Em pauta!

quinta-feira, novembro 24, 2011

Tradição no gênero slice-of-life é com Hidamari Sketch

Hidamari Sketch.

O slice-of-life é um gênero muito especial para este humilde blogueiro. Diversos são os títulos existentes que engrandecem verdadeiramente o gênero em questão, tornando-o propício para saudáveis conversações. Ao mesmo passo, o modo como se dá o andamento de uma história de slice-of-life não agrada exatamente à todos. Tal fato já foi ligeiramente estudado no texto sobre o gênero em si ( clique aqui para visualizá-lo ).

De toda a forma, diversos animes são lembrados por trabalharem o gênero com categoria, entre os quais podem-se destacar Sketchbook Full Color's, Lucky Star, Azumanga Daioh e K-ON!. No ano de 2011, animes como Tamayura e Ikkoku Meiro no Croisée também têm demonstrado merecer fazer parte do leque de títulos recomendáveis.

Mas há um anime em especial que pode ser considerado um clássico dentro do gênero em questão. Não apenas pelo modo como o mesmo foi trabalhado, como principalmente pelas suas personagens cativantes e cenários que mesclam o ar infantil com uma agradável sensação visual presente no mesmo.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre Hidamari Sketch. A presente review trabalhará a primeira temporada do anime. Este humilde blogueiro anseia que o texto presente seja de seu agrado.

Personagens e história do anime...

Da esquerda para a direita: Sae, Yuno e Miyako.

O anime Hidamari Sketch foi exibido no Japão na primeira temporada de 2007, contando ao todo com doze episódios. Possuidor de uma simplicidade gritante em sua concepção, alinhada a um grupo carismático de personagens, Hidamari Sketch demonstrou ser merecedor da condição de top dentro do gênero slice-of-life. No que se refere aos seus personagens...

A exibição do anime começa com a apresentação de uma estudante chamada Yuno, recém chegada ao conjunto de apartamentos Hidamari, a Hidamari-sou, após ser aceita como estudante na Yamabuki Art High School. Carisma e inocência são os seus "sobrenomes", dado o comportamento da personagem ao longo da série.

Uma outra residente em Hidamari-sou é Miyako. A personagem carrega consigo a responsabilidade humorística da série ( graças ao seu modo avoado de ser ), com direito à muitas piadas em risadas nos momentos mais oportunos. Ela adora chamar a Yuno de Yuno-cchi.

Hiro, a garota que possui um medo terrível de engordar...

De certa forma, a residente de Hidamari-sou com o comportamento mais peculiar é a Hiro. Muito embora ela seja bonita e responsável, a Hiro possui um medo latente de ficar gorda. Nem é preciso enfatizar que isso vale, em alguns momentos, algumas farpas de gozação por parte da Miyako.

A última das residentes de Hidamari-sou é a Sae. De longe, nota-se que a Sae é a mais madura das quatro garotas. Possui um comportamento irrepreensível ao longo da série mas, ainda assim, mesmo ela não consegue conter-se em alguns momentos ao lado da Miyako...

A escola Yamabuki possui personagens bastante peculiares. Um destes é o diretor da instituição de ensino, o senhor Hanikama. Ele é detentor de uma calma aparente que contrasta com reações interessantes em certos acontecimentos. Hanikama chama a atenção, principalmente, pelo modo como se apresenta e pelo modo de falar, resumido ao extremo...

Yoshinoya, a professora de comportamento estranho.

A jovem Yoshinoya é uma das professora da escola Yamabuki sendo, disparadamente, dona do comportamento mais peculiar dentre todos os personagens da série. Ela é maníaca por cosplays. Soma-se à isso o fato da Yoshinoya apresentar um comportamento totalmente em desconformidade com certos momentos do anime. Desnecessário enfatizar que a soma de tudo isso deve fazer da professora Yoshinoya uma das personagens mais apreciadas pelos fãs de Hidamari Sketch.

Em si, o anime mostra a mudança da vida de uma personagem, a Yuno, após ser aceita na escola Yamabuki. A vida dela com as suas amigas em Hidamari-sou é uma constante aventura, com direito à momentos com muitas risadas, situações inesperadas e momentos extremamente fofos.

Compreensão de comportamento...

Momento super-deformed da Yuno...

Hidamari Sketch usa muito daquilo que já se faz conhecer de uma obra pertencente ao gênero slice-of-life. Você poderá julgar tal afirmativa como um apanhado de clichês pertinentes a um história assim mas, se notar algo um pouco mais à fundo, poderá notar que o anime realiza um trabalho primoroso e acima da média dentro de seu gênero.

