Em pauta!

sexta-feira, dezembro 05, 2014

[Corrente de Reviews'2014] É a vez de Skip Beat!

A chamada para o aniversário.
É chegando o primeiro grande momento...

Saudações à você, nobre visitante. O NETOIN! inicia, em caráter oficial, a sua série de postagens comemorativas ao oitavo aniversário do blog, que se dará ao final de dezembro. Embora seja um período festivo acaba servindo também para a recapitulação e, porque não enfatizar, também para se levar adiante grandes trabalhos dignos de sua admiração.

E nada melhor do que estender o tapete vermelho das comemorações com a participação na terceira edição da Corrente de Reviews. Muito embora você lerá um breve resumo do evento mais adiante, saiba que o mesmo é visto com bons olhos por este humilde blogueiro, que sempre admirou os trabalhos que envolvem a blogosfera animística brasileira, tendo isto como premissa de grande agrado,

Dezembro chegou com força e potencialidade. E que o mês siga desta forma. Assim sendo, você é convidado para desbravar a participação do NETOIN! no evento deste ano, não sem antes você saber mais sobre a ação em si e de conhecer o blog que antecedeu esta humilde casa na Corrente de Reviews. Terás à vista a review do anime outorgado à este blog e, ao final, saberás quem sucederá o evento (e qual obra será analisada na sequência).

Tenha uma boa leitura!

Definindo a Corrente de Reviews

A chamada para o evento.
A Corrente de Reviews é uma ação multi-blogs. De forma lógica e dinâmica, trata-se de um evento no qual os participantes indicam animes ou mangás para serem analisados por outros membros do mesmo. Entretanto, cada um dos blogs/sites/vlogs presentes só fica sabendo à quem deverá indicar uma obra via sorteio, da mesma maneira que terá acesso sobre qual título dissertará (sem saber quem foi o responsável pela indicação de maneira imediata).

O descrito acima garante a confiabilidade no quesito curiosidade de tal evento, uma vez que mesmos os participantes só saberão quem os antecedeu acompanhando a corrente em si, post após post. Ao todo, são três posts em cada semana (impreterivelmente às segundas, quartas e sextas), mantendo assim o ideal da ação bem vívido e com pouco risco de cair no vão do esquecimento por parte do público.

Tendo o nobre Diogo Prado (administrador do blog parceiro Anikenkai) como responsável direto pela Corrente de Reviews, a primeira edição da ação se deu em 2012 e consolidou-se com irrefutável sucesso. Em 2013 algumas regras acabaram sendo criadas, mas infelizmente alguns participantes não apresentaram seus trabalhos. Para 2014 alguns cuidados foram tomados pelo citado blogueiro e, com o apoio de pessoas de sua confiança, conseguiu-se estabelecer um trabalho mais aguçado para a atual edição do evento.

Agora que você conhece mais sobre a ação em si, é chegado o momento de saber qual foi o blog que antecedeu o NETOIN! na presente edição da Corrente de Reviews.

O blog antecessor...

Naty in Wonderland na Corrente de Reviews'2014.
E quem antecedeu esta humilde casa na Corrente de Reviews'2014 foi o blog parceiro Naty in Wonderland. O mesmo é administrado pela nobre Natália Maria, que já tem seu espaço na internet aberto há algum tempo. Inicialmente apareciam muitos posts sobre animes e mangás em tal blog, mas o foco foi mudando um pouco com o passar do tempo e, atualmente, o mesmo apresenta mais resenhas de livros e seriados, além de conter análises iniciais de alguns mangás que estão sendo publicados no Brasil atualmente.

Entretanto, a citada mudança no foco de ação não fez o Naty in Wonderland cair em descrença, longe disto. A administradora do citado blog parceiro apenas criou uma nova estrada e por ela está seguindo com dignidade e responsabilidade. Vale lembrar que, em 2013, a nobre Natália havia perdido o prazo de inscrição neste mesmo evento em tal ano e ficou um pouco cabisbaixa, mas isso não a impediu de acompanhar cada post e de garantir que, em 2014, se faria presente à ação.

