Em pauta!

quinta-feira, abril 04, 2013

A história das Fujibayashis em Clannad After Story: Kyou Chapter!

O logo conhecido...

Clannad é um anime que, desde o início de sua exibição (em outubro de 2007) garantiu um espaço na memória deste humilde blogueiro. Seja por seus enlaces, pela cativante história ou pelos momentos de grande emoção, esta verdadeira pérola da Key Visual Arts soube deixar uma forte marca registrada.

Obviamente, todo o seguimento de seu enredo se fez existir para contar a vida dos jovens Okazaki Tomoya e Furukawa Nagisa, desde que se conheceram de tão tímida forma até vivenciarem, mesmo que por um espaço de tempo pequeno e inocente, o cotidiano como um casal formado. Um drama apaixonante em seu ensejo e carismático em seu desenrolar.

Porém, em se tratando de um anime baseado em uma visual novel, Clannad resolveu abraçar uma rota em seu segmento televisivo. Não deixando outros "finais possíveis" de lado, a obra animada contou com dois especiais que traduzem, perto de seus vinte e cinco minutos de duração para cada, como seria a vida do Okazaki se a Furukawa não existia e ficasse com uma de outras duas personagens, sendo elas a Fujibayashi Kyou e a Sakagami Tomoyo.

E neste momento, amigo visitante, você ficará à par de como se sucedeu o desenrolar do OVA Clannad Kyou Chapter que, como o próprio nome vem à sugerir, conta uma história na qual o Okazaki se vê às voltas com as gêmeas Fujibayashi, Kyou e Ryou.

Para tentar e seguir em frente...

Uma declaração...

Um dia comum na escola. Em sala de aula estão o Okazaki Tomoya e a Fujibayashi Ryou, irmã gêmea da Fujibayashi Kyou. Em cena está a acontecer uma declaração.A pequena Ryou, sempre muito tímida e reservada com os seus sentimentos, reuniu forças para se declara ao seu amado Tomoya, em um ato visivelmente pensado durante muito tempo antes de ser executado por ela.

Provando que o incoerente rótulo de delinquente que ostenta é falso, o jovem Tomoya agradece as palavras da Ryou, mas lhe diz a verdade (que não sente por ela o mesmo carinho que a jovem tem por ele). Ainda assim, ao notar a sinceridade no olhar da garota, ele resolve aceitar o seu pedido de namoro para que, talvez, possa corresponder tal sentimento com o tempo (dada a aproximação mais constante entre os dois).

Sem entrar na questão do Tomoya ter sido egoísta ou um cavalheiro com tal atitude, a verdade é que uma outra pessoa escutou tudo que estava ocorrendo na outra sala. Era a Kyou, que sempre encorajou a irmã Ryou à se aproximar de seu amado. Talvez a resposta do rapaz tenha sido bem supressiva para a garota de longos cabelos, mas na verdade a sua angústia fazia-se valer por uma razão ainda mais forte...

Um momento de angústia...

A Kyou sempre sentiu um grande carinho pelo Tomoya, tão grande quanto o da própria Ryou. Todas as ações tão conhecidas durante as duas séries televisivas de Clannad foram lançadas em um tabuleiro de xadrez vivo neste OVA, pois aquele sentimento tão forte que as irmãs Fujibayashi sentiam pelo mesmo rapaz entraram em xeque no mesmo instante.

À partir de tal declaração, esta animação mostrou o motivo de sua existência e o que estava disposta à desenvolver, no que tange ao roteiro da obra. Não se tratou apenas de um modo de agradar quem queria ver o Tomoya ficando com uma garota que não fosse a Nagisa, pois foi muito além e mais pragmático do que isto. O OVA mostrou que mesmo um momento inocente feliz pode fazer com que certas feridas apareçam, com força e intensidade, onde machucar-se como pessoa era inevitável.

