Em pauta!

quarta-feira, abril 03, 2013

O episódio final e as considerações sobre Robotics;Notes...

A marcha rumo à batalha final...

Desde que minha pessoa começou a falar dos episódios semanais de Robotics;Notes, uma ideia passou à ficar muito clara sobre a obra. A mesma diz respeito à temática deste anime que, se fosse trabalhado unicamente como um tipo "mais audaz" de slice-of-life, sua receptividade poderia ter sido consideravelmente melhor. A passagem entre os episódios de números dez e onze deu, para quem acompanhava a obra, a ideia de que a ficção e aquela gota mágica de sci-fi tomariam parte verdadeiramente da história...

Na realidade o último episódio desta saga, que iniciou-se em outubro de 2012, apenas deixou em clara evidência o fato da obra ter se arriscado bem pouco, em prol de deixar à vista de todos um enredo linear que seguiu rumo a um fechamento sem brechas ou lacunas para serem preenchidas que, infelizmente, não foi exatamente um sinônimo de encerramento apoteótico ou de algo que será lembrado mais adiante pelo público.

Em si, o vigésimo segundo episódio de Robotics;Notes fez questão de levantar a bandeira da humildade contra a superação tecnológica massiva. Em batalha estariam, frente à frente, o jovem Kai e a irmã mais velha de sua conhecida e grande amiga, Aki. Por sinal, a Misae-san continuava relutante e muito obstinada em seu propósito, que estava baseado nas ideias vertiginosas do Kimijima Kou.

A Frau dizia que ia morrer, mas...

A batalha que seguiu, entretanto, foi deveras proveitosa. O armamento pesado do maquinário da Misae parecia ser demais para o Kai enfrentar no corpo a corpo. Foi necessário que o seu estranho dom, da desaceleração temporal, fosse necessário para levar a contenda mais adiante. Fragmentos do terceiro episódio deste anime vieram à mente em uma velocidade simplesmente chamativa.

Não se pode negar que a luta foi intensa. Quando o robô no qual estava o Kai perdera um de seus braços, um certo e compreensível desespero veio à tona para este blogueiro. Era uma chance real da Misae decretar os números finais para a luta, mas como se podia prever, tudo acabou tomando alguns rumos nos quais a "tropa do bem" acabou superando à si própria.

O desfecho do anime foi diretamente proporcional a sequência de, pelo menos, oitenta por cento dos episódios desta obra. Nem de longe o capítulo em questão foi ruim, pois houve uma chamada interessante e uma premissa que desenvolveu-se bem. O que faz a balança ficar mais do lado negativo da questão está, intimamente, ligado ao fato do anime não ter se arriscado a ser diferente. Faltou ousadia, coragem e, sobretudo, valorização do elenco presente.

No final de tudo, a esperança...

Robotics;Notes encerrou-se sem dar chances para uma nova temporada do anime. Tudo que se fez apresentar ao longo dos vinte e dois episódios terminou ali, após a batalha e a apresentação de um futuro, mais adiante, para certos personagens da obra. Todos os nós da história foram desatados e, muito embora isto seja um ponto que merece sim ser conotado como positivo, em fato o anime acabou ficando aquém do que muitos esperavam sobre o mesmo.

Particularmente, este humilde blogueiro associa o anime em questão à terceira temporada de Shakugan no Shana, que encerrou-se em março de 2012. Havia uma expectativa para tal obra que acabou não se concretizando como poderia, onde houveram falhas em pontos de impacto. Não foi uma experiência ruim, mas isso não significa que tenha sido algo para se recordar com algum carinho. Infelizmente, para a minha pessoa, a história da Aki, Kai e companhia seguiu o mesmo caminho.

No contexto geral, Robotics;Notes não foi um anime ruim e deixou alguns momentos bons de recordação na mente. Entretanto, o sentimento de "vazio" deixado após os três primeiros episódios exibidos em janeiro deste ano foi muito grande. Um enredo que poderia ter sido melhor trabalhado não passou de algo que, para muitos que assistiram a obra, cairá facilmente no esquecimento. Uma lição sobre aproveitar melhor boa parte do elenco e a história no todo pôde, talvez, ter sido aqui aprendida.

Momento para considerações...

Neko Aki?

Evidentemente, o início de Robotics;Notes acabou dando muitos spoilers sobre como o anime iria prosseguir. A própria sequência inicial do distante primeiro episódio mostrou, entre outras coisas, uma pequena parte daquilo que se pôde ver no vigésimo primeiro capítulo deste anime. Não que a imagem acima represente isto (pois não é esta a intenção), mas certamente a descontração e a ambientação escolar predominante na primeira parte do anime acabaram sendo, definitivamente, essenciais para a compreensão geral da obra.

O herói materializado...

Ninguém poderá ousar dizer que o anime não tenha apresentado momentos ou cenas interessantes. As sequências hilárias e desafiadoras da Frau, bem como as poucas aparições antagônicas do Mister Pleiades, somados a hiperatividade e a paixão pela robótica da Aki, podem ser citados como momentos de recordação deste anime. Algumas expressões faciais também caem muito bem aqui. O grande herói, tal como está empenhado em sua pose na imagem acima, demonstra bem tal ideia...

Aki e Kai...

Faltou bem pouco para que a dupla de protagonistas não terminasse com tal nomeação. A Aki e o Kai passaram por algumas provações até a declaração mais do que esperada no vigésimo primeiro episódio. A aparição da Frau significou algo bem forte neste meio. Entretanto, nisto o anime pode (talvez) se orgulhar de não ter sido tão ousado assim...

Amigo visitante, até a próxima!

Veja a nota dada para Robotics;Notes por este blogueiro no MAL, ao clicar aqui

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Parei de assistir lá pelo 17, estava me esforçando muito, acho que depois de assistir tantos animes ao longo dos anos, você acaba tendo menos paciência com animes ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Não consigo julgar Robotics;Notes com um anime ruim, mas sim como uma obra cujo potencial não foi explorado. Isto sim, para mim é vergonhoso, nobre Alisson...

      Até mais, rapaz!

      Excluir
  2. Olá!!

    Vejo que este anime não cumpriu o que devia. Acho que nem sempre os produtores acertam não é?
    Percebi que pelo texto, deve ter tido bastante paciência em assistir esse anime sempre esperando por algo mais, que no final acabou nem vindo. xD

    Animes assim caem fácil no esquecimento do público. Uma pena!!

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Tens toda razão, jovem Naty.
      Muito embora o anime tenha sido apenas mediano para mim, é algo que cairá facilmente no esquecimento. E em pouco tempo...

      Até mais, jovem amiga!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!