Na atual edição da ação, o blog parceiro fez a review do anime Psycho-Pass. Na verdade, o trabalho acabou sendo dirigido à primeira temporada do mesmo, uma vez que a obra está com a sua continuação em exibição. O sentido real da Corrente de Reviews prevaleceu no post da jovem Natália, o qual poderá ser por você lido clicando mais acima. E mantendo as regras de tal evento, a nobre blogueira acabou tendo que indicar uma obra para esta humilde casa resenhar. E agora você saberá qual é este anime, caro visitante.

A pauta do NETOIN!

Skip Beat!
Um shoujo interessante...

O NETOIN! na Corrente de Reviews'2014, com Skip Beat!.
É bem comum se deparar com certo questionamento no ar, estando o mesmo ligado sobre até qual ponto é possível conotar como sadia toda e qualquer ação em nome de um sentimento, de um agrado ou de apenas querer ver alguém feliz ao seu lado. Existem casos nos quais os riscos, geralmente muito altos. são enfrentados de frente. No caso da obra à ser resenhada agora, tudo isto vai de encontro a uma busca pelo reconhecimento sentimental sincero.

Infelizmente, a jovem Mogami Kyouko está muito distante de seu grande objetivo. Isto porque ela acabou escolhendo um caminho muito tortuoso para mostrar o quanto admirava um rapaz muito querido por ela. Aliás, tal sentimento vinha desde épocas da gentil infância. No caso, o jovem Fuwa Shou é quem acabou roubando o coração da citada moça sem nem ao menos ter percebido isto. É bem verdade que, inicialmente, a amizade entre os dois (que moravam na região de Kyoto) era singela e bela, mas o rapaz acabou notando algumas articulações sobre seu futuro por parte dos próprios pais que, em resumo, queriam vê-lo casado com a Kyouko e que também herdasse o hotel da família.

Assim que teve a oportunidade, Shou saiu de Kyoto buscando atingir um sonho pessoal. Como a Kyouko era a única pessoa que realmente o entendia, acabou levando-a embora junto. Para a moça apaixonada aquele era o início de um desejo que se realizava. Entretanto, a vida passou à ser muito penosa e viril para ela. Isto porque enquanto o rapaz ia atrás de sua carreira como cantor, ela trabalhava em múltiplos empregos diferentes para manter um caro aluguel e algumas regalias ao seu amado, que poderia muito bem se virar sozinho (e notar o malefício que estava fazendo à garota). Contudo, tudo acabou seguindo por um rumo muito triste.

NETOIN! na Corrente de Reviews'2014, com Skip Beat!.
O rapaz já era um metido de primeira grandeza e não via mais a Kyouko como uma amiga, mas sim quase sendo uma serviçal pessoal. Acostumado com o trabalho árduo dela, o Shou não ergueu um dedo para ajudar nas despesas do apartamento (nem em nada) e, para piorar, acabou tendo sua verdadeira natureza descoberta pela própria amiga de infância, em um verdadeiro evento do destino. Furiosa, entristecida e amargurada (com toda a razão do mundo), a jovem Kyouko jurou vingança para o rapaz. Isso valeu umas farpas de sarro por parte dele, que sugeriu à moça que tentasse entrar no universo do showbiz, mas que ela deveria fazer mais sucesso do que ele. A Kyouko não pensou duas vezes em aceitar tal proposta.

Nobre visitante, os parágrafos acima lhe deram a mais plena introdução ao enredo do anime Skip Beat!, obra esta que foi ao ar na temporada de outubro'2008, totalizando vinte e cinco episódios em seu prosseguimento, com a animação feita pelo estúdio Hal Film Maker. A autora de tal título é Nakamura Yoshiki. O anime pertence ao gênero shoujo e realmente soube abraçar as causas presentes em tal. E vale aqui ressaltar que muitas das características pertinentes ao citado gênero não apenas se fizeram presentes em tal obra, como também foram um pouco expandidas e até modificadas.

