Em pauta!

domingo, abril 07, 2013

Análises em Geral - parte #67: um despertar à partir de Shingeki no Kyojin...

O logo da obra...

Na mesma data na qual este post está sendo por você visualizado, amigo visitante, um anime estreou na televisão japonesa. Uma obra que trás consigo um tema deveras chamativo, mas que tende à oferecer muitos riscos (dependendo da forma como a mesma seja conduzida). Uma história onde se faz a chamada para a sobrevivência de toda uma espécie. No caso, a raça humana.

O nome da obra é Shingeki no Kyojin. Seu primeiro episódio usou o fator sobrevivência como alicerce de sustentação, mas não ficou preso ao mesmo. O embate emocional proporcionado pelo mesmo foi muito grande, mesclando fatores como o drama pessoal, o receio da aniquilação e o sonho que anseia em ser levado adiante.

Um jovem chamado Ehren acaba sendo a força motriz das três temáticas mostradas no parágrafo acima. Ao lado da Mikasa e de sua família, ele vive em uma cidade circundada por uma grande muralha. E a palavra grande ganha aqui uma forte conotação, pois a mesma é facilmente usada tanto para a sua altura como para a sua extensão. Muito embora ainda seja um mistério os fatores de compreensão sobre tal construção, a existência da mesma tem uma razão de ser, pois ela protege os humanos dos perigosos titãs.

Uma visão aérea da situação...

Segundo a história do anime, há muito tempo atrás uma boa parte da civilização humana foi exterminada por gigantescas criaturas, os chamados titãs. Atualmente, as pessoas se veem obrigadas à viver em áreas isoladas como verdadeiras cidadelas, para garantir a própria sobrevivência. O mundo exterior não é um local indicado para visitações. Interpreta-se a palavra 'exterior", neste caso, para qualquer pedaço de terra que esteja localizado além das fortes muralhas.

Tendo tudo isto por base, o jovem Ehren sonha em um dia poder fazer parte das Tropas Sentinelas, que pode ser melhor compreendida como um tipo de força tarefa, cuja missão está em proteger as pessoas daquele lugar, bem como também de localizar e exterminar os titãs na área além das muralhas. Um risco que o anime fez questão de mostrar, sem delongas, para quem quisesse ver. A interpretação é livre, contudo convergente a um mesmo ponto em comum.

Entre vários diálogos e situações de laço familiar, o rapaz mantém em seu íntimo o anseio em fazer parte de tal força especial, por mais que a Mikasa e seus pais sejam contrários a tal ideal (e razão para isso não lhes falta). É notável como o anime coloca em xeque, logo em sua estreia, o anseio de muitos em manter as suas vidas pacíficas, no lugar de se arriscarem a explorar um vasto mundo habitado por criaturas sedentas pela carne humana.

O olhar assustado do Ehern, em razão de um forte acontecimento...

Deste ponto em diante, o anime faz mais do que mostrar alguns ideais. Ele incentiva a aparição dos mais diversos sentimentos ao seu telespectador, pois um inesperado ataque dos titãs à cidade "protegida" acontece, revelando algumas tristes verdades sobre o ciclo da sobrevivência. A ideia natural do ciclo da vida, somada ao receio do subjugamento  acabaram caminhando lado a lado em uma das sequências mais interessantes da animação japonesa, recentes, em um início qualquer de temporada.

A destruição, as ocorrências, o pavor, o medo e a morte de alguém especial: tudo isto foi mostrado sequencialmente e de magistral forma, acompanhado por um fundo acústico de encher os ouvidos e a mente com um repertório condizente e digno para o momento. Shingeki no Kyojin não deu muito tempo para maiores raciocínios em sua estréia, mostrando apenas que formalidades não deverão fazer parte de seus episódios futuros.

Em resumo, o anime em questão surgiu como candidato a um cobiçado trono para 2013, por mais que ainda seja cedo em demasiado para se fazer quaisquer prognóstico. O motivo desta edição da seção Análises em Geral ser dedicada exclusivamente para esta obra foi este, pois fazia muito tempo que uma obra animada não impactava tanto nas emoções deste humilde blogueiro. Ainda assim, tal obra não será aqui comentada semanalmente (mas dicas de visitação lhe serão fornecidas), mas provavelmente haverá de aparecer em algum momento oportuno.

Por tudo isto, Shingeki no Kyojin merece ser por você visto, nobre visitante. 

Trechos...


Os titãs ficam do lado de fora. Dada a altura da muralha, é impossível para eles transpassá-la. Inicialmente, parece que tais seres são desprovidos de grande inteligência (além de aparentarem possuir grande lentidão na locomoção), mas tais características não diminuem a ameaça que eles representam para a humanidade.