Com tal contexto em mente e partindo dele, o trio formado pelo Tomoya e pelas irmãs Kyou e Ryou, passaria a enfrentar um período de grandes revoluções emocionais em suas vidas. Com muita transparência e certa solidez, mesmo um relativamente curto espaço de tempo, tal animação mostrou um pouco daquilo que pode entender por se ferir emocionalmente, e como fazer para voltar a equilibrar-se neste sentido.

Um desenrolar, um desfecho, um sonho...

Um momento de lágrimas...

Por um escopo de fácil compreensão, este OVA centralizou-se nos sentimentos em seu trio de protagonistas e ousou ir um pouco além, ao deixar clara a intenção de cada personagem e suas motivações em particular. Dificilmente alguém teria coragem de ajudar uma outra pessoa a conquistar o coração daquele alguém tão especial, sendo sabido que esta pessoa também sentisse algo por aquele ser tão especial.

A Kyou pecou em sua teimosia. A Ryou pecou em sua inocência. O Tomoya pecou em sua covardia. Nestes três "erros" singulares não houve nenhum crime, apenas aquilo que pode transcrito como inevitável. A linha de entendimento deste círculo amoroso é bem simples e direta.

Para a Kyou, ajudar a sua irmã era uma forma clara de tentar esquecer um pouco aquele sentimento especial pelo rapaz e, ao mesmo tempo, sentir-se bem ao ajudar a sua irmãzinha. Por sua vez, a Ryou até sabia das intenções de sua irmã (por mais que a mesma nunca tenha dito diretamente) e, ainda assim, aceitou o auxílio dela com alegria (verdadeiramente, sem deboche). O Tomoya procurou ser gentil na resposta da declaração, mas o consentimento dado para o namoro dele com a Ryou acabou ressoando no sentindo inverso, pois ele acabou tentando enganar-se quanto ao que sentia realmente por outra pessoa...

Um momento para conselhos...

Interessante citar aqui a participação do Sunohara Yohei neste OVA. Por mais que tenha sido discreta e de pouco tempo, o eterno melhor amigo do Tomoya soube falar o que era preciso no momento certo, seja para Kyou ou para o seu próprio amigo. O grande ícone de toda a saga de Clannad mostrou algo que pode ser considerado, por este blogueiro, como uma valiosa e importante lição, estando a mesma centrada no auxílio que um bom amigo pode fornecer em tais momentos, mesmo que tal intromissão seja sem querer.

Com isto, o prosseguimento do OVA continuou centrado nos sentimentos do citado trio de protagonistas. As verdades doíam demasiadamente nos corações dos três jovens até que, no momento certeiro, a resolução acabou aparecendo. Algo difícil na verdade, uma vez que qualquer caminho escolhido levaria algumas das partes à cair na tristeza absoluta. Isto por se tratar de uma situação na qual não se machucar era algo impossível para alguém deste trio.

Aparentemente, fica no ar a mensagem de que o poder do coração e das palavras ditas sob as suas ordens são incrivelmente inapeláveis. Pode-se dizer que não há sentido em se esconder disto ou em fingir que nada esteja acontecendo, porém em algum momento algo terá de ser feito. Caso contrário à isto, algo que poderia evoluir-se sem maiores confusões poderá perder-se para sempre. E tal trio soube bem disto...

Objetivamente

O momento das desculpas...

Este OVA manteve a qualidade conhecida das duas séries televisivas de Clannad, tanto no aspecto visual quanto no sonoro. A Kyoto Animation realmente sabia abraçar a causa em animar as obras da Key, e no presente caso tal afirmativa continuou a ter respaldo e ser bem poderosa.

No escopo geral, esta animação não muda em nada a linha temporal original de tal obra com as suas séries exibidas. Entretanto, Clannad After Story Kyou Chapter soube ser muito direto e sensato em sua premissa e valor. Uma história que merece ser vista, analisada e especialmente por você apreciada, amigo visitante.

Por tudo que foi aqui descrito, o OVA em questão merece forte indicação do NETOIN!. Assim que puder assisti-lo, amigo visitante, faça-o sem hesitar.

