Em pauta!

domingo, novembro 20, 2011

Curtas em geral - parte #105: giro com premiação, questões éticas e um novo blog surgindo...

Graciosidade e raiva ao mesmo tempo...

O NETOIN! lhe agradece pela visita.

À bem da verdade, este humilde blogueiro começa a ver um futuro ainda mais promissor para a seção Curtas em geral que, aos poucos, poderá se concretizar no espaço perfeito do blog para chamadas e notícias rápidas, sem maiores problemas ou com aquela sensação de ter que fazer algo diferente.

Nesta edição, em especial, você verá que o anime Puella Magi Madoka Magica está concorrendo à uma premiação. Além disso, temas inerentes à ética como um todo tendem à entrar em pauta uma vez mais, desta vez, via um Comitê de Ética japonês.

Por fim, fique à par da criação do mais novo blog sobre animação e cultura japonesa do Brasil. Seu administrador é o ex-redator do blog parceiro Subete Animes.

Desta forma, este humilde blogueiro espera que esta 105ª edição do Curtas em geral seja de seu agrado. De igual forma, caso você tenha alguma sugestão sobre a mesma, sinta-se à vontade para comentá-la apropriadamente.

O anime Puella Magi Madoka Magica é indicado para premiação no Japão...

A Mami pronta para mostrar as suas habilidades...

O portal de vídeos Crunchyroll está com uma nota interessante à respeito do anime Puella Magi Madoka Magica. O texto faz referência à Escritores de Fantasias e de Ficção Científica do Japão que, pela primeira vez após longos três anos, indicaram um anime para receber a premiação da 32ª edição do Nihon SF Taisho Award. A nota pode ser vista ( com direito aos nomes dos demais indicados ) ao clicar aqui.

Pelo visto, a chamada desconstrução e toda a história e repercussão que envolveu a série Puella Magi Madoka Magica, o início de 2011, ainda faz a mesma colher grandes frutos. Em tese, o anime não apenas agradou como também fez com que o público visse uma forma diferente de analisar o gênero mahou shoujo ( garotas mágicas, no bom português ) como um todo.

No anime em questão a amizade, a confiança e o poder são tópicos que se fizeram presentes em grande amplitude. Definir a obra como algo que será lembrado por décadas é algo muito vago para afirmar, e comparações diretas com outras séries devem ser evitadas para que discussões desnecessárias não se façam presentes...

Porém, é inegável ressaltar o quanto é bem-vindo o fato do anime ser indicado para uma premiação onde nomes como Evangelion e Innocence: Ghost in the Shell 2 já se fizeram aparecer e postular entre os premiados.

Ética em pauta!?

A Fate em combate... Para todos ou não!?

A questão do politicamente correto e da chamada violência em excesso entra em pauta uma vez mais. No portal de vídeos Crunchyroll há uma nota de referência sobre as opiniões lançadas para o Comitê de Ética da Radiodifusão e Organização do Programa de Aperfeiçoamento, instituição japonesa não governamental e sem fins lucrativos, que visa manter em um bom nível a questão da ética entre os meios de comunicação e entretenimento. Veja a nota e as opiniões presentes clicando aqui.

Não é de hoje a questão lançada, sobre o que é saudável ou não de ser visto pelo público mais jovem. Este blogueiro se lembra muito bem de que, no final dos anos 90, um episódio de Pokémon causou um problema visual simultâneo em diversas crianças japonesas, cuja grande parte destas acabou indo parar no hospital ( em razão de uma grande demonstração de poder do Pikachu, onde seus raios tomaram grande parte da tela com um efeito visual que causou tal fato ).

Em outro trâmite, há a questão da violência. Para alguns, um exagero sem limites no que diz respeito à ética e à moralidade. Para outros, algo cuja limitação de faixa etária existente não permite que todos assistam à animes com tal temática. Isso faz valer a questão sobre o que os responsáveis que seus filhos realmente possam assistir ou não ( ao menos, em tese ).

Há, ainda, a citação ao dito bonitinho em excesso. É incrível notar como há pessoas que acham um verdadeiro problema o conhecido efeito moe ser usado em quantidade na indústria de animes atual pois, para este humilde blogueiro, isso não passa de um ciclo que, cedo ou tarde, será substituído por outro e assim seguindo-se.

Em outra via, a alusão ao politicamente incorreto parece também incomodar ( o que não deixa de ser uma verdade ). Neste caso, este humilde blogueiro acha que o controle não deve ser feito pelo governo, mas sim pelos responsáveis dos menores que querem assistir à obras que deixam passar tais ideias. Além disso, se deixar levar pelas mesmas é algo que pode ser classificado como fraqueza da pessoa que o faz. Ou não!?

Novo blog na área: Nahel Argama

Imagem do blog Nahel Argama ( divulgação ).

O blog parceiro Subete Animes ( como se faz saber, um dos dois primeiros parceiros da história do NETOIN! ) passou por uma sensível mudança recentemente. A mesma vem à tratar-se da saída do jovem Qwerty ( que era o responsável pelo blog algum tempo após a saída do Leandro Nisishima ), que publicou um texto para explicar o porque de sua decisão. Ao clicar aqui você lerá o texto e opinar assertivamente sobre as poucas, porém sinceras, palavras do jovem blogueiro sobre a sua decisão.

Para o Qwerty, se fazia necessária uma mudança no blog parceiro e, além disso, ele prometeu retorno em um espaço próprio. Quando se fazia presumir que este retorno poderia demorar algum tempo, o mesmo ocorreu de uma forma muito rápida e, porque não enfatizar, quase instantânea.

Está no ar o blog Nahel Argama, o espaço do Qwerty para escrever sobre animes. Segundo diz a sua Carta de Intenções ( via interpretação por parte deste humilde blogueiro ), o blog servirá como espaço para opiniões sólidas e sinceras, onde não haverá a intenção de se agradar a pessoa tal ou grupo tal, mas sim a clara vontade de ser responsável nas palavras e de tratar quem visitar o Nahel Argama com o respeito que merece.

Este humilde blogueiro deseja sorte ao jovem Qwerty com o seu blog, e que suas palavras realmente atinjam os objetivos estabelecidos. Amigo visitante, poderás visitar o Nahel Argama ao clicar aqui.

Diretrizes!?

Netotin está pensativo demais nos últimos dias... Isso porque meu espaço está quase pronto, mas o mesmo precisa de tempo para pequenos e sensíveis ajustes ( palavras do dono ). Enquanto isso, Netotin não se deixa influenciar por nada nem ninguém. Estou sempre por aí, andando alegremente e, de uns dias para cá, comendo bisnaguinhas mais do que marshmallows... ~netin!

[ made in NETOIN! ]

Um comentário:

  1. Será que o espaço do Netotin servirá pra vender bonecos do Netotin? xD até que é uma boa ideia

    Eu odeio o politicamente correto , por causa do politicamente correto eu nem assisto mais Tv direito.

    Esse pessoal conservador que ve problema em tudo me da uma raiva

    Concordo com você Carlírio o controle deve ser feito pelos responsaveis e não pelo governo.

    Nuss O_O o Qwerty já voltou pra blogsfera, que bom

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!