A Kyouko realmente deu ares, ao início do anime, de ser uma personagem com pouca força interior e que se resguardaria à fazer os agrados de seu "amigo de infância" para todo o sempre. Mas isso, felizmente, não passou de um ledo engano por parte deste humilde blogueiro. Com ou sem fúria, a citada personagem não apenas mudou a sua aparência exterior (produzindo-se como nunca antes havia feito) como também resolveu incorporar um novo estilo de vida, tudo isto graças (inicialmente) à vingança tão desejada por ela. Seu ímpeto na reação perante a situação na qual se encontrava era realmente muito evidente.

NETOIN! na Corrente de Reviews'2014, com Skip Beat!.
Entretanto, a jovem protagonista teve de passar por sérias provações. Muitas delas caminharam par e passo com a sua inocência eloquente, fruto direto da imagem sonhadora que ela tinha da vitória contra o seu antigo amor, o Shou. Além disto, a Kyouko teve de enfrentar as rejeições iniciais impostas pelo mundo do estrelato. Com seu comportamento que ia totalmente ao caminho inverso de quem almeja crescer no showbiz, ela teve de provar muita superação para si mesma. Durante tal caminho ela fez novos amigos e inimigos em potencial também acabaram surgindo em sua jornada.

Um dos pontos culminantes da caminhada dela está justamente na figura de uma pessoa muito conhecida na área, e que acabaria tendo participação direta no envolvimento da Kyouko com a sua nova realidade. Trata-se do Tsuruga Ren, um jovem de apenas vinte anos que já possui invejável prestígio como ator e que possui uma carreira ainda mais brilhante pela frente. Visto como bem educado e extremamente gentil por todos, ele esconde uma aura tenebrosa em seu interior, que sempre vem à tona quando alguém que não leva seus deveres à sério aparece em sua frente. Pode ser esta a razão pela qual Shou o despreza e que, na época em que fazia tudo que seu amigo queria, a Kyouko acabou odiando o Ren também.

Desnecessário enfatizar que, em muitos momentos de Skip Beat!, a Kyouko se viu envolta pelos mais diversos dilemas possíveis. Embora a figura do Ren aparecesse em muitos deles, a verdade está no fato de que, gradativamente, a jovem foi perdendo a obsessão que tinha pela gana de vingar-se do Shou. Com base em muito esforço, ela acabou sentindo um prazer cada vez maior por sua nova vida, passando a fazer tudo por uma vontade própria sempre na crescente. E tal comportamento diferenciado acabou chamando a atenção para certos amores em potencial, sendo que um deles provinha justamente do Ren. E o anime ganhou ainda mais pontos à partir do momento no qual o Shou passou à incomodar-se com a acensão  da Kyouko.

NETOIN! na Corrente de Reviews'2014, com Skip Beat!.
O anime conseguiu conduzir muito bem o seu enredo, tarjado sabiamente em questões como a confiança, o romance e a amizade. Houve também a chamada para o crescimento pessoal por parte da jovem protagonista. Muito embora as palavras aqui apresentadas deem a ideia de que Skip Beat! seja majoritariamente sério, a verdade é que a obra consegue divertir bastante em seus momentos mais cômicos. Mesmo em situações mais ásperas e fortes, é sempre possível contar com a Kyouko para alegrar todo o ambiente. Na proximidade de sua reta final, o anime acabou mostrando algumas partes mais densas em franco desenvolvimento, então você deverá estar preparado para algumas fortes emoções, nobre visitante.

Em dados mais técnicos, Skip Beat! está distante de ser considerado uma obra prima. Mesmo entre os animes lançados no mesmo período que tal, a obra deixa um pouco à desejar em seu visual, por vezes fora de sintonia dentro de um mesmo episódio. Felizmente, este dado não atrapalha em demasiado a experiência que tem ao assistir este anime. Em sua parte acústica, o título conseguiu agradar mais. Os temas de abertura e de encerramento conseguem ser bem expressivos e os efeitos sonoros são bem executados, embora básicos em sua essência.