O momento da conclusão...

Até a próxima!

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

10 comentários:

  1. Particularmente, Kyou é minha personagem favorita de CLANNAD , uma pena que no anime ela foi mal explorada, comparando com a visual novel, mas pra compensar, fizeram esse After Story pra ela que no final, até que foi agradável, mas aposto que os fãs de Nagisa x Tomoya jamais concordariam com essa rota. Tomara que aconteça isso com Little Busters! também, ao menos um pequeno OVA de Kud Wafter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sinceramente, um OVA dedicado a pequena Kud Wafter seria muito bem-vindo ao meu ver também...

      Até mais!

      Excluir
  2. Sou fã de Clannad, mas sinceramente acho a Nagisa a mais fraca(não apenas fisicamente devido a sua saúde debilitada)das personagens. Mesmo a série não explorando bem as outras garotas. Mas os especias tanto da Kyou como o da Tomoyo poderiam sim ser uma série a parte. Ou pelo menos estendido em mais OVAs do que apenas 20 min..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre @açougueiro@, eu não consigo ver a Nagisa como uma personagem fraca. E sim, os OVAs foram dedicados à tais personagens, no intuito de apresentar "finais diferentes", muito por se tratar de uma adaptação de visual novel.

      Até mais!

      Excluir
  3. Waahhh... CLANNAD *q*

    CLANNAD representa o meu início nessa vida de otaquinha. Pra fazer justiça, não apenas CLANNAD, também a trilogia da Key marcou forte.

    Sempre gostei muito da Kyou, acho que ela tinha química incrível com o Tomoya, mas eu preferia o Tomoya com a Tomoyo. Só não nutro certa rejeição neste aspecto pela Nagisa, porque desde o primeiro episódio, ficou na cara que foram feitos um para o outro. Nagisa é a materialização do Tomoya de um mundo perfeito.

    Eeee... esse drama de uma irmã ou melhor amiga abrir mão do seu amor pela outra me irrita tanto. Em Toradora eu fiquei com muita raiva da Minorin por causa disso. õ_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Acredito severamente que tal comportamento, como o das irmãs Fujibayashi, não seja benéfico em nada, amiga Roberta. Vejo muitos malefícios, pois tentar não se machucar é deveras difícil...

      E sim, também tive certa raiva da Minorin de Toradora!, em razão de similar comportamento por parte dela...^^"

      Até mais!

      Excluir
  4. aaaah, muito bom!!!
    Clannad foi o primeiro anime que vi, não dá pra esquecer. :3 A Kyou sempre foi a minha preferida e eles dão um casal muito melhor. Eu gosto da Nagisa, mas perto das outras personagens ela é meio sem sal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Entendo-lhe, nobre.

      Digamos que eu ache a Nagisa bem simpática. Mas a minha personagem favorita em Clannad sempre foi a Ichinose Kotomi.

      E sim...
      Clannad é um anime inesquecível, positivamente falando.


      Até mais!

      Excluir
  5. EU preferia que eles fizessem o anime com as outras alternativas , porque no manga o okazaky morre no tomoya's world e eu queria ver isso no anime T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Na verdade, a Kyoto Animation optou por dois finais. Um no qual a Nagisa morre e outro que, graças ao milagre do mundo alternativo, ela sobreviveu ao parto da Ushio (ambos em Clannad After Story, sequencialmente).

      Entretanto, ainda fizeram dois OVAs especiais, sendo que em ambos o Okazaki não teve nenhum envolvimento com a Furukawa Nagisa. Um deles foi com a Sakagami Tomoyo, ao final da primeira temporada (março/2008). O segundo foi este trabalhado nesta review, sobre as irmãs Fujibayashi, que foi exibido ao final do After Story (março/2009).

      Acredita-se, porém, que haveria um "desgaste desnecessário" com a franquia Clannad, caso optasse por animar todas as outras rotas/finais possíveis, pertinentes ao jogo original.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!