Em pauta!

quarta-feira, abril 10, 2013

Análises em Geral - parte #68: em Aiura o significado de calmaria é revelado!

A apresentação da obra...

Na temporada de janeiro deste ano apareceram algumas obras com um curto espaço de duração em seus episódios. Dificilmente passando dos três minutos por capítulo, tais animes comprometeram-se a serem básicos em tudo, desde algum desenvolvimento de suas histórias até a apresentação visual dos mesmos (por mais que Yama no Susume, por exemplo, tenha ido além das expectativas em tais características).

Entre os títulos do chart de abril havia uma obra assim, no que tange à duração de seus episódios. Tratava-se de Aiura. Um slice-of-life em seu gênero central, circundado por situações variantes e pertinentes ao mesmo. Até aqui, nenhuma novidade para se destacar. Entretanto, é necessário citar aqui uma razão, pela qual, este gênero consegue ser mal visto por parte dos fãs de animes (não sendo o caso deste blogueiro).

Como se pode observar no texto sobre o slice-of-life (até hoje um dos mais vistos do blog), a maior reclamação por parte de quem não gosta do gênero em questão está naquilo que tais pessoas chamam de falta de desenvolvimento ou, de forma mais direta, mostra "um nada" acontecendo. Embora a minha pessoa seja contrária a tal ponto de vista, é algo muito natural ver quem tange o gênero com tal tipo de significado. Ótimos animes já se fizeram exibir, provando que o slice-of-life é sim um gênero que pode apresentar trama e consistência, com ambientação e desenvolvimento próprios.

Quando aparece o trio principal...
Da esquerda para a direita: Saki, Kanaka e Ayuko.

Para quem julga o gênero slice-of-life como sendo calmo em demasia e chato na essência, este blogueiro será bem direto na opinião à se transmitir agora, pois Aiura conseguiu "nada" mostrar em seu primeiro episódio. Maiores relevâncias à parte, e mesmo em se tratando de uma obra com apenas três minutos de capítulo animado, Aiura fez questão de deixar em evidência que a palavra calmaria ganha um significado todo especial na obra.

Objetivamente, Aiura contará uma história do dia a dia. O cotidiano de três garotas será mostrado para você, visitante. Iwasawa Saki, Amaya Kanaka e Uehara Ayuko são os nomes das personagens principais (tais nomes aparecem na sequência de abertura). Se depender única e exclusivamente deste episódio inicial, certamente o anime terá poucos diálogos e uma incrível demonstração de como um visual pode ser caprichado. Sem maiores exageros, Aiura é uma obra bela e agradável para os olhos.

Vindo diretamente de um 4 koma (o tradicional quadrinho japonês de jornal, por exemplo) Aiura mostrará, muito provavelmente, uma história e desenvolvimento baseados na mais pura e singela tranquilidade e paz universal. Certamente, esta obra servirá como um banquete para as pessoas que julgam o slice-of-life como sendo nada em sua essência. Mas, com grande sinceridade, este blogueiro ainda espera um algo à mais deste anime. Há chances positivas e negativas para uma avaliação final da obra, mas Aiura será seguido e, em um momento mais oportuno, poderá ser comentado novamente aqui no NETOIN!.

Imagens...


A estrela da sequência de abertura. Amigo visitante, lhe é apresentado o caranguejo. Simpático, na dele, sempre andando na lateral. Mas ele parece incomodado com alguma coisa...


Uma definição pronta. Eis a razão do incômodo por parte do caranguejo. Basta observar o que a Saki está segurando e interligar as ideias...


O aviso claro e objetivo. Nem mesmo o episódio, em si, aparentou ter nome. Entretanto, o anime fez questão de dar um jeito especial para mostrar que este é, verdadeiramente, o seu primeiro capítulo animado. E a estrela chama-se Kanaka.


Não se contesta um fato. Ninguém, em absoluto, poderá falar algo contrário à apresentação visual de Aiura. O anime esbanja categoria neste segmento. Embora seja "simples" para os padrões atuais, o capricho é bem notável.

Amigo visitante, até a próxima!

Assista o anime no Crunchyroll Brasil, clicando aqui

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!