Desta forma, e por tudo que foi aqui comentado, Skip Beat! é um anime que lhe é indicado pelo NETOIN!, nobre visitante. Por mais que o título em si peque em detalhes que não deveria, isto não tira o fator de entretenimento que se faz impor pelo mesmo. Da risada à racionalização meticulosa a diferença pode estar em poucos minutos, da mesma maneira que poderás admirar ou simplesmente desgostar de quaisquer personagem apresentado em tal.

Skip Beat!
temporada outubro'2008 - vinte e cinco episódios
avaliação final: sete pontos de dez possíveis

E o sucessor será...

OtaNippon na Corrente de Reviews'2014.
E assim se deu a participação do NETOIN! na Corrente de Reviews'2014. O anime atribuído para a resenha e avaliação acabou tendo uma recomendação positiva pelos motivos já explanados e, muito embora tal obra não tenha tirado a minha pessoa da chamada "zona de conforto", pode-se aqui ressaltar que a mesma acabou sendo muito bem-vinda. Agradecimentos à nobre Natália pela indicação de Skip Beat! para a review deste ano.

Contudo, a ação deve seguir adiante. Não há muito tempo para pausas. Embora já esteja se aproximando do final, a Corrente de Reviews'2014 ainda possui seus trabalhos à serem expostos ao público e, desta maneira, a tocha é oficialmente passada ao próximo participante. No caso, os trabalhos irão adiante com um vlog que está para completar três anos de presença. Seu administrador é um jovem que iniciou o seu canal enquanto estava no Japão e, atualmente em terras brasileiras, o mesmo segue adiante com as suas marcas conhecidas por conta de seus visitantes.

A Corrente de Reviews'2014 agora pedirá passagem no OtaNippon. Sim, um vlog temático a cultura japonesa em seu pleno conhecimento, no que tange em especial aos animes e mangás. Quem leva tal canal adiante é um nobre jovem de nome Diego Deguchi, que faz um trabalho dos mais dignos com os seus vídeos. Embora a base de seu trabalho esteja nos animes, existe um espaço amplo para mangás e cultura como um todo no mesmo.

E tal vlog irá resenhar o anime Lamune, obra esta datada de 2005 que causou um impacto positivo em minha pessoa, por mais que sejam visíveis muitas falhas técnicas em tal. Mas sua estória calma, regada à timidez e amizade, acabou fazendo valer assistir os seus episódios. Será deveras interessante ver a análise do jovem Diego sobre o anime em si. Por isto, o NETOIN! lhe faz o convite para que acesse um dos links abaixo e visite o OtaNippon, para prestigiar a Corrente de Reviews'2014 em sua continuidade, nobre visitante.


Todo o apoio ao evento.
Relembre as participações do NETOIN! em edições passadas da Corrente de Reviews
2012 - Kaiji (indicado pelo Nahel Argama)
2013 - Itazura na Kiss (indicado pelo Otaku & Gamer)

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in #netoin8anos ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Olá!!

    Realmente, eu não sabia o que indicar à você... E Skip Beat foi o que apareceu na minha cabeça enquanto pensava. Você, nobre, é uma pessoa um tanto difícil de tirar da zona de conforto. Já você falar de vários animes e mangás por aqui. xD

    Que bom que se divertiu assistindo ao anime. É uma pena que ele não tenha um "final", já que seu mangá ainda está em publicação (segundo fontes confiáveis chamado fã de Skip Beat).

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fique tranquila, nobre Natália.
      Sua indicação foi bem recebida, vista e positivada por merecimento.

      Quanto às suas fontes, seria tu mesma correto?
      Bom saber que és fã desta obra.


      Até mais!

      Excluir
  2. Mais um ótimo texto, e não vi ainda este anime, vou encaixa-lo para um futuro próximo, parece interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Obrigado, nobre Açougueiro.

      Sim, podes ver este anime sem grande receio. Embora não seja grandioso em sua esfera, é competente o bastante em passar a mensagem de sua proposta.


      Até mais!

      Excluir
  3. amo skip beat e eles ficam amarrando a segunda temporada. muito triste. esta partindo meu coraçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Uma segunda temporada para este anime, infelizmente, possui poucas chances de acontecer...
      Mas vamos aguardar novidades acerca, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!