas é inegável o sentimento de que Kobato poderia estar em um patamar muito melhor, bem acima do apresentado. Essa é uma menção que tem a sua importância.

No geral, a compra é válida. E não se deixe enganar, pois Kobato tem uma história realmente muito boa.

Periodicidade trimestral, com preço de capa em R$10,90, pela Editora JBC.

Netotin quer avaliar, também!

Netotin acha a Kobato muito fofa! Logicamente, ela perde para mim. Mas a Kobato é muito bonita e meiga, seria a esposa perfeita para o Netotin. Hã? O cachorro de pelúcia que a segue? Netotin o prende em uma corrente ultra poderosa e estará tudo bem... ~netin!

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site da Editora JBC ( na divisão de mangás ), clicando aqui.

4 comentários:

  1. Olá Carlírio. Tenho bastante interesse nesse mangá, apesar do meu receio. Mas você disse que quanto a tradução está tudo ok né, a qualidade física infelizmente eu já imaginava como seria, só espero que o papel não esteja mais fino que o de costume. Assim que o ver em alguma banca, darei uma conferida =)

    ResponderExcluir
  2. Eu pude ver ontem (ainda não comprei) mas realmente a qualidade está ok, mas este "ok" não é o suficiente, da um aperto muito grande quando vejo como é a versão original, como são as folhas da versão original e quando vem pra cá acaba vindo com está qualidade.

    Só estou repetindo o que sempre digo né, não sei por que lol talvez por que Kobato realmente tenha uma arte muito linda.

    Sobre o Netotin, hauhauahu sem comentários, muito esperto pro meu gosto. Torço por ele.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a periodiucidade é por causa do total de volumes que é de apenas 6, eles devem ter feito isso pra esticar um pouco as publicações.

    Esse mangá levou um 8.11 no MAL, uma bela nota

    ResponderExcluir
  4. ótima análise mas ainda sim esse mangá não está na minha lista de compras, mesmo sendo da Clamp, não me empolga a comprar.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!