Em pauta!

terça-feira, novembro 15, 2011

Evento: a segunda edição do Seto Matsuri, em Curitiba/PR!

O Seto Matsuri, em seu segundo dia (6 de novembro de 2011).

O NETOIN! lhe agradece por mais esta visita.

Depois de ter ficado dois anos ausentes dos eventos, este humilde blogueiro se fez presente em mais um evento da cultura oriental organizado em solo curitibano.

Caso você não seja de Curitiba/PR, fique à par de que este evento tem uma outra razão de existir, muito mais simbólica e com o propósito de homenagear alguém muito especial para os fãs da cultura japonesa da capital paranaense.

Este evento realizou-se nos dias 5 e 6 de novembro últimos e, considerando-se os prós e contras, o resultado final pode sim ser considerado como positivo.

Amigo visitante, esteja convidado à saber um pouco sobre como foi a segunda edição do Seto Matsuri (Seto Matsuri'2011).

O evento em si.

Taikô.

Se faz necessário, antes de mais nada, definir o porque da existência do Seto Matsuri. Este evento tem o propósito de homenagear à Cláudio Seto. Um cidadão curitibano que, em vida, muito contribuiu para a organização e crescimento dos eventos temáticos à cultura japonesa na capital paranaense. Sendo assim, o Seto Matsuri tem esta razão de ter sido criado.

Quando se fala ou se pensa na programação dos dias do evento, nota-se claramente que a temática cultural é o ponto de real impacto. Em tese, não havia nada que dirigia-se ao chamado público otaku (oficialmente), mas os cosplayers estavam lá para fazer a festa.

Dança tradicional.

As apresentações de dança tradicional foram simplesmente magníficas. Levando em consideração que existe um temor de que certas tradições se percam com o tempo, pode-se dizer que o Seto Matsuri'2011 provou o contrário. Muitos jovens se fizeram subir ao palco central para demonstrar um pouco daquilo que o Japão tem de melhor à oferecer.

E não apenas a dança mereceu destaque. Apresentações de arte com a espada e demonstrações de lutas tiveram também um forte apelo, devidamente reverenciado pelo público presente. A música também se fez presente, com muitos descendentes e não-descendentes de japoneses subindo ao palco para mostrar à todos que o idioma da terra do Sol nascente faz parte do dia a dia deles.

Shinigami.

Recorde-se de que foi mencionado, parágrafos acima, que não havia nada oficialmente direcionado ao público otaku. Mas foi bem-vinda a surpresa de que, no programa exposto próximo ao palco, constava uma pequena apresentação de desfile cosplay no sábado e outra no domingo.

Não era um concurso cosplay oficial. Entretanto, o ideal era apenas de chamar a atenção para os fãs de animes, mangás e games que gostam de trajar-se como os seus personagens favoritos, fazendo valer a menção de que, provavelmente para o próximo evento, deverá haver um concurso cosplay oficial.

Falando nos cosplayers...

Uma simpática dupla.

Como não poderia deixar de ser, o Seto Matsuri'2011 atraiu a atenção de muitos cosplayers. Desnecessário aqui enfatizar que era muito mais comum encontrar cosplays de animes como Naruto e Bleach do que propriamente de alguma outra obra, por mais conceituada que fosse também.

Mas isso não significa que somente eles se fizeram representar. Havia representantes de games como Kingdom Hearts e Mortal Kombat, lolitas e cosplays que variavam entre o trabalho bem feito e o trabalho mais simplório possível.

Sebastian!

A demonstração de um desfile cosplay no palco serviu como uma espécie de teste. Muitos se sentiram à vontade e demonstrar o apreço que sentem pelos personagens que ali estavam representando. Mas houve também quem preferiu passar rapidamente pelo palco.

Se fosse um concurso oficial, notoriamente alguns seriam desclassificados em razão da rapidez com a qual passaram pelo palco.

Scorpion.

Houveram os cosplayers que se destacaram. Para este humilde blogueiro, dois merecem forte menção.

Um deles era o Shinigami, o verdadeiro arroz de festa do Seto Matsuri'2011. Era algo certo ele parar para acenar assim que alguém o parasse (o que ocorria com certa frequência). O outro era o Scorpion, extremamente bem feito e trabalhado em sua fantasia, estando igualmente ligado às demonstrações feitas do personagem em si por seu cosplayer.

As tendas e os serviços do evento.

Exposição de bonsais, em detalhe.

Uma coisa deve ser bem observada e pode, certamente, ser considerada como o maior ponto positivo do Seto Matsuri'2011: a divisão das tendas e o espaçamento para o tráfego das pessoas foi muito melhor organizado e planejado, em comparação direta com os eventos anteriores realizados no local.

A praça de alimentação se fez presente, novamente com o maior espaço para trabalho no evento. Entretanto, este humilde blogueiro e integrantes do blog parceiro Oriental Point sentiram falta de certos quiosques. Outro ponto à se destacar eram os preços praticados que, em alguns quiosques, estavam um pouco acima do que se fazia esperar.

Doces, lembranças, enfeites: exemplos de produtos à venda no evento.

No mais, áreas para se comprar os mais diferentes tipos de produtos estavam à plena disposição do público presente. Quiosques de camisas, DVD's (este humilde blogueiro viu o que achava impossível), lembrancinhas, enfeites, vestuário temático e afins ocupavam, juntos, boa parte do espaço do Seto Matsuri'2011.

Este humilde blogueiro quer destacar a exposição de bonsais, muito bonita e diversificada. Além disso, estavam sendo palestrados cursos que visavam ensinar às pessoas sobre as formas corretas de se cuidar de um bonsai.

Objetivamente

Cosplayers perfilados.

Este blogueiro gostaria, imensamente, de enfatizar que tudo foi ótimo e que não houveram problemas no Seto Matsuri'2011. Mas, infelizmente, sempre há quem exagera nos seus festejos. Além disso, houve também que lá foi só para badernar.

No mais, pode-se dizer que esta edição do festival em homenagem à Cláudio Seto teve um saldo final positivo. Como já se fez aqui destacar, a divisão e espaçamento entre as tendas foi algo muito bem feito. E as apresentações, em sua maioria, realmente puderam prender a atenção. E poder ter conhecido as equipes dos blogs parceiros Orient no Sekai e Oriental Point foi igualmente positivo.

Essa foi a impressão que este humilde blogueiro teve do Seto Matsuri'2011. Amigo visitante, você esteve presente ao evento? O que achou dele?

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Os blogs parceiros de Curitiba/PR também fizeram textos sobre o Seto Matsuri'2011:
* Orient no Sekai;
* Oriental Point.

2 comentários:

  1. Wow, saudades desse dia, sou Scorpion ! Que lembranças boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Olha só. Muito digno, nobre.
      E realmente, grandes recordações daquela época.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!