A inocência e o modo como a Yuno lhe dá com as mais diferentes situações presentes no anime, por si, já faz a vez de uma enorme placa de nome "Bem-vindo à Hidamari-sou". O comportamento desta personagem é facilmente aplicável ao ótimo desempenho do anime como um todo.

Um outro ponto que merece ser citado tem nome: Miyako. O modo como esta personagem se comporta faz um dos grandes pontos positivos do anime. A Miyako, alegre e extrovertida como é, apronta das suas sem a menor maldade como objetivo, o que também é algo fácil de se notar.

A Miyako em um momento de seu excêntrico comportamento...

É bem verdade que já foi feita a devida apresentação da professora Yoshinoya neste texto. Mas dissertar sobre esta personagem vai além do que já foi descrito. Não existe um momento, em especial, no qual o comportamento desta personagem não seja digno o bastante de ser chamado, no mínimo, de surreal.

Ao lado da Miyako, a Yoshinoya é responsável por vários dos momentos mais divertidos de Hidamari Sketch. Perguntar a idade para a professora Yoshinoya é um chamado aberto para receber, como resposta, uma frase pronta e repetida por diversas vezes. Indo mais além, há de se deliciar com os momentos nos quais esta professora tenta persuadir as suas alunas para compactuarem de seu modo excêntrico de ser...

A narrativa presente em Hidamari Sketch é das mais simples possíveis. Seus personagens encarregam-se, com indiscutível categoria, de deixar tal fato à vista clara. Uma história do cotidiano não precisa ser presa à um evento em especial, sendo este anime responsável por demonstrar o poder de tal afirmativa.

Razões para Hidamari Sketch ser top no gênero...

A Miyako com a sua expressão facial mais comum de aparecer...

Sem muitas dúvidas, Hidamari Sketch pode sim ser considerado um anime top de linha dentro do gênero ao qual pertence. Tudo o que já foi descrito acima dá uma bela dimensão daquilo que pode ser visto nesta obra animada. Mas não são os únicos fatores de consagração para este título...

Algo que tem de ser elogiado é o visual do anime, ao melhor modo infantil de ser. Baseado em uma grande simplicidade de seus cenários, e na aplicação de tal característica no design de seus personagens, Hidamari Sketch possui o dom quase único de deixar tudo combinando perfeitamente. Isso gera uma experiência visual elogiável e digna de admiração.

A aplicação do efeito super-deformed ( SD ) também é digna de menção. As personagens aparecem no estado SD nos momentos mais oportunos e divertidos do anime. Vale destacar aqui um fator de importância: o SD utilizado no anime, em alguns momentos, parece não conter capricho algum, dando a impressão de ter sido assim feito propositalmente. Se levar em consideração que até isso combina no anime...

Por fim, convém destacar o uso das piadas. Não são piadas escrachadas, mas estão ali. E elas, baseadas no dia a dia das garotas do Hinamari-sou e da escola Yamabuki, não se repetem. Nem todas causam o efeito esperado, o que é um fato à se citar. Mas em um âmbito geral, cumprem com o seu papel, tornando o anime ainda mais divertido de se assistir.

Objetivamente

As amigas do Hidamari-sou.

O anime Hidamari Sketch é um claro exemplo de como a simplicidade pode estar à fvaor, diretamente, da qualidade de uma obra animada. O todo que foi descrito nas linhas acima deixam tal afirmativa em clara evidência.

Com um visual simples e polido, o anime ganha pontos precisos em consistência. A paleta de cores é muito bem utilizada nesta obra animada. No que se refere à parte acústica, Hidamari Sketch não desaponta, muito embora o áudio do anime seja mediano ( mesmo ao incluir os seus temas de abertura e de encerramento ). A ambientalização do anime em nenhum momento se faz comprometer.

Mesmo com os pontos positivos citados, Hidamari Sketch não é um anime para todos. Literalmente, este título faz o trabalho daquilo que uma obra do gênero slice-of-life tem de apresentar. Com base nisso, domina a lentidão em suas passagens, o que pode lhe desagradar. Caso contrário, siga em frente.

No contexto geral, Hidamari Sketch é um ótimo anime que merece forte recomendação. Caso tenha a oportunidade, assista-o.

Netotin e o seu cotidiano...

Netotin gosta da vida que tem. Basicamente, Netotin fica o dia inteiro no quarto. Na casa do dono, só ele sabe da minha existência. Sim, Netotin ainda não se apresentou para todos. mas isso é bom... Hã? Como é o meu dia a dia? Netotin anda para lá e para cá, conta de um até dez, está aprendendo a ler direitinho, come muito marshmallow e pão bisnaguinha... É... Netotin tem uma vida difícil... ~netin!

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Hidamari Sketch, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!