Um retorno desolador. As Tropas Sentinelas voltam com um saldo negativo, tanto no contingente humano quanto em seu semblante, para a cidade. O que se pôde notar, em tal cena, foi o começo de um desespero aparentemente sem fim. A mulher, de frente para o soldado, haveria de receber uma lamentável notícia.


Uma paz momentânea. Impossível saber até quando estes momentos de extrema calmaria, e aparente normalidade, poderiam efetivamente durar. Já haviam se passado longos cem anos de proteção fornecida pelas muralhas. Graças à isto, tal construção acabou recebendo diferentes significados entre os humanos, sendo o fator religioso o mais forte deles.


O ataque inesperado. Após uma forte explosão ter acometido a parte externa da muralha, um titã ainda maior que os demais conseguiu abrir um buraco nela, grande o suficiente para permitir aos outros titãs adentrarem à cidade. O caos e o medo eram similares ao de uma guerra de grandes e terríveis proporções.


O forte momento. Quando um dos titãs mata alguém muito importante para o jovem Ehren, no caso a sua mãe, o mundo do rapaz desaba. Piora ao ver a sua progenitora, já sem vida, ser devorada pela gigante criatura, que saboreia a sua "refeição" com um sorriso estampado em sua face. Não cabe aqui julgar a índole dos titãs, mas sim aquilo que o anime transmitiu com tal cena.

Sugestões de visita e leitura...

O titã que conseguia ser ainda maior que os outros, desencadeou o caos...

O blog parceiro Across the Starlight apresentou um ótimo texto, de autoria do blogueiro Panino, sobre as impressões deixadas por tal episódio. Clique aqui e deixe a sua opinião sobre o mesmo, no blog da jovem Mary.

Dois blogs parceiros deverão comentar, semanalmente, os episódios de Shingeki no Kyojin. São eles o Elfen Lied Brasil, onde a nobre Roberta Caroline se encarregará dos textos pertinentes à obra, e o Ringochi, no qual o jovem Augusto é quem tecerá as palavras sobre o anime em questão.

Este humilde blogueiro espera que tais dicas lhe sejam prazerosas e de grande aceitação, nobre visitante.

Até a próxima!

O NETOIN! com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

8 comentários:

  1. Estava realmente ansioso pela estreia desta animação! Primeiro devido ao trailer excepcional e segundo pelo tema que chamou muito minha atenção: titãs.
    E confesso que não esperava tanto! O Anime realmente conseguiu me impressionar, seja pela animação em si que é linda, seja pela música de arrepiar, seja pela morte da tal pessoa citada (eu sabia que iria morrer, mesmo assim, não sei exatamento o por que, mas me impressionou bastante!).

    Este Anime já havia sido escolhido por mim como a principal aposta, mas com este episódio (desculpas pelo trocadilho) grandemente lindo, ele agora é minha prioridade 0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre N, fazia tempo que eu não me sentia tão bem, emocionalmente falando, ao ver um anime. É algo prazeroso por demais...

      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Finalmente eu irei acompanhar algum anime da temporada, só que ainda não assisti a Shingeki no Kyojin. O escolhido por mim foi Sunsei no Gargantia, que parece ser muito bom. Em breve irei falar sobre o mesmo em meu blog, só não sei quando.

    Esse anime parece ser bom. Talvez, eu ache um tempo de acompanhá-lo também. Lembrando que estou assistindo à vários animes em um mesmo instante.... n_n''

    Ótimo texto e parabéns pela apresentação do mesmo.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Jovem Natália ingressando no audacioso mundo dos animes de temporada... Bom, isso é realmente audacioso em diversos sentidos...^^

      Sim, Kyojin é algo por demais fabuloso. Por sua vez, Gargantia também promete fortes emoções. Fizeste uma boa escolha, jovem amiga.

      Grato por suas palavras sobre o texto.

      Até mais!

      Excluir
  3. Hehehe não me pergunte o motivo, mas eu adoraria poder ver suas reações diante desse episódio, Carlírio XDDD

    Obrigada pela recomendação do meu texto ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre Roberta, só posso adiantar que você iria se matar de tanto rir de mim...XD

      E por nada, é o mínimo que posso fazer em retribuição à todas as vezes nas quais você indicou um post meu. Sempre um prazer e às ordens.

      Até mais!

      Excluir
  4. Saudações!

    Aqui é o Vinicius, e enfim passando para deixar meu comentário.

    Sem dúvidas a estréia de Kyojin fora algo que já não era visto há tempos. Conseguiu ser a mais impactante, sem dúvida alguma. E junto com Gargantia foram ambas as melhores por que não dizer deste ano.

    Ótimo texto! Até a próxima, espero começar a comentar mais por aqui o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Jovem Vinícius, sinta-se à vontade por aqui.^^

      Eu simplesmente adorei o feeling suportado e transmitido, na medida correta, por Kyojin. Quanto à Gargantia, também o assistirei com muito afinco.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!